19 outubro 2010

Brooklyn Brewery


Em 1984, o correspondente da Associated Press no Oriente Médio, Steve Hindy, retornou aos Estados Unidos depois de 6 anos e passou a morar na região de Park Slope do Brooklyn, em Nova Iorque. Durante seus anos de trabalho em países como Arábia Saudita e Kuwait, onde bebidas alcóólicas são proibidas, ele aprendeu a arte de fazer cerveja em casa com diplomatas. Em 1987, Steve e seu vizinho do andar de baixo, o bancário Tom Porter, saíram de seus trabalhos e fundaram a Brooklyn Brewery.

O Brooklyn tem uma grande histórico de cervejarias abertas durante o século XIX, principalmente por imigrantes alemães. Cerca de 48 cervejarias eram encontradas há cerca de 100 anos, mas devido ao suceso comercial das lagers americanas de grandes indústrias, estas cervejarias foram fechando. A última cervejaria do Brooklyn fechou em 1976. O objetivo de Steve Hindy e Tom Porter foi inicialmente de dar novamente uma cerveja de qualidade à cidade de Nova Iorque. Eles chamaram o designer Milton Glaser, o mesmo que criou o famoso logotipo "I LOVE NY", para desenvolver a marca da cervejaria. Como não tinham recursos para contratar um designer tão famoso, eles propuseram o pagamento com fornecimento vitalício de cerveja, e conseguiram o contrato!

A primeira cerveja foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro de origem alemã Willian Moeller, cujo avô trabalhara como cervejeiro no Brooklyn. Esta primeira cerveja era a Brooklyn Lager, o carro chefe da cervejaria até hoje. Nestes primeiros anos a cerveja era fabricada sob licensa em uma cervejaria localizada na cidade de Utica, no estado de Nova Iorque. Em 1994 eles contrataram o mestre cervejeiro Garret Oliver para desenvolver a planta da nova cervejaria e acompanhar a produção em Utica. A cervejaria do Brooklyn foi aberta no dia 28 de maio de 1996 numa cerimônia que contou com a presença do Michael Jackson, o beer hunter, e do prefeito Rudolph Giuliani. Desde então Garret Oliver desenvolveu várias cervejas diferentes e também um dos livros favoritos dos entusiastas de boas cervejas e boa mesa, o "The Brewmaster`s Table".

Hoje a cervejaria passa por um grande processo de ampliação das atividades e uma nova fábrica será construída fora da cidade de Nova Iorque.

Desde o início deste ano algumas das cervejas da Brooklyn Brewery chegaram ao Brasil. As primeiras a chegar foram as versões Lager, Brown Ale, East India Pale Ale e Local 1. Abaixo as impressões sobre algumas delas.


Brooklyn Lager - Vienna, Lager, 5.2%ABV, garrafa 355ml.

Cor: Cobre, límpida, depósitos no fundo da garrafa.
Espuma: Boa formação e duração de espuma, de cor marfim, boa consistência e estabilidade, deixa muitas marcas.
Aroma: Lúpulo (cítrico, floral, herbáceo), frescor, frutado (limão), malte, caramelo.
Paladar: Malte, doce, caramelo, lúpulo, cítrico, frutado (limão), bom amargor final de boa intensidade e duração, corpo médio, levemente seca.

Deliciosa! Aroma e sabor intensos de lúpulo fresco. O malte aparece para balancear o conjunto, mas fica em segundo plano. Se esta cerveja é o carro chefe da cervejaria, aquela que mais vende, fico pensando em como serão as outras.


Brooklyn East India Pale Ale - English India Pale Ale, 6.8%ABV, garrafa 355ml.

Cor: Âmbar escura, límpida.
Espuma: Boa formação e duração, cor marfim, consistente, boa estabilidade, deixa muitas marcas.
Aroma: Lúpulo (cítrico, herbáceo), frutado (tangerina, limão), malte.
Paladar: Lúpulo, malte, caramelo, cítrico, frutado (tangerina, limão), leve picante, condimentado, amargor final de boa intensidade e duração, corpo médio, seca.

Ótima cerveja. Muito lúpulo aromático, com uma complexidade de cítricos muito interessante. No sabor também pude sentir um toque picante, condimentado também advindo dos lúpulos. Esta cerveja tem muitas características de uma IPA americana, mas talves seja classifocada como English IPA por ter menor amargor e intensidade em geral que a maioria das American IPA, além do toque picante e condimentado.


Brooklyn Brown Ale - American Brown Ale, 5.6%ABV, garrafa 355ml.

Cor: Marrom, reflexos vermelho rubi, límpida.
Espuma: Boa formação e duração de espuma, cor bege, boa consistência.
Aroma: Malte, chocolate, torrefação, leve café, lúpulo (herbáceo, leve cítrico).
Malte: Malte, doce, chocolate, torrefação, café, leve acidez, amargor final de média intensidade, acompanhado de torrefação, corpo médio/baixo, seca.

Boa cerveja. A lupulagem aparece bem, exatamente como devemos esperar de uma American Brown Ale, mas não esperem o mesmo amargor encontrado em outras produções americanas. Notas cítricas e herbáceas de lúpulo trazem refrescância ao conjunto, mas o destaque está nas notas de torrefeção e chocolate.

Um comentário:

Anônimo disse...

Provei ontem a Brooklyn Chocolate Stout. A melhor das Brooklyns, simplesmente maravilhosa !

Related Posts with Thumbnails