30 dezembro 2009

Melograno Uno



Melograno, em italiano, significa pé de romã. Há cerca de um ano, em parceria com alguns sócios, o cervejólogo e gastrônomo Eduardo Passarelli abriu uma casa especializada em cervejas em pleno corredor bohemio da cidade de São Paulo, a rua Aspicuelta na Vila Madalena. Lá você vai encontar pratos feitos no forno à lenha e uma carta com cerca de 150 cervejas escolhidas pelo próprio Edu. No jardim localizado nos fundos do Restaurante existe um pé de romã, e por isso este nome foi escolhido para batizar a casa.

Neste final de ano foi lançada uma cerveja para comemorar o primeiro ano da casa: a Melograno Uno. Nas palavras Passarelli: "quando surgiu a idéia de fazer uma cerveja para comemorar 1 ano da casa (UNO), logo pensei na fruta, até porque no Brasil não existia nenhuma fruit beer. Fizemos o investimento em um tanque de fermentação e tocamos a idéia adiante."

A Melograno Uno foi fabricada pela cervejaria Bamberg de Votorantim (SP). Ela é considerada uma fruit beer: uma mistura de uma cerveja em particular com frutas ou extratos de frutas. No caso da Uno, a cerveja base foi uma Belgian Blond Ale e foi utilizado extrato 100% natural de romã.

No contra rótulo na Uno podemos ler seguinte:
"Romã no Ano Novo. Quem nunca usou esta mítica fruta, que é símbolo do amor, prosperidade e mutiplicação, para comemorar a entrada de um ano novo? Nós, da Melograno, começamos nosso primeiro ano batizando a casa com o nome do pé da fruta e depois de um ano cheio de alegrias mais uma vez utilizamos a romã, desta vez como ingrediente da cerveja Uno, que criamos para comemorar o nosso primeiro aniversário. Portanto, um brinde e FELIZ ANO NOVO!!!"

Passarelli  ainda recomenda a degustação da cerveja em torno de 2 e 3 ºC em uma taça tipo tulipa.



Melograno Uno - Fruit Beer, Ale, 5.5%ABV, garrafa 355ml.

Cor: Âmbar escura/cobre, turva.
Espuma: Média formação, média/baixa duração.
Aroma: Malte, adocicado, lúpulo, caramelo, frutado, cítrico.
Paladar: Malte, doce, caramelo, frutado, cítrico, acidez, azeda, elve amargor final, corpo médio/baixo, seca.

Boa cerveja. Leve e de alto drinkability. Não provei nenhuma cerveja que tivesse um padrão parecido com o dela. Apesar da cerveja base ser uma Belgian Blond Ale, na minha opinião, o resultado ficou próximo de uma Belgian Pale Ale, que é mais leve, só que uma presença marcante do frutado cítrico, do maravilhoso aroma de lúpulo e da acidez também destacada no sabor. Esta acidez apesar de ser destacada, não chega a ser parecida com o que encontramos em Lambics. Além do que a acidez no paladar é acompanhada pelo amargor, que não aparece nas cervejas do tradicional estilo belga de fermentação espontânea.


Belíssimo conjunto: rótulo e cerveja.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails