27 dezembro 2009

Os melhores de 2009 - Blog do BOB no Estadão



Nestes últimos dias de 2009, o jornalista Roberto Fonseca, editor do blog BOB no Caderno Paladar no Estadão resolveu fazer uma enquete bem interessante. Ele convidou várias pessoas envolvidas com o universo da cerveja e pediu que cada uma respondesse algumas perguntas.

Para quem não sabe, Roberto Fonseca, mais conhecido como Bob, é uma das pessoas mais envolvidas com o meio cervejeiro no Brasil e autor de um dos blogs mais antigos sobre cerveja no país, o latinhas do bob, o qual foi substituído pelo novo blog do BOB no Estadão. O objetivo do BOB foi fazer uma coletânea de opiniões de modo a formar um concenso sobre as melhores cervejas e fatos mais importantes do ano de 2009.

Até hoje já foram 10 convidados a  responder a enquete: Paulo Feijão do site Obiercevando, Pedro Braga do blog Trinktmehr, Alexandre Bazzo da cervejaria Bamberg, Ivan Steinbach e Diogo Zugë (ganhadores do II Concurso Mestre Cervejeiro com a Joinvile Porter), Cilene Saorin (mestre cervejeira e beer somelier), Ricardo Amorim do blog Cerveja Só, as meninas da Fem Ale Carioca, Maurício Beltramelli do Brejas, Marco Zimmermann (cervejeiro caseiro das deliciosas Opus), além de mim.

Transcrevo aqui as minhas repostas:

1) A 'top das tops' de 2009
Rochefort 10, com outras bem perto!

2) Melhor ale
Gouden Carolus Cuveé van de Keizer Blauw.

3) Melhor lager
Wäls Pilsen.

4) Destaque nacional
Eisenbahn Dunkel. Dois bronzes seguidos em 2007/08 e o ouro este ano na categoria Schwarzbier no European Beer Star são prova de qualidade e consistência. Além disso, depois da aquisição da Eisenbahn pelo grupo Schincariol, a distribuição desta cerveja melhorou consideravelmente, podendo ser encontrada em quase todo o país e por um preço justo! Ela é a prova de que cerveja escura no Brasil pode ir muito além da famigerada Malzbier.

5) Destaque importado
As cervejas Ola Dubh que chegaram ao Brasil. Impressionante mistura de sensações de uma ale forte com os aromas e sabores vindos dos barris de uísque. A utilização de barris que serviram para guardar variados tipos de bebidas (como vinhos, uísque e bourbon) para maturar cerveja e dar a ela maior complexidade é algo já bastante utilizado fora do Brasil, principalmente nos EUA. Quem sabe os produtores brasileiros se animem com isso!

6) Novidade cervejeira
Colocaria pelo menos duas cervejas brasileiras neste tópico: Wäls Quadruppel e Colorado Vintage Black Rapadura. A primeira mostra mais uma vez a ousadia que esta cervejaria mineira sempre teve. Desta vez fizeram uma cerveja que maturou com chips de carvalho previamente embebidos em cachaça. Bem que poderiam apostar agora em fazer o processo diretamente em barris utilizados para envelhecer cachaça! Já a Colorado, apesar de ainda não ter sido lançada no mercado por problemas com o registro no Ministério da Agricultura, já se revelou uma senhora cerveja, de padrão elevadíssimo! Espero que chegue ao mercado com um preço praticável!

7) Fato cervejeiro
Brasil Brau 2009. Apesar da feira ser voltada para o publico especializado (fechada ao público) foi uma vitrine para mostrar a evolução do mercado brasileiro de cervejas especiais: novas cervejas brasileiras foram apresentadas, várias novas microcervejarias brasileiras estavam presentes e as cervejas americanas foram apresentadas pela primeira vez ao público brasileiro, o que gerou grande expectativa pela comercialização delas por aqui. Esta edição da maior feira de tecnologia cervejeira da América Latina mostrou que estamos em pleno crescimento e com possibilidade de crescer muito mais!

8) Pior momento cervejeiro
Pilsner Urquel a 40 Reais no Brasil! Impossível entender como uma cerveja que custa 1 EURO na Europa chegue por aqui a este preço. Com certeza não foi por causa dos impostos. Infelizmente este é somente um exemplo do que tem ocorrido com muitas cervejas que chegam ao Brasil, incluindo algumas que coloquei como destaque nesta matéria. Quando será que veremos uma realidade diferente? Preços mais reais? Este ano os preços aumentaram muito, destacando-se negativamente.

Você pode ler o post completo, incluindo comentários, acessando o blog do BOB neste link.
Veja também as respostas dos outros entrevistados clicando aqui.


Foi um prazer participar deste projeto junto com pessoas tão atuantes na cultura cervejeira do Brasil. Espero que os leitores tenham gostado das minhas escolhas. Seria muito interessante se cada um pudesse colocar suas escolhas nos comentários aqui. Você concorda, discorda, mudaria alguma cerveja ou fato? Não perca tempo e deixe sua opinião nos comentários!

7 comentários:

Manzapivo disse...

Pilsner Urquel a 40 Reais no Brasil?? Dooohh!! Meu bolso!!

Rodrigo Campos disse...

Pior que é verdade Manzapivo!

Infelizmente isso acontesse com muitas outras cervejas aqui no Brasil.

Duvel por exemplo não é encontrada por menos de 20 Reais, e por aí vai! Quanto custa por exemplo uma Duvel na Colômbia? E uma La Trappe? Nos revele a diferença entre preços no Brasil e na Colômbia.

Manzapivo disse...

Ola Rodrigo.

1 Real = Col$1.000ºº = USD 0,5.

Voce pode encontrar Duvel por USD 4,00 ou 8 Reais (330 mL) e 24 Reais (750 mL).

La Trappe por 12 Reais (750 mL) e 5,5 Reais (330 mL).

Uma diferença de preços muito grande, a cerveja mais cara e Maudite (Canada) e costa 35 Reais (750 mL), porem e miuto, muito mais superior que Pilsner Urquell.

Unknown disse...

Fala Rodrigo,

Fiquee feliz em ver suas opiniões por lá também, e tá bem legal mesmo ver a opinião de outros amigos, é bem fácil de ver que gosto realmente cada um tem o seu.

Satisfação em escrever para o amigo e um ótimo ano novo.

Att.
Paulo Feijão

Rodrigo Campos disse...

Manzapivo,

Obrigado por responder e mostrar ao brasileiro esta diferença.

Um abraço e feliz ano novo.

Rodrigo Campos disse...

Feijão,

Bom ver você por aqui! Depois que você estreou seu novo site, não pudemos mais fazer comentários. Reative os comentários!

Gostei muito da idéia do Roberto Fonseca (BOB), como já disse no post. Uma forma muito inteligente de montar um panorama da cerveja no Brasil recolhendo opiniões de tantas pessoas de todos os setores envolvidos com a cerveja.

A sua escolha da Meantime IPA foi muito boa mesmo. Que cerveja espetacular!

Feliz ano novo para você e sua família.

Manzapivo disse...

o mesmo Rodrigo, bom feliz ano 2010 e adiante com seu excelente blog.

Related Posts with Thumbnails