16 março 2009

Belle-Vue Kriek

Belle-Vue significa bela vista. A cervejaria Belle-Vue foi fundada no ano de 1913 por Philémon Vandenstock e hoje faz parte do grande grupo cervejeiro Anheuser-Bush InBev. As cervejas produzidas por esta cervejaria são todas lambics, de fermentação espontânea, e podem ser encontradas as versões Geuze, Framboise, Kriek e Extra Kriek. Uma marca das Lambics da Belle-Vue é que estas são menos ácidas e mais adocicadas que outras Lambics mais tradicionais, sendo consideradas por isso versões mais comerciais e que assustam menos os consumidores ainda não acostumados com o estilo.

Saiba mais sobre o processo de fabricação de cervejas Lambic clicando aqui.

A Belle Vue Kriek inicia como uma Gueuze envelhecida por 3 anos em barris de carvalho. Cerejas ácidas são maceradas junto com esta cerveja e mais 1 ano de maturação ocorre. No Brasil, com a importação de algumas cervejas da InBev, foi possível encontrar a Belle-Vue Kriek nos anos de 2007 e 2008. Por hora ela desapareceu das gôndolas de supermercados e lojas especializadas. Eu tinha algumas garrafas dela guardadas e pude registrar a degustação para dividir a experiência com os leitores do blog.


Belle-Vue Kriek - Fruit Lambic, Lambic, 5.1%ABV, garrafa 375ml.

Cor: Vermelha, límpida.
Espuma: Boa formação e média/baixa duração, cor rosada, boa consistência, deixando muitas marcas pelo copo.
Aroma: Doce, cerejas, acidez, avinagrado.
Paladar: Doce, cerejas, acidez, avinagrado, alta carbonatação, corpo médio, final bem azedo seguido por sensação doce.

Cerveja boa e diferente. Apesar de ser uma versão mais comercial e menos ácida que as Lambics mais tradicionais, ainda assim apresenta uma boa complexidade e demonstra bem o que é o estilo. É uma ótima cerveja para se iniciar no mundo das Lambics. A presença de cerejas é bem forte e deixa a cerveja com um azedo bem marcante. É algo que me agrada muito mas pode assustar algumas pessoas. Por ser muito doce, também pode se tornar enjoativa em grandes quantidades. Pode ser considerada uma cerveja de sobremesa.


Fiz um teste harmonizando a Belle-Vue Kriek com chocolate amargo e com um chocolate branco com pedaços de frutas vermelhas fabricado por uma grande marca brasileira. Com o chocolate amargo ocorreu uma harmonização por contraste entre o amargo do chocolate e o doce e azedo da cerveja. No caso do chocolate branco, ocorreu uma harmonização por semelhança entre o azedo presente nas frutas vermelhas e na cerveja, além do aspecto doce também em comum.

2 comentários:

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Essa Kriek, a única Lambic que já tomei, assusta, pricipalmente para quem não está acostumado, mas isso não quer dizer que a experiência não seja interessante!!

Me espantei quando você diz que essa é "light", se comparada a outras lambics.

Fiz há algum tempo uma postagem no Pão e Cerveja, sobre a Belle-Vue Kriek, na qual coloquei a minha percepção: cerveja levemente ácida, seca, com gosto de vinho misturado com bala de menta.

E viva as diferenças, caro amigo!

Um abraço,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Oi Jean,

A Belle-Vue é bem light se comparada com as Lambics mais tradicionais. Tive a oportunidade de provar uma Cantillon e ela é extremamente ácida e avinagrada. Não são cervejas que agradam paladares ainda pouco acostumados, mas me agradam muito. Estou curioso para provar as outras produções da Cantillon. Realmente gosto cada um tem o seu, mas sempre recomendo a prova.

Um abraço.

Related Posts with Thumbnails