18 abril 2011

Bierland Vienna



A cervejaria Bierland foi inaugurada em dezembro de 2003, na cidade de Blumenau. O nome da cervejaria significa terra da cerveja em homenagem à cidade. No início eles começaram fabricando somente chopes. Os primeiros foram o Pilsen e o Amber Ale. Em 2005 o portifólio foi modificado. O chope Pilsen continuou e foram lançados o Weizen e o Bock. A Partir do segundo semestre de 2009 foi instalada uma linha de engarrafamento, permitindo a venda das cervejas em garrafas de 600 ml. Depois disso, o primeiro lançamento foi a Pale Ale. Agora no início de 2011 saiu o novo lançamento, a Bierland Vienna.

O estilo Vienna guarda muita semelhança com as Marzen/ Oktoberfestbiers feitas durante o século 19. Apesar de ter inspiração nas tradicionais Viennas, que tradicionalmente são bem maltadas, esta da Bierland tem um toque de lúpulos americanos que deixam a cerveja bem cítrica e com um amargor mais marcante.

A Bierland está com bons planos para seus consumidores e já anuncia o lançamento de mais duas novidades para este ano: uma Imperial Stout e uma Strong Golden Ale. Claramente percebemos que as primeras receitas da cervejaria eram da tradicional escola alemã mas que agora eles também apostam em estilos mais ousados de outras escolas. Não vejo a hora de provar estas novidades também.


Já conheci pessoalmente a cervejaria em 2008. No dia, mesmo com a visitação já encerrada, o mestre cervejeiro Ilceu Dimer me chamou pessoalmente e fez questão de me apresentar à cervejaria. Nunca esqueço a forma gentil e simpática que fui recebido por ele. Além do mestre Ilceu, hoje também trabalha na cervejaria o amigo Paulo Feijão, sommelier de cerveja e editor do portal obiercevando.


Bierland Vienna - Vienna Lager (American Amber/ Red Lager), 5.4% ABV, garrafa 600ml.

Cor: Cobre, límpida.
Espuma: Média formação e baixa duração, cor bege clara.
Aroma: Malte, biscoito, adocicado, caramelo, lúpulo (herbáceo, cítrico, laranja, grapefruit).
Paladar: Malte, biscoito, caramelo, lúpulo (herbáceo, cítrico, laranja, grapefruit), amargor final de boa intensidade e duração, corpo médio, seca.

Ótima cerveja. Boa presença de malte, puxando mais para biscoito e caramelo, e de lúpulo também, com notas herbáceas e cítricas. No final o conjunto fica bem agradável, com ótimo drinkability e bastante personalidade. O amargor é bem presente, me agrada muito pessoalmente, mas não é típico das Viennas européias tardicionais. Por esse motivo acho que ela poderia ser classificada também como American Amber/ Red Lager. Esse estilo não é reconhecido pelo BJCP mas tem ótimas representantes disponíveis no Brasil como Eisenbahn 5 e Brooklyn Lager. Seria ótimo ter uma cerveja como essa perto de casa para comprar sempre que desse vontade. Com certeza seria uma cerveja frequente no meu copo.

5 comentários:

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

A Viena da Bierland realmente é uma cerveja especial.
No último sábado, dia 9/4, a ACervA Catarinense participou do Stammtisch que aconteceu na charmosa cidade de Blumenau, e tivemos um barril de 50 litros de Bierland Viena, além de excelentes cervejas artesanais, fechando a festa com um saborosíssimo hidromel de um ano e meio.
Abraço,

Jean Claudi.

Anônimo disse...

Caro Rodrigo,

Ficamos muito felizes com seus comentários. Sr. Dimer está aqui comigo dividindo esta felicidade em ter atendido as expectativas.
Quando estávamos desenhando o perfil da Vienna, resolver dar forte personalidade a ela, por isso os lúpulos americanos, porém não poderíamos deixa-los de fora do perfil sensorial da cerveja, dai eles aparecem com maestria agregando aroma e sabor.
Realmente a história conta sobre a familiriaridade da Oktoberfest/Märzen com a Viena, e se você reparar, veja como as Oktoberfest tem um perfil de amargor mais acentuado, obviamente que o malte tem boa presença, mas elas também tem lúpulo nobre no preparo. Então a Vienna de Dreher talvez tenha tido um perfil de amargor mais elevado que as Viennas que temos hoje no mercado, afinal, até um tempo atrás, amargor significava menos vendas. A Brooklin Lager e a Eisenbahn 5 não tem escrito no rótulo, mas pergunte aos seus criadores a qual estilo elas pertencem ou qual se inspiraram.
Outro detalhe meste, ela tem 5,4% de álcool e não 5.6%.

Grande abraço e espero reencontra-lo em breve.

Paulo Feijão

Rodrigo Campos disse...

Oi Jean,

50 litros da Bierland Vienna deve ter sido uma boa farra.

Abraço.

Rodrigo Campos disse...

Oi Feijão,

Reafirmo aqui minha opinião de que a Vienna de vocês ficou maravilhosa. Como já disse, você agora está responsável por fornecê-la o ano inteiro aqui para Fortaleza!

A Brooklyn Lager e a Eisenbahn 5 são classificadas pelos seu criadores como Viennas também, eu sei, mas esta questão de classificação pode às vezes dar margem para muita discussão. O que importa é que a Vienna da Bierland está deliciosa.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Estimado Rodrigo,

Concordo com todas as palavras e pode deixar que vou me agilizar para não deixar faltar Bierland Vienna ai em Fortaleza para amenizar um pouco o calor.

Abraço

Paulo Feijão

Related Posts with Thumbnails