01 março 2009

Thomas Hardy's Ale 2007

Thomas Hardy foi um grande romancista e poeta inglês que viveu de 1840 a 1928. Em 1968, durante um festival que celebrava o 40º aniversário da morte de Thomas Hardy, a cervejaria Eldridge Pope de Dorchester, que tinha suas cervejas muito elogiadas pelo escritor, resolveu lançar esta cerveja em sua homenagem. Hoja a produção é feita pela cervejaria O'Hallon's.

Todas as garrafas são safradas, com o ano da produção, e possuem uma numeração exclusiva. No rótulo da Thomas Hardy's Ale podemos ainda ler uma citação do autor contida no romance The Trumpet Major: "Era da mais bela cor que o olho de um artista poderia desejar em uma cerveja; encorpada, mas viva como um vulcão; picante, porém sem agredir; luminosa como um pôr-do-sol de outono". Esta foi realmente uma ótima maneira de trazer à realidade o que Thomas Hardy imaginou que seria uma ótima cerveja.

Esta é uma Vintage Beer, que matura gradualmente dentro da garrafa e pode ser guardada para ser degustada alguns anos depois. Muitos conhecedores dizem que não se deve tomar uma Thomas Hardy's que tenha somente entre 5 a 10 anos e que ainda podemos guardá-la para ser degustada até 25 anos depois.

A garrafa que eu degustei era do ano 2007 (não dá para esperar tanto!), e tinha a numeração Q51789.


Thomas Hardy's Ale - Barley Wine, Ale, 11.7%ABV, garrafa 250ml.

Cor: Cobre escura/marrom, altamente turva.
Espuma: Quase nenhuma formação espuma, que desaparece totalmente em alguns minutos.
Aroma: Malte, doce, frutado (passas, ameixa, cerejas), caramelo, toffee, rum, melaço, álcool, picante.
Paladar:Malte, doce, frutado (passas, ameixa, cerejas), caramelo, toffee, rum, melaço, álcool, picante, amargor final forte e prolongado, potencializado pela sensação picante, ótimo corpo, textura aveludada.


Que cerveja deliciosa! Ao abrir a tampa, parte do aroma já foi revelado. Ao servir, um pouco de decepção quanto à espuma. Mas ao sentir o aroma na taça já dava para esquecer por completo esta pequena decepção. Ótimo aroma de maltes caramelados e um frutado complexo e delicioso. O sabor é intenso, complexo e delicioso. Não tenho medo de colocá-la entre as melhores cervejas que já tive oportunidade de degustar. Ainda bem que tenho outra garrafinha guardada aqui e ainda pretendo comprar outras, apesar do preço combrado no Brasil (entre 28 e 35 reais). O álcool é bem presente, principalmente no sabor, mas combina muito bem com a potência dos maltes desta cerveja.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, degustei uma 2007 ontem! Também gostei muito dessa cerveja, gostaria de saber onde posso encontrar pra vender aqui no brasil, uma vez que no bar que degustei me custou em torno de 65 reais!

Rodrigo Campos disse...

Oi Bruno,

A Thomas Hardys é uma das melhores cervejas disponíveis no Brasil em minha opinião. Ela geralmente já é mais cara que as outras, até porque vem em uma garrafa menor de 250ml. Mas esse preço que você pagou...

Related Posts with Thumbnails