21 fevereiro 2011

As 50 melhores cervejas de 2010 da revista Prazeres da Mesa



A revista Prazeres da Mesa é umas das publicações brasileiras mais respeitadas na área de gastronomia. Felizmente para nós adoradores de boas cervejas, a revista também reconhece a importância da nossa amada bebida no universo gastronômico. Existe uma coluna fixa na revista, a Mundo de Espuma, comandada pelos especialistas Eduardo Passarelli e André Clemente, sempre abordando assuntos pertinentes ao universo das cervejas especiais. 

Todo ano na publicação de fevereiro, também aparece a lista das 50 melhores cervejas disponíveis no mercado brasileiro. Pelo segundo ano consecutivo eu participo com muito prazer do corpo de jurados convidados para contribuir cada um com a sua própria lista das 50 melhores. Os jurados que participaram da lista este ano foram Ailin Aleixo (Blog Gastrolândia), Jardel Sebba (revista Playboy), Ricardo Amorim (blog CervejaSó), Roberto Fonseca (O Estado de S. Paulo), Miguel Icassatti (Veja São Paulo), Marcelo Cury (médico e sommellier de cervejas), Maurício Beltramelli (site Brejas), Sady Homrich (baterista da banda Nenhum de Nós e apreciador de cerveja), Marcelo Moss (fundador da cervejaria Baden Baden), André Clemente, César Adames, Edu Passarelli e Ricardo Castilho, da equipe da revista Prazeres da Mesa.


Confesso que escolher 50 cervejas entre todas disponíveis no mercado brasileiro não é uma tarefa fácil. Se analisar a lista 50 vezes você inevitavelmente vai mudar algo nela 50 vezes. Nosso mercado, apesar de ser ainda pequeno para o potencial de um país de proporção continental, já possui uma boa quantidade de cervejas de alta qualidade, tanto as importadas como as produções nacionais. Tentei fazer minha lista conter as melhores cervejas que provei no ano, abordando diferentes estilos, mas tentando encaixar em algum ponto da lista algumas cervejas que merecem ser lembradas, principalmente por terem um alto custo benefício e/ou um grande potencial de aumentar o time dos amantes de boas cervejas.

A cerveja que ficou com o primeiro lugar da lista este ano foi a Brooklyn Lager. Uma cerveja realmente deliciosa (que estava presente também na minha lista individual) e que chegou ao país pela primeira já ganhando notoriedade com este prêmio. Na lista estão presentes muitas cervejas brasileiras. As que mais apareceram na lista foram Bamberg (6 cervejas), Colorado (2 cervejas), Falke Bier (2 cervejas) e Eisenbahn (2 cervejas). Inclusive a própria Bamberg foi escolhida a cervejaria brasileira do ano pelos jurados. 

A revista foi lançada semana passada em São Paulo e já deve chegar a todos os pontos de venda do país esta semana. Recomendo a todos a leitura. 

4 comentários:

talespf disse...

não perdeu tempo, hein ? =P

parabéns, ótimo post !

Rodrigo Camargos disse...

Seria interessante postar a lista também! No mais, ótimo post, como sempre!
Parabéns

Edu Passarelli disse...

Rodrigo,

Obrigado por mais um ano de colaboração!

Abraço

Rodrigo Campos disse...

Tales e Rodrigo,

Agradeço os elogios.

Edu,

Foi um prazer fazer parte do juri. Pode contar comigo.

Abraço a todos.

Related Posts with Thumbnails