19 abril 2009

Gaffel Kölsch


A palavra Kölsch significa Colônia no dialeto antigo da cidade de mesmo nome na Alemanha. As cervejas Kölsch são portanto o estilo típico da cidade de Colônia. A história de cerveja em Colônia data dos tempos da idade média e podem ser encontradas em evidências escritas em registros de imóveis do ano de 1170. No ano de 1302, acervejaria “Zum Leysten” estava registrada pela primeira vez, sendo localizada na rua Eigelstein, no centro de Colônia. A cervejaria Gaffel está localizada exatamente no mesmo local que era ocupado pela cervejaria “Zum Leysten”, 700 anos depois. O nome Gaffel significa garfo de dois dentes e os Gaffels foram pessoas que tiveram participação ativa na transição do período autoritário da era medieval para a democracia. Os Gaffels lideravam associações de trabalhadores conhecidas como Guildas (Guilds em inglês) que promoviam reuniões para reinvidicar seus direitos. A cervejaria somente recebeu o nome de "In der Gaffel" no ano de 1908, quando os irmãos Beckers assumiram o controle da cervejaria após um longo período de crise.

A Kölsch é um estilo de alta fermentação, caracterizado pela cor amarela pálida, pela presença clara mas não excessiva de lúpulo, por um aroma levemente frutado e pela aparência cristalina devido à filtragem. É uma cerveja Ale que fermenta em altas temperaturas mas matura em temperaturas baixas. É um estilo que visualmente lembra muito as cervejas Pilsen alemãs mais comuns e que pode ser confundida facilmente pelos consumidores menos avisados, até mesmo no sabor. No ano de 1986 foi assinada a Convenção de Kölsch, protegendo o estilo e tornando uma denominação de origem, assim como o Champanhe para a região francesa. Somente cervejarias de Colônia poderiam produzir cervejas denominadas como Kölsch. Apesar disso, algumas cervejarias produzem suas versões desta cerveja fora da Alemanha. Um desses exemplos é a Eisenbahn Kölsch produzida em Blumenau no sul do Brasil.

Tradicionalmente, as Kölsch são servidas em copos cilíndricos e finos de 200ml.


Gaffel Kölsch - Kölsch, Ale, 4.8%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Amarela/ dourada clara, límpida.
Espuma: Boa formação e médiaduração, de cor branca, deixando marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, levíssimo frutado, lúpulo.
Paladar: Malte, doce, leve amargor final, alta carbonatação, baixo corpo.

Dentro do que se porpõe a ser pode ser considerada uma boa cerveja. Uma Ale que parece mais com uma Lager. Esta pelo menos não tinha nenhum defeito. Gosto de cervejas com maior complexidade, mas esta não é uma característica que encontraremos em uma Kölsch. O estilo é leve e refrescante, lembrando muito as Pilsens tradicionais alemãs, sendo ligeiramente menos amargas e com um frutado muito leve, quase que inexistente.

3 comentários:

Claudinei disse...

Rodrigo,
 
Quando provei a Kölsch da Eisenbahn pela primeira vez, tive exatamente a mesma impressão que você com a Gaffel: parecia uma lager. É uma cerveja a meu ver com uma proposta mais refrescante, pra se beber em grandes quantidades...

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Tenho a mesma impressão das Kölsch: uma ale com "cara" de lager.
A sua postagem está excelente. Vale lembrar que utiliza-se malte de trigo na elaboração das Kölsch.

Há algum tempo fiz a degustação conjunta da Gaffel Kölsch com a Eisenbahn Kölsch: a Gaffel me pareceu mais encorpada e com mais lúpulo, ou seja, com mais sabor... Como diria um velho filósofo amigo meu: " a comparação é a chave para a infelicidade".

Um abraço,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Claudinei,
Nossas impressões foram as mesmas então. Concordo que as Kölsch são cervejas mais refrescantes e menos complexas.

Jean,
Ainda não fiz esta comparação às cegas, mas acho que devia fezê-lo. Obrigado mais uma vez pelo reconhecimento.

Grande abraço para vocês.

Related Posts with Thumbnails