31 dezembro 2008

Eisenbahn Lust


O ano novo está chegando e como é tradição comemorar a passagem de ano com Espumantes não poderia deixar de escrever sobre a Eisenbahn Lust. A Lust, que em alemão significa desejo, é produzida primeiramente na cervejaria Eisenbahn em Blumenau com leveduras belgas importadas, resultando em uma cerveja dourada, frutada, de alta fermentação e com teor alcoólico de 8,5%. Esta cerveja é a Strong Golden Ale, que faz parte da linha normal de produção da cervejaria.

Em uma segunda etapa a cerveja é enviada para uma vinícola, a San Michele da cidade de Rodeio, distante 60 Km de Blumenau. Nesta etapa, a cerveja é envasada em garrafas de espumante e são acrescentados açúcar e mais levedura, desta vez própria para fermentação de espumantes. A cerveja passa por uma nova fermentação dentro da garrafa.

Após fermentar pela segunda vez, as garrafas ficam deitadas para maturar a cerveja e desenvolver melhor seus aromas e sabores. A Lust fica em torno de 3 a 4 meses para desenvolver este processo, também chamado de Cuvèe.

Depois de maturar, a cerveja vai passar pelo método chamado de Remuage. Aqui cada garrafa é colocada em prateleiras chamadas de pupitres. As garrafas são giradas manualmente 45° para um lado e para o outro, duas vezes por dia. Gradualmente estas garrafas são inclinadas até que fiquem de cabeça para baixo, com a ponta do gargalo voltada para o chão. Nesta etapa, toda a levedura que foi antes adicionada vai ficar depositada na ponta do gargalo.

Para finalizar a produção da cerveja ela passa pelo Remuage, onde as pontas dos gargalos são congeladas, separando a levedura do líquido. As garrafas são então abertas e, com a pressão criada pela segunda fermentação, a levedura é expulsa, deixando a cerveja límpida e cristalina. São acrescentados a rolha e o rótulo de cada garrafa que podem então ser comercializadas.

Este estilo de cerveja é relativemente novo e a classificação fica bem confusa. Em alguns locais a vemos classificada como Belgian Strong Ale, muito provavelmente para seguir a classificação do BJCP, entidade mais respeitada para treinamento de juízes para competições de cerveja. Em outros locais já vemos uma classificação ainda não reconhecida pelo BJCP, mas que descreve melhor o estilo, Bière de Champagne ou Bière Brut (Bière é cerveja em francês). A mais famosa do estilo é a belga Deus Brut des Flandres da cervejaria Boostels.

Na cervejaria Eisenbahn podemos encontrar a Lust em garrafas de 750 e 375ml e ainda a Lust Prestige, que matura durante 1 ano, ao invéns de 3 ou 4 meses da Lust normal.


Lust - Bière de Champagne/ Bière Brut, Ale, 11,5% ABV, garrafa 375ml.

Cor: Dourada escura, levemente turva.
Espuma: Altíssima formação (cuidado ao servir que pode transbordar da taça), média/ alta duração, cor branca, bem consistente, fino perlage (bolhas finíssimas subindo do centro da taça).
Aroma: Malte, doce, frutado, picante, condimentado, álcool.
Paladar: Alta Carbonatação, malte, doce, cítrico, frutado, picante, condimentado, álcool bem inserido apesar dos 11,5%, leve amargor, final seco.

Bela cerveja, bem interessante. Belíssima apresentação com garrafa de espumante e fechamento com rolha. No momento de abrir o estouro da rolha é o mesmo de qualquer espumante, uma festa. Bem equilibrada, pois também é bem maltada e doce para contrabalancear o alto teor alcoólico. Isto a torna perigosa, pois é fácil de beber. Esta garrafa tinha sido produzida recentemente e estava nova. Já degustei outras garrafas que estavam mais próximas da data de vencimento e nestas o álcool era mais presente. Recomendo degustá-la em taça do tipo flutê e bem gelada, na mesma temperatura recomendada para espumantes, perto de 2ºC.

Um comentário:

Glicia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts with Thumbnails