05 junho 2009

Kasteel Triple, Blond, Bruin e Rouge.


A Cervejaria Van Honsebrouck fica no município belga de Ingelmunster, na província de Flandres Oriental. Não existem muitas informações sobre a história desta cervejaria, mas o símbolo da empresa é o castelo que é propriedade da Família Van Honsebrouck e que serviu de inspiração para o nome das suas cervejas mais famosas: as Kasteel Bier ou Bière du Chateau (cerveja do castelo).

Este castelo remonta a 1736 e suas caves são da Idade Média. É um edifício típico da sua época, onde os castelos perderam a função militar para funcionar como residências luxuosas. Várias famílias tiveram a posse do castelo. Em 1986 o castelo foi comprado pela família Van Honsebrouck , que possui histórico de fabricação de cervejas em Ingelmunster desde 1900.

Um dos destaques da degustação destas cervejas é a taça onde são servidas. Existe um castelo de vidro na base da taça, réplica do castelo original.

Outras cervejas fabricadas por esta cervejaria são as Lambics St. Louis (Kriek, Framboise, Gueuze, Faro), a Belgian Strong Ale Brigand e a Flanders Red Ale Bacchus. As St. Louis Kriek e Framboise e a Brigand estão disponíveis no Brasil.


Kasteel Triple - Belgian Tripel, Ale, 11%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar clara, leve tubidez.
Espuma: Média formação, média/baixa duração, cor branca.
Aroma: Malte, doce, frutado (laranja), picante, fenólico, condimentado, lúpulo.
Paladar: Malte, doce, cítrico, frutado (laranja), picante, condimentado, álcool, amargor final, encorpada, alta carbonatação.

Ótima Tripel. É possível sentir uma gama enorme de sabores e aromas, com destaque para o cítrico, o frutado (laranja) e o fenónilo picante. O final é bem amargo, contrastando com a sensação inicial doce. Esta parece ser a única Kasteel refermentada na garrafa. As outras são límpidas devido à filtragem.


Kasteel Blond/Blonde - Belgian Blond, Ale, 7%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada, límpida.
Espuma: Média formação, baixa duração, cor branca, boa consistência, deixa leves marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, fermento, leve picante e fenólico, leve lúpulo.
Paladar: Malte, doce, picante, fenólico, condimentado, final amargo, corpo médio/baixo.

Boa Blond. Uma cerveja pouco complexa e bem próxima de outras Blonds disponíveis no mercado brasileiro. É uma cerveja fácil de beber. Esta cerveja foi lançada em 2008 e a intenção da cervejaria foi de lançar uma cerveja com menor teor alcoólico.


Kasteel Bruin/Brune - Belgian Dark Strong Ale, Ale, 11%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom, reflexos vermelho rubi, límpida.
Espuma: Média formação, baixa duração, cor bege, boa consistência, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, fermento, frutado (cerejas), caramelo, toffee, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, fermento, fruitado (cerejas), picante, caramelo, toffee, leve torrado, álcool, bom amargor final, corpo médio.

Boa cerveja. A presença de maltes escuros adicionou uma nova gama de aromas e sabores, melhorando a complexidade da cerveja. Esta também é mais picante e o álcool se faz presente, melhorando a sensação na boca e o corpo. O aroma frutado desta vez está bem presente lembrando cerejas. O teor alcoólico é alto, 11%, mas ao tomar a cerveja não parece ter nem mesmo 8%, muito bem inserido. Recomendo.


Kasteel Rouge - Fruit Beer, 8%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom avermelhada, reflexos vermelho escuro, límpida.
Espuma: Média formação, baixa duração, cor rosada.
Aroma: Cerejas, doce, xarope de frutas.
Paladar: Doce destacado, cerejas, leve acidez, baixo corpo, baixa carbonatação, leve amargor final.

Geralmente as fruit beers levam algum corante ou flavorizante artificial para conseguir lembrar uma fruta específica. Nesta Kasteel é adicionado suco de cerejas para conseguir o efeito. Também acrescentam açúcar. A cerveja ficou doce demais. Não sei nem se precisava disso, pois a Bruin/Brune é uma cerveja deliciosa com sabor e aroma de cereja sem nem mesmo precisar da adição de suco da fruta.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails