28 dezembro 2008

Eisenbahn Oktoberfest


A Oktoberfest é uma festa alemã que ocorre em Munique desde o ano de 1810 e as Oktobesfestbiers eram as cervejas servidas durante a festa a partir do ano de 1818. Hoje somente seis cervejarias fornecem estas cervejas oficialmente para a festa de Munique: Spaten, Lowenbrau, Augustiner, Hofbrau, Paulaner e Hacker-Pschorr. Tradicionalmente as Oktoberfestbiers eram Lagers com 5,5 a 6% ABV produzidas no mês de março e eram conhecidas como Marzen (März em alemão significa março). A cerveja era estocada em caves, cavernas sob as montanhas com baixas temperaturas, ideais para a fermentação e maturação deste tipo de cerveja. Nos meses de setembro e outubro a cerveja estava pronta para ser consumida durante a festa.

A Cervejaria Eisenbahn decidiu produzir este ano a sua Oktoberfest para ser consumida durante a festa em Blumenau. Estive lá este ano e pude conhecer a festa e degustar a nova cerveja da Eisenbahn. A foto acima foi tirada no bar da Eisenbahn. Na foto abaixo, esta garrafa voltou comigo para Fortaleza e foi degustada com maior calma.



Eisenbahn Oktoberfest - Marzen, Lager, 6% ABV, garrafa 355 ml.

Cor: Dourada intensa, límpida.
Espuma: Boa formação e média/ baixa duração, cor branca, deixa leves marcas pelo copo.
Aroma: Lúpulo, malte , doce, caramelo.
Paladar: Malte, doce, lúpulo, caramelo, bom amargor final, alta cabornatação, leve álcool.

Boa cerveja. Ótimo balanceio entre malte e lúpulo. Boa presença de lúpulo, com um aroma bem claro e um amargor moderado mas bem gostoso. Leve, refrescante, pode até mesmo ser tomada em maiores quantidades, assim como na festa alemã.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails