21 dezembro 2010

Gouden Carolus Christmas



Há um ano eu fiz uma série de posts somente com cervejas comemorativas de natal. O lançamento de cervejas mais intensas para esta época do ano é bem comum na Europa, principalmente na Bélgica, e serve até mesmo como uma forma de promover as cervejarias. Infelizmente aqui no Brasil carecemos ainda de maior tradição cervejeira. Por enquanto então, seria muito querer uma maior disponibilidade de cervejas de Natal fabricadas por aqui. Este ano a Baden Baden de Campos do Jordão voltou a produzir a sua Christmas Beer, mas a Eisenbahn não voltou a fazer a Weihnachts Ale.

Sem ter muitas opções nacionais, fui obrigado a procurar mais uma importada. Desta vez a Gouden Carolus Christmas da Het Anker, uma cervejaria que nunca me decepciona. A série de cervejas Gouden Carolus já apareceu quase que completa aqui no blog, como as Cuvée van de Keizer Bleu, Cuvée van de Keizer Rood, Easter (de Páscoa) e as cervejas da série normal (Classic, Tripel, Ambrio e Hopsinjoor). A única que faltava aqui no blog era exatamente a comemorativa de Natal. Felizmente, todas elas podem ser encontradas no Brasil.

A Gouden Carolus Christmas é uma cerveja superlativa em seu estilo, o Belgian Dark Strong Ale. Ela é produzida anualmente no mês ne agosto e fica maturando por alguns meses até encontrar seu equilíbrio no final do ano durante as festas. Em sua receita são utilizados 3 tipos de lúpulo e 6 tipos de especiarias. Divido com vocês aqui a minha experiência com esta deliciosa cerveja.


Gouden Carolus Christmas - Belgian Dark Strong Ale, 10.5% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom, boa limpidez, reflexos alaranjados (cobre).
Espuma: Média formação, baixa duração, cor bege, deixa marcas.
Aroma: Malte, caramelo, vinho do porto, intenso frutado (bolo de frutas, frutas vermelhas, frutas cristalizadas, passas, ameixas), fenólico, picante, condimentado (pimenta do reino, noz moscada), leve álcool.
Paladar: Malte, doce, caramelo, vinho do porto, leve chocolate, frutado intenso (frutas vermelhas, frutas cristalizadas, passas), fenólico, bem picante, condimentado (noz moscada, pimenta do reino), álcool, leve amargor, final picante e alcoólico, bom corpo, baixa carbonatação, textura sedosa.

Ótima cerveja. O aroma é delicioso e tem como destaque um frutado intenso que lembra um bolo de frutas, que combina muito bem com o Natal, um fenólico bem presente e as especiarias que foram adicionadas à receita. Não encontrei em nenhum local exatamente quais são as especiarias utilizadas, mas tive uma sensação que lembrou muito noz moscada e algo de pimenta do reino. A cerveja é bem intensa e por isso não consegui distinguir as outras especiarias, mas dá para perceber que a  cerveja é bem condimentada. O sabor é mais complexo e intenso que o aroma. O álcool aparece mais, deixando a cerveja mais robusta e encorpada, mas combina muito bem com a complexidade do conjunto. O fenólico picante é bem intenso e provoca uma boa sensação na boca. A baixa carbonatação colabora com a textura sedosa. Esta cerveja consegue se destacar e certamente voltará a encher meu copo muitas outras vezes. Se estiver com preço bom então...


7 comentários:

Eduardo Deleuze disse...

Que delicia!!
Probaste la terrible?

saludos!

Rodrigo Campos disse...

Olá Eduardo,

Que bom ver um comentário seu por aqui. Já provei a Terrible sim! Estou devendo um post sobre ela. Aliás, estou devendo vários posts sobre minhas experiência com cervejas argentinas. Talvez consiga colocar algo no blog no início do ano. Veremos.

Grande abraço.

  disse...

Rapaz, essa é top, hein? Um dia provo esta maravilha.
 
Rodrigo, você seria capaz de fazer um top 10 das melhores que você já provou? Aposto que não seria fácil!
 
Abraço.

Manzapivo disse...

Rodrigo, feliz natal para voce!!

Rodrigo Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Campos disse...

Jorge Mario (MANZAPIVO),

Desejo uma feliz Natal para você também. Feliz Navidad!

Rodrigo Campos disse...

Claudinei,

Vale mesmo a pena procurar por esta cerveja. E deve ser até fácil encontrá-la em São Paulo.

Realmente não seria nem um pouco fácil escolher as 10 melhores cervejas que já provei. As escolhas podem mudar dependendo de muitos fatores.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails