18 dezembro 2008

Degustando Cervejas - Um guia prático.


Para aproveitar tudo o que uma boa cerveja tem a oferecer não é preciso ser nenhum especialista, mestre-cervejeiro ou mesmo possuir talentos exclusivos e especiais. Tudo o que precisamos é ter interesse em cerveja, atenção e muita vontade para "caçar" aromas e sabores diversos. Conhecer um pouco sobre os estilos de cerveja ajuda a saber o que esperar de cada uma antes mesmo de serví-la no copo. Em todas as cervejas é esperado sentir a presença de malte e lúpulo. Nas Pilsens tradicionais Tchecas, que são cervejas Lager (leia-se "laguer"), ou de baixa fermentação, podemos esperar o adocicado do malte, que também traz notas de biscoito, pão ou grãos, a boa presença de lúpulo aromático, com um bom amargor também proveniente deste. Nas cervejas Ale (leia-se "eiou"), ou de alta fermentação, além de malte e lúpulo, pode-se esperar a presença de aromas e sabores que lembram frutas em consequência da liberação de substâncias químicas durante a reação de fermentação. Nas cervejas de trigo, ou Weissbier, devemos esperar a presença de banana e cravo, além de leve toque cítrico e muita refrescância. Nas Stouts temos a presença de torrado e café expresso, podendo ter também chocolate.

Uma cerveja pode até mesmo não possuir uma grande variedade de aromas e sabores e mesmo assim ser boa. O mais importante é que ela seja bem balaceada, onde nenhum aroma ou sabor fique em desarmonia com o restante do conjunto. Em cervejas menos complexas, geralmente esperamos pelo menos uma boa combinação entre o doce do malte e o amargor do lúpulo. Nas mais complexas, além disso, podemos nos deliciar a cada gole que revela um novo sabor ou aroma diferente.

Particularmente, prefiro as cervejas mais complexas, mas nem sempre foi assim. Já joguei uma boa cerveja na pia quando estava iniciando a degustar, simplesmente porque ainda não estava preparado para algo tão diferente do que era cerveja para mim antes. Com o tempo, o paladar pode ser desenvolvido. Aquela cerveja que antes agredia pode passar a ser prazerosa. Sugiro tentar iniciar provando cervejas mais leves e desenvolvendo o paladar por etapas. Para quem está começando pode ser mais difícil, mas, a partir do momento que vamos pegando o jeito, degustar cervejas vai ficando cada vez mais divertido e prazeroso.

Condições gerais para degustação: O primeiro passo é escolher as cervejas a serem degustadas. Com a variedade tão grande de cervejas disponíveis, dá até nó na cabeça. Escolha um local com boa iluminação, de preferênia natural, o que ajuda na avaliação da cor da cerveja. Evite locais com pessoas fumando e perfumes fortes que podem atrapalhar a avaliação da cerveja. Cada estilo de cerveja tem um tipo de copo adequado para ser degustada. Entretanto, se o objetivo é comparar cervejas, deve-se usar o mesmo tipo de copo para todas.

Temperatura da cerveja: Cada estilo de cerveja possui uma temperatura ideal para degustação. Neste ponto, o gosto pessoal possui influência na forma como servimos a nossa cerveja. O importante é lembrar que temperaturas muito baixas, perto de 0°C, anestesiam as papilas gustativas da língua e dificultam a percepção dos sabores. Quanto mais próximo da temperatura natural do ambiente estiver uma cerveja, mais ela revelará seu caráter. De forma geral, as cervejas mais leves, como uma Pilsen ou uma Kolsh, devem ser degustadas entre 5 a 9°C e as cervejas mais encorpadas, como uma Barley Wine ou uma Trapista autêntica podem ser degustadas em até 15°C. Todos os estilos sem encaixam em alguma temperatura dentro desta faixa.

Ordem das cervejas: Começe sempre pelas cervejas mais leves e deixe aquelas com maior complexidade, mais caráter e maior teor alcoólico para o final. Quando começamos uma degustação pela cerveja mais "forte", ao provar as mais leves, podemos ter os sentidos alterados e não conseguir mais sentí-las por completo.

Limpar o paladar: Entre cervejas é recomendada a ingestão de alimentos que limpem o paladar. Geralmente podemos utilizar um pão simples (sem sal ou açúcar, nem manteiga, ou qualquer tempero que atrapalhe a percepção da cerveja) e água sem gás.

Quantidade de cervejas: A degustação de cervejas exige que o degustador engula a cerveja. Sendo uma bebida alcoólica, a sua ingestação inexoravelmente provocará um efeito inebriante dependente da quantidade ingerida. Depois de algumas cervejas, a percepção se torna menos precisa e atrapalha a degustação. Recomendo no máximo quatro cervejas se estiver bebendo sozinho. Ao dividir as cervejas com outras pessoas, a quantidade ingerida de cada cerveja será menor, podendo-se aumentar a quantidade de cervejas.

2 comentários:

Helber disse...

Eu gostaria de saber de onde é essa prateleira?

Rodrigo Campos disse...

Olá Helber,

Esta foto é no Tortula em outubro de 2008.

Um abraço.

Related Posts with Thumbnails