10 outubro 2010

Young's Double Chocolate Stout


Em 1581, na cidade de Wansworth, está a primeira evidência histórica de fabricação de cerveja para fins comeriais na cervejaria Ram (carneiro), ainda durante o Reinado da Rainha Elizabeth I. Humphrey Lamgridge fabricava cerveja em uma das estalagens mais importantes do local. Esta estalagem ostentava um carneiro como simbolo. Até hoje, na cervejaria moderna, o carneiro continua sendo o símbolo da cervejaria Young. 

Durante os anos que se seguiram a cervejaria foi crescendo e passando de uma mão para outra até que em 1831 Charles Allen Young e seu sócio Anthony Fothergill Bainbridge compraram a Cervejaria Ram. A negociação incluiu ainda 80 pubs, que até hoje ainda permanecem nas mãos da família Young.

Charles Allen Young morreu em 1855. Seu filho Charles Florance Young assumiu o seu lugar na parceria. Anthony Fothergill Bainbridge foi sucedido por seu sobrinho, Herbertm 1873. Em 1883 ocorreu a dissolução repentina da parceria, pois Herbert Bainbridge tinha fugido com a mulher de Charles Young! Charles Young cuidou sozinho da cervejaria, já sob o nome de Young & Co., até seu falecimento em 1890. Seu desejo foi a formação de uma empresa privada limitada, a Young & Co.`s Brewery Limited, onde os acionistas principais eram sua esposa, já perdoada, e seus filhos.

Já nos dia atuais, mais precisamente em 2006, a Young & Co.`s Brewery Limited vendeu o prédio da cervejaria Ram e se uniu à cervejaria Wells para formar a Wells & Young`s Brewing Company, a maior do ramo sob comando famíliar no Reino Unido. Os pubs da Young permaneceream como uma companhia separada e sofreram uma grande remodelação com o dinheiro arrecadado com a venda da cevejaria.

No último post descrevemos uma das cervejas desse novo grupo, a Wells Bombardier. Agora é a vez de avaliarmos a Youngs Double Chocolate Stout, uma deliciosa sweet stout que leva o chocolate inglês Cadbury em sua fórmula e que chegou no Brasil este ano.


Young`s Double Chcolate Stout - Sweet Stout, Ale, 5.2% ABV, garrafa 500ml.

Cor: Preta opaca.
Espuma: Boa formação e duração, cor bege escura, boa consistência, deixa marcas.
Aroma: Chocolate ao lete, adocicado, lúpulo, malte, leve torrefação.
Paladar: Malte, doce, torrefação, leve café, chocolate, leve acidez, amargor final de média intensidade e duração, corpo médio/baixo, textura sedosa, levemente seca, baixa carbonatação.

Boa cerveja. O aroma é tomado completamente pela sensação de chocolate ao leite. No sabor o chocolate ainda está presente, mas bem menos intenso, dando espaço para outras sensações, como o malte torrado e café. A baixa carbonatação contribui para uma textura sedosa. Ela tem baixo teor alcoólico, muito aroma e sabor e é bem fácil de beber. Não lembro de outra cerveja onde pude sentir um aroma tão natural e intenso de chocolate como nesta. Produz a mesma sensação de sentir o aroma de uma barra de chocolate.


4 comentários:

Eduardo Deleuze disse...

Hola Rodrigo que gusto leerte después de tanto tiempo.

Muchos saludos!

Rodrigo Campos disse...

Olá Eduardo,

Vou tentar rechear mais o blog. Estou cheio de novidades para compartilhar.

Um abraço.

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Você voltou!! Seja bem-vindo...
Pelo que li, estavas passeando...
Que venham as novidade!
Abraço,
Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Olá Jean,

Bom ter você por aqui novamente também!

Abraço.

Related Posts with Thumbnails