01 junho 2009

Tripel Karmeliet


A cervejaria Bosteels foi criada no ano de 1791 por Evarist Bosteels e está localizada na vila de Buggenhout, na província do Flandres Oriental. A cervejaria ainda permanece sob propriedade da família mesmo depois de 200 anos e sete gerações. Desde 1938, Antoine Bosteels é o responsável pela cervejaria. Este é o local de origem de algumas cervejas bem conhecidas como a Tripel Karmeliet, inúmeras vezes ganhadora de prêmios internacionais, a Pauwel Kwak, que tem um dos copos mais diferentes pois possui uma base de madeira para dar sustentação, e a famosa Champenoise/Biére Brut Deus.

Segundo a cervejaria a Tripel Karmeliet foi inspirada em uma receita de 1679 de um antigo monastério carmelita de Dendermonde. Esta é uma cerveja bem interessante. Ela é feita com três tipos de grãos: cevada, trigo e aveia. Os três grãos são usados de forma malteada e não-malteada, compondo portanto seis tipos de grãos. Outra particularidade desta cerveja é a adição de cascas de laranja, que realmente conferem um bom toque cítrico à cerveja, e de sementes de coentro.


Tripel Karmeliet - Belgian Tripel, Ale, 8.4%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada, turva.
Espuma: Alta formação, média/alta duração, de cor branca, muito consistente, deixando marcas pelo copo.
Aroma: Malte, adocicado, frutado (laranja), cítrico, sementes de coentro, fenólico, picante, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, frutado (laranja), cítrico, sementes de coentro, fenólico, picante, leve álcool, leve amargor, final picante e alcoólico, bom corpo.

Ótima cerveja. O aroma é delicioso com muito destaque para o frutado, lembrando laranja, o cítrico do lúpulo aromático e principalmente as sementes de coentro. No paladar, além do que foi citado, aparecem outras características com mais destaque, principalmente o álcool e o fenólico picante. Uma cerveja deliciosa que refresca quando mais gelada e aquece o corpo à medida que ganha temperatura no copo. Esta geralmente agrada a maioria das pessoas, é quase um consenso. A taça desta cerveja é uma das mais bonitas que já vi. Recomendo a prova.

3 comentários:

Unknown disse...

Essa é uma das cervejas mais gostosas que já tomei.
Parabéns pelo Blog, tem muita informação bacana!

Rodrigo Campos disse...

Oi Vitor,

Obrigado pelo elogio ao blog. Dá muito trabalho!

Quanto à cerveja, como disse ela é quase um consenso. Também já ouvi que existe uma certa variação entre lotes. Alguns são melhores! Vou procurar provar mais lotes para testar.

Abraço.

Jefferson Chicone disse...

Muito boa. Há experimentando agora.

Gostei. Deixa um gosto agradável na boca ao final de cada gole.

Related Posts with Thumbnails