18 dezembro 2010

Abbaye des Rocs Brune


A Brasserie de L`Abbaye des Rocs fica localizada no vilarejo de Montignies-sur-roc, da cidade de Honnelles, na provícia belga de Hainaut. O vilarejo fica localizado na fronteira da Bélgica com a França. O nome da cervejaria vem das ruínas da abadia que fica localizada na região. Apesar das cervejas da Brasserie de L`Abbaye des Rocs serem classificadas como de abadia, elas nunca foram realmente fabricadas dentro da abadia. A cervejaria começou pequena no ano de 1979 com uma capacidade produtiva de apenas 50 litros a cada 2 semanas.

Com o tempo, as cervejas da Brasserie de L`Abbaye des Rocs  fizeram sucesso e a produção aumentou muito. Entre as cervejas deles, a Abbaye des Rocs Brune sempre aparece muito bem cotada nos principais rankings cervejeiros, sempre entre as melhores cervejas do estilo Belgian Dark Strong Ale.

Esta garrafa foi um presente de um belga em visita à minha cidade. Ganhei a cerveja ainda bem nova mas demorei para bebê-la. Com certeza foram pelo menos 2 anos de guarda contados a partir da data de fabricação. Esta foi portanto uma cerveja já com sinais de guarda. Divido com vocês aqui a minha experiência.


Abbaye des Rocs Brune - Belgian Dark Strong Ale, 9% ABV, garrafa 750ml.

Cor: Marrom, turva, presença de partículas grandes de fermento, mesmo com todo o cuidado ao gelar a cerveja e ao servir.
Espuma: Boa formação, média/baixa duração, cor bege, com preseença de partículas de fermento.
Aroma: Malte, caramelo, fermento, frutado (banana, ameixa, passas), fenólico, picante, pimenta do reino.
Paladar: Malte, doce, caramelo, toffee, fermento, frutado intenso (ameixa, banana, passas), fenólico, condimentado, picante, levíssimo amargor, final adocicado e picante, bom corpo, textura sedosa, carbonatação média/baixa, seca.

Ótima cerveja. Uma Dark Strong Ale muito bem feita e que figura entre as melhores que já provei do estilo. Tem um frutado intenso que lembra principalmente banana e ameixa e um fenólico bem presente, que dá uma sensação condimentada e picante e chega a lembrar pimenta do reino no aroma. O corpo é muito bom e sedoso, com a clara contribuição da carbonatação mediana para resaltar a cremosidade. O final predominantemente adocicado contribui para o drinkability e também para não assustar principiantes na arte de degustar cervejas mais intensas. Apesar de doce, ela termina seca o suficiente para ter um bom equilíbrio e não ficar enjoativa. Álcool praticamente imperceptível.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails