25 abril 2009

Visita à Falke Bier

A Falke Bier já foi tema de dois posts antigos onde pude descrever um pouco da história desta microcervejaria mineira e algumas cervejas que são produzidas por lá, especificamente as Falke Bier Ouro Preto, Estrada Real IPA e Tripel Monasterium. Clique nos links para ler novamente os posts:

Falke Bier Ouro Preto e Estrada Real IPA
Falke Tripel Monasterium

Não posso deixar de registrar que no último dia 23 de abril a Falke Bier completou 5 anos de idade. Parabenizo a Falke Bier em nome do Marco Falcone e de todos que fazem dessa uma das melhores cervejarias brasileiras.

Em viagem turística, cultural e cervejeira a este maravilhoso estado da nação brasileira, as Minas Gerais, tive o prazer de conhecer as instalações da Falke Bier com minha namorada Glícia e ser recebido pelo Marco Falcone, um cara dos mais apaixonados por cerveja que tá tive o privilégio de conhecer. A Falke Bier fica em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte a cerca de 45 minutos de carro do centro da cidade. Para quem não conhece bem a região, o que é o meu caso, fica um pouco difícil chegar sem se perder pelo caminho. Felizmente tive a providencial ajuda do amigo e blogueiro Rodrigo Lemos do blog Beer Architecture e de sua namorada, a Thaís. O calor era grande naquela manhã, mas ao chegarmos na Falke pude logo perceber como a temperatura por lá era mais amena e agradável, proporcionada pela sombra das copas das árvores presentes no sítio onde fica a microcervejaria.

Logo de início o Marco nos mostrou a mini plantação de cevada que ele cultivou para servir de demonstração às pessoas que visitam a Falke. Lá também tem uma trepadeira de lúpulo. Infelizmente quando fomos lá, o lúpulo estava seco em hibernação, mas mesmo que não estivesse assim, essa é uma planta macho e não dá os cones característicos de lúpulo.

Marco Falcone nos mostra a plantação de cevada.

Lúpulo seco hibernando. A planta está trepada na árvore em frente à cervejaria.

Depois conhecemos o interior da cervejaria, onde vimos a sala de cozimento e os tanques de fermentação e maturação.

Sala de cozimento.

Interior da cervejaria com fermentadores/maturadores.

Um dos pontos altos da visitação foi conhecer o novo Espaço de Degustação e Análise Sensorial de Cervejas Hilma e Julio Falcone, em homenagem aos pais de Marco Falcone, inaugurado em dezembro de 2008 e que vem contribuir com a evolução da cultura cervejeira brasileira. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes. O espaço possui estrutura completa para acondicionamento de cervejas, espaço gourmet, mesa em "U" para 15 lugares e ambientação com referências da cultura cervejeira, como garrafas de cervejas degustadas. Lá pudemos nos deliciar com os chopes Falke Bier Pilsen, Red Baron e Ouro Preto, além da cerveja Falke Bier Estrada Real IPA, tudo hamonizado com queijos. Aliás, o queijo gorgonzola harmonizado com a Ouro Preto é espetacular.

Espaço de Degustação e Análise Sensorial de Cervejas Hilma e Julio Falcone.

Cervejas degustadas. Deliciosas!

Também conhecemos a Cave onde a Monasterium passa sua última estapa de refermentação e maturação. Esta Cave foi construída por baixo da cervejaria, é revestida internamente por pedras que mantém a temperatura interna constante em 19°C e possui espaço para as garrafas repousarem na horizontal. Música barroca é tocada dentro da cave para ajudar as leveduras a trabalharem melhor.

Simpático monge guardando a escada de acesso à Cave.
Reparem que ele também gosta de degustar uma Monasterium
.

Escada de acesso à Cave.

Silêncio!

Eu e Marco Falcone no interior da Cave.

Ao final da visita nos esbaldamos com chopes e cervejas Falke servidos direto dos tanques.

Marco Falcone, eu e Rodrigo Lemos.

6 comentários:

Marco Falcone disse...

Rodrigo, que bom que foi receber vocês na Falke Bier! Não só por falarmos de cerveja, mas pelo espírito aberto e cevejeiro que acho que todos nós temos, inclusive a Glícia e a Thaís, do sempre bem vindo e amigo Rodrigo Lemos. Obrigado mesmo pelo post e pela visita. Pão e Cerveja!

Rodrigo Campos disse...

Grande Marco Falcone,

Agradeço novamente a forma que fomos recebidos na Falke por você. Foi uma experiência incrível e que sempre será lembrada com muito carinho por nós. Sua "casa" é muito bonita e possui uma estrutura incrível. Acho que não existe paralelo no Brasil.

Apoveito para parabenizá-lo novamente pelo 5º aniversário da Falke. Desejo que venham muitos anos ainda pela frente com muito trabalho e muita cerveja boa. Quem sabe algumas novidades para aquecer o mercado brasileiro!

Um grande abraço.

talespf disse...

Rodrigão,

Parabéns pelos belos posts! A viagem deve ter sido mesmo um espetáculo.

Abração!

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Que visita, hein? A postagem está excelente.

Um abraço,

Jean Claudi.

Rodrigo Lemos disse...

Foi, previsivelmente, uma visita agradabilíssima! O lugar, as cervejas e o grande amigo Marco como anfitrião sensacional que é, não teria como ser diferente... o problema de ir à Falke é que não dá vontade de ir embora... abraços, xará!

Rodrigo Campos disse...

Rodrigão,

Realmente a vontade que dava era de não mais sair da Falke. Não tinha vontade nem mesmo de sair de BH. Esta cidade é maravilhosa para quem gosta de grandes cervejas!

Abração.

Related Posts with Thumbnails