24 março 2010

Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Rood 2009



A cervejaria Het Anker produz  as cervejas Gouden Carolus que estão entre as melhores da Bélgica. A mais aclamada entre as produzidas por eles é a Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw (rótulo azul), feita somente uma vez por ano, no dia 24 de fevereiro, em homenagem ao aniversário de Charles V, imperador do Sacro Império Romano. O primeiro ano de fabricação dela foi 1999. Em alguns locais especializados em cerveja é possível encontrar garrafas desde a primeira safra e ainda fazer uma degustação comparativa. A própria cervejaria indica a guarda dela por até 10 anos, já que este é o tempo pelo qual ela já pôde ser testada e de certo aprovada.


Em 2008, a cervejaria Het Anker resolveu lançar a Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Rood (rótulo vermelho) em comemoração aos 10 anos da versão original. Diferentemente da sua irmã do rótulo azul, que é uma cerveja escura do estilo Belgian Dark Strong Ale, esta nova versão é dourada, do estilo Belgian Golden Strong Ale. Segundo a cervejaria são utilizados vários tipos de malte e três especiarias na receita.

Felizmente esta cerveja chegou ao Brasil em 2009. Ao pesquisar o website da Het Anker é possível ver que eles somente indicam a guarda da Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Rood por até três anos. Não sei se o motivo disso é a estrutura da bebida, que apesar de ter quase o mesmo alto teor alcoólico da Blauw, claramente não é a mesma cerveja, ou por ainda não existir a possibilidade de comprovar a tenabilidade da mesma com o passar dos anos.


Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Rood 2009 - Belgian Golden Strong Ale, 10.5%ABV, garrafa 750ml.

Cor: Dourada, límpida, brilhante, leve turbidez no final da garrafa.
Espuma: Boa formação e duração, cor branca, boa consistência, deixa muitas marcas no copo.
Aroma: Malte, lúpulo, fenólico, picante, frutado (abacaxi, laranja) cítrico, condimentado, cravo, álcool.
Paladar: Malte, doce, fenólico, picante, frutado (abacaxi, laranja), cítrico, condimentado, cravo, álcool, amargor, final picante e fenólico, bom corpo.

Boa cerveja. Alma totalmente belga! O que mais se destaca com certeza é o fenólico (fruto da reação de fermentação e típico em ales belgas), tanto no aroma quanto no sabor. O álcool também aparece e junto com o fenólico torna a cerveja picante. O lúpulo aparece muito bem no aroma, com uma intensidade maior do que costumo perceber em Belgian Golden Strong Ales, e com isso contribui para uma sensação frutada cítrica. No sabor o lúpulo e seu amargor ficam em segundo plano devido à forte presença do fenólico e do álcool.


Pessoalmente acredito que esta cerveja não seja realmente para ser adegada. A tendência de cervejas adegadas é ter a doçura e a sensação alcoólica aumentada. Se hoje ela já tem o álcool e um adocicado bem presentes, apesar de não estarem em desarmonia, com os anos talvez possa ocorrer um certo desequilíbrio. O aroma de lúpulo também não vai resistir ao tempo e deixar a cerveja menos agradável, já que este aroma cítrico lupulado ajuda a deixar esta cerveja com muito frescor mesmo com os seus 10.5%  de álcool por volume. Só mesmo um teste para tirar a prova. Com certeza pretendo fazê-lo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails