12 dezembro 2008

Cervejas Colombianas - Aguila, Club Colombia e Costeñita

Graças à boa vontade dos amigos, em algumas oportunidades podemos degustar cervejas que não são encontradas por aqui. Desta vez vou descrever o perfil sensorial de três cervejas que me foram presenteadas por uma amiga que conhece minha paixão por cervejas.

O grupo Bavaria é o maior conclomerado industrial de bebidas na Colômbia e é subsidiário do grande grupo cervejeiro SABMiller, que hoje ocupa o segundo lugar entre os maiores produtores de cerveja do mundo em quantidade. A cerveja Aguila parece ser a mais popular na Colômbia. Patrocina clubes de futebol e associa sua marca com mulheres bonitas, recurso muito utilizado outrora em terras tupiniquins. A Club Colombia é denominada como cerveja premium. Nela é utilizado o lúpulo tcheco saaz, típico das cervejas pilsens tradicionais inventadas por lá e conhecidas também como tchec lagers. Já sobre a Costeñita, não consegui encontrar muita informação, mas parece ser uma cerveja voltada para o mercado popular.

Aguila - Pilsen, lager, 4% ABV, lata 330ml.

Cor: Dourada clara, límpida.
Espuma: Baixa formação e duração, cor branca.
Aroma: Malte, doce, biscoito, lúpulo bem presente (comparado com as comerciais nacionais).
Paladar: Malte, doce, boa presença de amargor do lúpulo, alta carbonatação, refrescante, baixo corpo.
Club Colombia - Pilsen, lager, 4,7% ABV, lata 330 ml.

Cor: Dourado intenso, límpida.
Espuma: Baixa formação e duração, cor branca.
Aroma: Malte, doce mais intenso, lúpulo.
Paladar: Malte, doce, amargor final do lúpulo, alta carbonatação, refrescante, baixo corpo.


Costeñita - Pilsen, lager, 4% ABV, lata 250ml.

Cor: Amarela pálida, límpida.
Espuma: Baixa formação e baixíssima duração, se dissipia totalmente.
Aroma: Lúpulo destacadado, leve malte.
Paladar: Malte, agradável amargor de lúpulo (maior que nas comerciais nacionais), alta carbonatação, refrescante, baixo corpo.

Independente do público alvo de cada uma dessas cervejas, a conclusão que posso tirar depois de prová-las é que os colombianos estão com um pouco mais sorte que nós em termos de cervejas fabricadas em grandes quantidades. Em todas elas é possível sentir o lúpulo com algum destaque a mais do que encontramos nas cervejas brasileiras. Recado dado para as cervejarias brasileiras. Não quero dizer com isso que estas sejam cervejas espetaculares, pois não são. São simplesmente cervejas comerciais boas e honestas.

7 comentários:

Luis Teixeira disse...

Olá Rodrigo, sempre vejo os seus comentários em blogs cervejeiros, mas não sabia que você tinha o seu próprio blog, o qual achei muito interessante por sinal.

Tomei a liberdade de indica-lo em meu blog.

Abraços

Luis

Rodrigo Campos disse...

Olá Luis,
Primeiramente parabéns pelo belo trabalho no concurso da Eisenbahn.
Também acompanho sempre os seus comentários nos blogs.
Quanto ao meu blog, estou apenas iniciando, e apanhando muito também. Sempre gostei muito dos blogs cervejeiros e tinha muita vontade de começar o meu. Tomei coragem agora e vou tentar sempre postar novidades. Tem muita coisa já registrada para postar. Fico curioso em saber como você encontrou meu blog, pois ainda estava para começar a indicá-lo para os amigos. Foi uma grata surpresa ver o seu comentário hoje.
Agradeço a indicação em seu blog.

Um abraço.

Rodrigo Campos.

Luis Teixeira disse...

Achei seu blog através de um comentário seu num dos blogs que você participa.
Foi só clicar em cima do seu nome e apareceu o seu perfil e o nome do seu blog, que eu achei muito criativo.
Gostei e passei a indica-lo no meu blog também.

Abraços.

Manzapivo disse...

Ola Rodrigo.

Minha opiniao com respeito a essas cervejas.
ÁGUILA: A cerveja mais vendida de Colombia. Seu sabor e muito debil, pouco carater, aguada. Parece mais um refresco amargo que uma cerveja.
Porem seus "Chicas Águila" sao muito belas (uma perfeita estrategia de marketing, associar una "cerveja" feia com seios, nadegas e tangas).

CLUB COLOMBIA: Recentemente essa cerveja recebeu um premio em Belgica como uma das melhores do mundo. E minha favorita de Bavaria. Eu gosto de seu sabor seco e limpo. Seu aroma a lupulo i erbas, seu intenso cor dourado. Definitivamente a melhor cerveja macro do Colombia.

COSTEÑITA: Se a Águila e um refresco, esta imitacao de cerveja e pura agua.

Saudações do Colombia.

Rodrigo Campos disse...

Olá Jorge Mario (MANZAPIVO),
O que mais chamou a atenção nestas cervejas é um maior destaque no lúpulo do que vemos nas cervejas comerciais brasileiras. Não sei se você já tomou algumas destas comerciais brsileiras, mas vendo o seu comentário sobre as colombianas, tenho certeza de que não irão te agradar também.
Viva a cerveja artesanal. Estas sim têm algo a nos revelar.

Abraços.

Unknown disse...

Alguém sabe onde comprar Club Colombia no Brasil?

Unknown disse...

Olá... alguém sabe me informar como faço pra comprar essas cervejas?

Related Posts with Thumbnails