25 outubro 2010

Maredsous



As cervejas Maredsous levam são produzidas sob licensa pela Duvel Moortgat. Elas originalmente eram fabricadas pelo monastério beneditino de Maredsous e portanto são cervejas de abadia. A tradição de fabricação de cerveja dentro de mosteiros vem desde a idade média na Europa e algumas dessas receitas sobrevivem até hoje.

Outras cervejas feitas dentro de mosteiros são as trapistas. A diferença é que as trapistas são feitas dentro de mosteiros da Ordem Cistercienses da Estrita Observância, ou simplesmente trapista, enquanto as de abadia, apesar de terem suas origens dentro de abadias também católicas, podem e hoje são fabricadas mais em grandes cervejarias com a devida licensa das abadias de origem.

As cervejas Mardesous já estão disponíveis no Brasil há alguns anos e neste último ano passaram por uma mudança na sua imagem, mas não da receita. Abaixo a minhas impressões sobre todas as 3 versões.


Maredsous Blond - Belgian Blond Ale, 6%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada intensa, límpida.
Espuma: Média formação e baixa duração, cor marfim.
Aroma: Malte, frutado, cítrico, condimentado, leve fenólico (cravo).
Paladar: Malte, frutado (laranja, abacaxi), cítrico, condimentado, leve amargor final, corpo médio/baixo.

Boa cerveja. Muito parecida com outras belgas do mesmo estilo.



Maredsous Bruin - Belgian Dubbel, Ale, 8%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom, límpida.
Espuma: Boa formação e duração, cor bege escura, bem consistente, forma picos.
Aroma: Malte, torrefação, chocolate, café, frutado (frutas escuras, passas, ameixa), leve fenólico.
Paladar: Malte, adocicado, torrefação, café, fermento, leve frutado (ameixa), vinho do porto, leve álcool, leve acidez, fenólico, leve amargor final, levemente seca, corpo médio/alto.

Boa cerveja. Bem complexa e ao mesmo tempo fácil de beber. A torrefaçaão tem um grande destaque, lembrando chocolate e café.



Maredsous Tripel - Belgian Tripel, Ale, 10% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cobre, límpida.
Espuma: Boa formação e média duração, cor marfim, bem consistente.
Aroma: Malte, doce, frutado (laranja), cítrico, fenólico, condimentado, picante, álcool.
Paladar: Malte, leve adocicado, frutado (laranja), cítrico, fenólico, picante, álcool, amargor final de boa intensidade e duração, bom corpo.

Boa cerveja. Só por ser uma Tripel eu já fico feliz. Este é um dos meus estilos preferidos e dentre todas as variáveis possíveis (mais frutada, fenólica ou alcoólica), ainda não provei nenhuma que tivesse me decepcionado. Elas reúnem, contraditoriamente, uma leveza e uma complexidade que me encantam, sempre acompanhadas por uma quantidade bem generosa de álcool, único fator que impede o consumo em maiores quantidades na minha opinião.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails