12 dezembro 2009

Eisenbahn Weihnachts Ale




Dando continuidade ao posts com cervejas natalinas, desta vez queria falar da cerveja comemorativa da cervejaria blumenauense Eisenbahn. Esta cervejaria é a micro brasileira que mais tem se destacado em concursos internacionais. Depois da aquisição da empresa pelo Grupo Schincariol em 2008 muitos entusiastas da boa cerveja e fãs das cervejaria ficaram preocupados com a qualidade das cervejas. Verdade seja dita, as cervejas continuaram sendo fabricadas, com uma rede de distribuição muito mais eficiente e abrangente e a qualidade não mudou , ou pelo menos eu não percebi mudanças.

Quanto ao novo setor de marketing da companhia, o Concurso Mestre-Cervejeiro, que premia a melhor receita de cervejeiros caseiros e também originou-se antes da aquisição, teve sua segunda edição em 2009. A terceira chegou a ser ameaçada, mas após protestos foi devidamente mantida para 2010. Mas a cerveja comemorativa de Natal, a Weihnachts Ale, não foi produzida neste final de ano. O motivo não sei dizer qual foi, mas como disse no último post, até mesmo a Baden Baden Christmas Beer, também do Grupo Schincariol, não foi lançada este ano!



Para quem não sabe, Weihnachts significa Natal em alemão. A escolha no idioma alemão se justifica pela origem das principais cervejas produzidas por eles e até mesmo o nome da cervejaria. Leia mais sobre a história da Eisenbahn clicando aqui.

A Eisenbahn Weihnachts Ale é atualmente classificada como uma Amber Ale no site da cervejaria, mas em outras épocas já foi classsificada como Belgian Dubbel nas garrafas. Ela é considerada por muitas pessoas como uma das melhores cervejas produzidas pela Eisenbahn. Alguns dizem ter notado diferenças na última edição, que foi lançada em 2008. Tive a oportunidade de de conseguir uma garrafa e vou dividir a minhas impressões com vocês. Espero que desta forma possamos matar um pouco das saudades que teremos pela falta dela este ano e que no próximo ano ela possa voltar com toda força às nossas mesas durante a ceia de Natal.



Eisenbahn Weihnachts Ale - Amber Ale (?), 6.3%ABV, garrafa 355ml.

Cor: Cobre, leve turbidez.
Espuma: Boa formação e duração, cor marfim, bolhas bem pequenas, boa consistência.
Aroma: Malte, adocicado, caramelo, condimentado, leve citrico, leve fenólico, lúpulo.
Paladar: Malte, doce, caramelo, condimentado, leve cítrico, leve fenólico, leve picante, bom amargor final, corpo médio.

Boa cerveja. Com certeza uma das melhores da linha Eisenbahn. Lembra bem algumas ales belgas com um condimentado e fenólico picante, além de um bom corpo. A questão da classificação poderia ser revisada pela companhia. Quem sabe voltem a produzí-la para que possamos definir melhor esta questão!

3 comentários:

Paulo disse...

Realmente fiquei triste em saber que esse ano não será a Weihnachts Ale não será produzida.

Já tava virando uma tradição bebe-la durante o natal e o ano novo. Cheguei a ligar lá pra Eisenbahn reclamando.

Quem sabe ano que vem...

Rodrigo Campos disse...

Chela,

Este final de ano está super corrido, muito cheio de obrigações. Mesmo assim, gostei tanto do tema que tentarei escrever algo nos próximos dias.

Obrigado pelo convite.

Paulo,

O que foi que te responderam quando você ligou para a Eisenbahn? Seria bom compartilhar com os leitores do blog.

Abraço.

Paulo disse...

Oi Rodrigo, disseram que estavam com grande produção, que as cervejas estavam vendendo bem, que a Eisenbahn Oktoberfest também foi (ou está) vendendo bem e que por isso a Schincariol (palavras da pessoa que me atendeu) decidiu em não produzir a Weihnachts Ale esse ano.

No final das contas acho que o aumento de produção resultante da melhor distribuição que a Schincariol trouxe acabou fazendo com que a produção da Eisenbahn chegasse no limite.

Eu deixei minha "Reclamação Formal" dizendo que esperava que ano que vem ela voltasse. A mulher que atendeu riu e disse que passaria pra cima a reclamação. Ano que vem veremos.

Related Posts with Thumbnails