14 abril 2011

BrewDog



A BrewDog é uma cervejaria localizada em Aberdeenshire, uma das 32 áreas de conselho da Escócia, mais precisamente no nordeste do país. Cansados da monotonia do mercado de cervejas do Reino Unido, Martin e James resolveram fazer sua própria cerveja. Em abril de 2007 eles abriram a cervejaria, quando ambos tinham somente 24 anos de idade.

Eles se dedicam a fazer cervejas inovadoras, excitantes e cheias de sabor, reproduzindo alguns dos estilos clássicos mas com um toque de inovação e a costumeira ousadia da BrewDog. Eles não usam preservativos, aditivos e nem mesmo pasteurizam as cerveja.

Só de visitar o website da cervejaria já podemos perceber que eles são bem diferentes das outras cervejarias do Reino Unido e ao provar suas cervejas percebemos claramente uma influência americana bem forte, com cervejas bem lupuladas e ousadas. Felizmente a linha da BrewDog chegou ao Brasil e hoje já podemos nos deliciar com estas cervejas. Abaixo minhas impressões sobre algumas delas.


BrewDog Trashy Blonde - American Pale Ale, 4.1% ABV, garrafa 330 ml, 40 IBU.

Cor: Dourada, levemente turva.
Espuma: Média formação e duração, cor branca, boa consistência, deixa muitas marcas no copo.
Aroma: Lúpulo (cítrico, frutado, maracujá, laranja, grapefruit, limão, herbáceo), leve malte, mel.
Paladar: Leve malte, mel, leve adocicado, lúpulo (cítrico, frutado, maracujá, laranja, limão, grapefruit, herbáceo), amargor final de grande intensidade e duração, seca, corpo médio/baixo.

Boa cerveja. O lúpulo é protagonista e reina sozinho nesta cerveja. O malte aparece com timidez e acaba deixando a balança pendendo mesmo para o amargor. O aroma e o sabor de lúpulo são ,muito bons e trazem frescor ao conjunto. Ela é feita com lúpuloa Amarillo e Simcoe dos Estados Unidos e Motueka da Nova Zelândia.


BrewDog 5 a.m. Saint - American Amber/ Red Ale, 5% ABV, garrafa 330 ml, 25 IBU.

Cor: Cobre, límpida,
Espuma: Boa formação e média duração, cor bege, boa consistência, deixa marcas.
Aroma: Lúpulo (herbáceo, cítrico, intenso frutado, grapefruit, uva branca), malte, caramelo.
Paladar: malte, caramelo, lúpulo, cítrico, frutado, laranja, uva branca, grapefruit, maracujá, herbáceo, amargor final intenso e duradouro, bem seca, bom corpo,.

Boa cerveja. Uma complexidade de lúpulo muito interessante. São utilizados Amarillo e Nelson Sauvin para aroma e amargor. No dry hopping são utilizados Simcoe, Cascade, Centennial, Ahtanum e Nelson Sauvin novamente. O resultado é uma explosão de aromas e sabores frutados e cítricos com algo herbáceo. O malte já aparece bem aqui através de notas de caramelo, o que dá melhor equilíbrio à cerveja, mas o amargor ainda é bem forte. Eles declaram 25 IBU mas sinceramente aparenta ser muito mais. Acredito que esta é a primeira cervejaria que utiliza o lúpulo Nelson Sauvin a chegar no Brasil. Este lúpulo da Nova Zelândia é famoso por dar notas frutadas de uva e vinho branco às cervejas onde é utilzado.


BrewDog Punk IPA - American India Pale Ale, 6% ABV, garrafa 330 ml, 65 IBU.

Cor: Dourada, lúmpida.
Espuma: Boa formação, média/baixa duração, cor marfim, bem consistente, deixa muitas marcas.
Aroma: Lúpulo (herbáceo, cítrico, intenso frutado, limão, grapefruit), leve malte, biscoito.
Paladar: Lúpulo (herbáceo, cítrico, intenso frutado, limão, grapefruit), leve malte, grãos, amargor inal intenso e duradouro, seca, adstringente, corpo leve/ médio.

Boa cerveja. Nunca vi uma IPA com uma cor tão clara e nem com um perfil de malte tão simples, apesar do uso de um malte tão famoso como o Maris Otter, neste caso na versão Extra Pale. O que fica marcante nela mesmo é a intensa lupulagem, onde são usados Chinook, Crystal e Motueka. Ela possui intensas notas herbáceas e cítricas. O corpo também é abaixo do esperado para o estilo. Uma cerveja desequilibrada para o lado do lúpulo com um amargor que chega a travar a garganta no final de cada gole. Na minha opinião é uma ótima e intensa cerveja, mas que parece muito mais com uma American Pale Ale. Esta versão com 6% ABV foi fabricada pela última vez no final de 2009. A receita foi modificada e a cerveja tem 5.6% ABV e  45 IBU.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails