13 dezembro 2008

Felinfoel Stout

Este kit composto de três cervejas em garrafa produzidas no Reino Unido foi trazido pelo meu irmão quando ele esteve em Londres.
Nest post, vou descrever a Stout produzida pela cervejaria Felinfoel. As outras duas cervejas eu descrevo em outra oportunidade.

Felinfoel é um pequeno vilarejo que fica no oeste do País de Gales. A cervejaria foi fundada no ano de 1878 e até hoje continua a ser operada pela família. Durante a década de 70 a cervejaria foi modernizada, substituindo os fermentadores de madeira pelos de aço inoxidável e um novo tanque de brassagem substituiu o antigo que ainda era aquecido por carvão.



Felinfoel Stout - Stout, Ale, 4,1% ABV, garrafa de 500ml.

Cor: Preta opaca.
Espuma: Alta formação e média duração, cor de café com leite, belíssima consistência, deixando marcas pelo copo.
Aroma: Malte, torrado pronunciado, café, lúpulo.
Paladar: Malte, doce, torrado, café, chocolate, leve frutado (ameixa), lúpulo, amargor final de lúpulo com boa duração, chama por um novo gole, corpo relativamente baixo.

Que beleza de espuma! Estas marcas deixadas no copo também são chamadas de "lacing" pelos americanos. Em rankings de cerveja ou em simples avaliações este aspecto é muito valorizado.

Muito boa cerveja. Só poderia melhorar mais no corpo. Apesar disso, se destaca bem pela boa presença de caráter torrado, principalmente no aroma, além de chocolate e lúpulo no sabor. Porém o seu ponto forte foi na aparência, com uma espuma belíssima e bem consistente, além da sua cor preta, muito bonita.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails