28 abril 2010

Corsendonk



Corsendonk é o nome de uma linha de cervejas de Abadia fabricadas na Bélgica. O nome Corsendonk veio do Priorado de Corsendonk, localizado na cidade de Oud-Turnhout, na provícia da Antuérpia, no norte da Bélgica.

O Priorado foi fundado no ano de 1398, teve suas atividades encerradas em 1784, mas foi conhecido por ter uma maltaria e uma cervejaria. Em 1789, durante a Revolução Francesa, as propriedades do Priorado de Corsendonk foram confiscadas e colocadas à leilão.

Somente durante o século XIX a atividade de fabricação de cerveja foi retomada por Florentinus Keersmaekers com a cerveja chamada Pater. Em 1790 o Priorado foi restaurado e transformado em um centro de conferências e seminários. Em 1982 a marca Corsendonk foi revitalizada e a produção da cerveja foi terceirizada para a cervejaria Du Bocq.

Hoje podemos encontrar duas variedades da cerveja Corsendonk no Brasil: a Agnus Tripel e a Pater Dubbel. Aliás os nomes Agnus e Pater têm conotação religiosa e signifiam cordeiro e pai em latim. A logomarca da Corsendonk também possui grande conotação religiosa e reproduz um  tipo de vitral, típico de igrejas católicas. As garrafas são bonitas e possuem o rótulo serigrafado com somente uma gravatinha diferenciando as duas versões.


Corsendonk Agnus Tripel - Belgian Tripel, Ale, 7.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada intensa, levemente turva.
Espuma: Alta formação e média duração, cor branca, bem consistente, bolhas bem pequenas, deixa muitas marcas no copo.
Aroma: Malte, doce, frutado (laranja), cítrico, picante, lúpulo, condimentado, leve álcool.
Paladar: Malte, leve adocidado, frutado (laranja), cítrico, picante, condimentado, leca álcool, amargor final, bom  corpo, alta carbonatação.

Boa cerveja. Não é a melhor Tripel que já provei, mas todos os aspectos que devem ser esperados estão lá: fruatada, cítrica, picante, condimentada e alcoólica. Destaque para a aparência com uma espuma bem consistente, belíssima, e um "belgian lace" destacado na taça.


Corsendonk Pater Dubbel - Belgian Dubbel, Ale, 7.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom escura, límpida.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege.
Aroma: Malte, leve adocicado, torrefação, frutado (ameixa, passas), fenólico, picante.
Paladar: Mlate, doce, torrefação, frutado (ameixa, passas), fenólico, leve álcool, leve amargor, sensação final picante, carbonatação elevada.

Boa cerveja. Destaque para a torrefação junto com a sensação fenólica, picante e alcoólica.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails