09 dezembro 2008

Christoffel Bier Blond, Robertus e Bok

A cervejaria St. Christoffer faz parte de uma nova geração de cervejarias holandesas e foi fundada em 1986 pelo cervejeiro holandês Leo Brand numa cidade da provícia de Limburg próxima da fronteira com a Alemanha. Todas as suas cervejas são não filtradas e não pasteurizadas, o que geralmente gera melhor qualidade nos produtos. Bom também é o cuidado na apresentação das garrafas, com o fechamento "swing-top".

Tive a oportunidade de provar as três cervejas que chegaram ao Brasil importadas pela Uniland.


Christoffel Bier Blond - Pilsen, lager, 6% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourado intenso, turva pela não filtragem.
Espuma: Alta formação e média duração, cor alva e consistência bem firme, deixando marcas pelo copo.
Aroma: Lúpulo, leve doce, cítrico, malte.
Paladar: Malte, leve doce, cítrico, lúpulo, bom amargor final com boa duração, alta carbonatação, refrescante, bom corpo para o estilo.


Boa cerveja. Gosto muito de cervejas não filtradas pois acho que a presença do fermento acrescenta muito à bebida. Lúpulo destacado e bem perceptível no aroma, com ótimo amargor. No rótulo diz que é duplamente lupulada.

Christoffel Robertus - Vienna, lager, 6% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Ambar escuro/ marrom, turva pela não filtragem.
Espuma: Alta formação e média/ baixa duração, cor bege e consistência firme
Aroma: Malte, doce, lúpulo, caramelo, toffee.
Paladar: Malte, doce, lúpulo, caramelo, toffee, amargor final associado com doce, alta carbonatação, corpo bom para o estilo.


Boa cerveja. A blond deixou melhor impressão por ter aroma mais destacado. Nesta o aroma não é tão forte, mas o sabor compensa em parte com um caráter mais forte do malte e um bom corpo.

Christoffel Bok - Bock, lager, 7,8% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom, turva.
Espuma: Média formação, baixa duração, cor bege e queda rápida.
Aroma: Malte, doce, torrado, caramelo, toffee, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, torrado, café, caramelo, toffee, leve álcool, leve amargor final, retrogosto doce, alta carbonatação, bom corpo para o estilo.


Boa cerveja. Maltada com bom caráter. Puxada para o torrado. A espuma foi a que menos impressionou das três degustadas. Nesta a queda foi rápida demais, com uma finíssima camada remanescente. O aroma é bom e bem maltado, doce, o que também é facilmente perceptível no sabor.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails