09 dezembro 2009

St Feuillien Cuvée de Noel




A tradição de fabricar cervejas especiais para a época do Natal é grande na Europa. Durante as festas é inverno no velho continente e por isso as cervejas fabricadas para o Natal são elaboradas para o clima frio. Elas têm maior graduação alcoólica, mais corpo e complexidade também. Várias cervejarias fabricam suas cervejas de Natal ou Christmas Beer. Na Bélgica, via de regra o que encontramos são versões elaboradas a a partir de outras cervejas que já fazem parte da produção da cervejaria e podemos encontrar semelhança entre a cerveja base e a versão especial de Natal. O que sempre chama minha atenção nas garrafas das cervejas de Natal belgas é o cuidado com os rótulos. Sempre são bem bonitos e trazem imagens que remetem às comemorações, como árvores de Natal, Papai Noel com seu trenó e a neve, obviamente.


Neve e uma árvore de Natal no belo rótulo da St Feuillien Cuvée de Noel.

Ao contrário do que acontece na Europa, no Brasil estamos em pleno verão durante o Natal, época de muito calor. Não existe grande tradição de fabricação de cervejas de Natal em nosso país. Duas delas são a Eisenbahn Weihnachts Ale, a qual não será produzida para 2009, e a Baden Baden Christmas Beer, que ainda não encontrei também este ano. As duas são cervejas mais leves do que encontramos normalmente nas versões européias, provavelmente devido a uma adaptação para o nosso clima.

Outra cerveja de Natal que já pudemos encontrar foi a Saint Nicholas. Esta infelizmente foi uma versão limitada, feita uma única vez pela Biertruppe. Pude degustar as duas versões da Saint Nicholas exatamente há um ano atrás para o Natal de 2008. Você pode ler o post publicado sobre as duas vesões clicando aqui.

Como estamos em dezembro e já bem perto do Natal, resolvi fazer alguns posts com algumas destas cervejas especiais. A primeira delas será a St Feuillien Cuvée de Noel. A história da cervejaria St Feuillien já foi publicada aqui no blog, junto com minhas impressões sobre outras três cervejas feitas por eles. Leia o post clicando aqui.



St Feuillien Cuvée de Noel - Belgian Dark Strong Ale, 9%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cobre escura/marrom, turva.
Espuma: Média formação e duração, cor bege, boa consistência, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, frutado (ameixa, passas), caramelo, toffee, melaço, vinho do porto, fenólico, leve picante.
Paladar: Malte, doce, frutado (ameixa, passas), caramelo, toffee, melaço, vinho do porto, chocolate, fenólico, leve picante, leve álcool, amargor presente, sensação final alcoólica, picante e doce, ótimo corpo, licoroso.

Ótima cerveja. Ela é ao mesmo tempo muito complexa e extremamente harmoniosa. Malte, lúpulo, frutado, fenóico, picante, alcoólica, tudo está presente e perfeitamente balanceado. Como destaque coloco o frutado que lembra frutas escuras, melaço, vinho do porto e a sensação fenólica picante que aquece a garganta, deixando um longo final. Deliciosa!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails