13 abril 2010

Samuel Smith


A cervejaria Samuel Smith fica na cidade de Tadcaster, no condado de North Yorkshire, no Norte da Inglaterra. A cervejaria foi fundada em 1847 mas funciona até hoje no que é considerada a mais antiga cervejaria em Yorkshire. A cervejaria continua independente, ou seja, não foi comprada por nenhum grande grupo cervejeiro, a tendência atual do mundo globalizado.

Também é muito antigo o método de fermentação utilizado na cervejaria. Há 200 anos o Yorkshire Square já era muito utilizado e consistia em tanques quadrados de pedra, com 2 metros de profundidade e abertos onde a cerveja era fermentada. Como as cervejas produzidas no Reino Unido são tradicionalmente de fermentação alta (top fermentation, em inglês, quer dizer fermentação no topo e não alta), ocorre um acúmulo de levedura que parece uma camada de espuma no topo do tanque. Durante o início do processo esta camada de levedura é forçada a se misturar novamente com o líquido, o que torna o trabalho da levedura mais lento, preservando o corpo da cerveja e melhorando a absorção de gás carbônico. Hoje os tanques são  de aço inox pela facilidade de limpeza, mas o método ainda é preservado e é tido como responsável pela cremosidade da cerveja e da espuma. Pouquíssimas cervejarias ainda utilizam o método no Reino Unido. Outra delas é a Black Sheep, também de Yorkshire.

A Samuel Smith produz uma grande variedade de cervejas de ótima qualidade. Infelizmente elas ainda não chegaram no Brasil, mas podem ser encontradas com certa facilidade em nosso vizinho, a Argentina. Quem for passar alguns dias em Buenos Aires não pode deixar de procurar por essas cervejas.

Trouxe comigo em minha mala três versões desta cervejaria inglesa. Divido aqui com vocês a  minha experiência.


Samuel Smith's Old Brewery Pale Ale - English Pale Ale, 5%ABV, garrafa 355ml.

Cor: Cobre, límpida.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege, de bolhas pequenas, bem consistente.
Aroma: Malte, frutado, lúpulo (pinheiro, grama), caramelo, mel.
Paladar: Malte, lúpulo, caramelo, mel, bom amargor final, de boa intensidade e longa duração, corpo médio/baixo.

Boa Pale Ale com ótimo aroma de lúpulo, lembrando pinheiro e grama. No sabor o lúpulo também aparece mas está bem balanceado coma  presença do malte. Assim como toda English Pale Ale, esta também tem um perfil relativamente leve e de alto drinkability mas com muita personalidade, sabor e aroma.


Samuel Smith's Nut Brown Ale - English Brown Ale, 5%ABV, garrafa 355ml.

Cor: Cobre escura/ marrom, límpida.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege amarelada, de bolhas pequenas, boa consistância.
Aroma: Malte, adocicado, caramelo, toffee, frutos secos (castanhas), leve lúpulo.
Paladar: Malte, doce, caramelo, toffee, frutos secos (castanhas), bom amargor final, de média intensidade e duração, bom corpo.

Boa cerveja. O malte predomina no conjunto com notas de caramelo e toffee. A presença de frutos secos pode ser bem noatada no aroma e no sabor. Bom conjunto.


Samuel Smith's Imperial Stout - Imperial Stout, Ale, 7%ABV, garrafa 355ml.

Cor: Preta opaca.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege escura, de bolhas bempequenas, boa consistância, deixa marcas no copo.
Aroma: Malte, torrefação, chocolate, café, leve frutado (uva passa).
Paladar: Malte, torrefação, chocolate amargo, café, leve frutado (uva passa), leve acidez (torrefação), bom amargor, sensação final de amargor e torrefação, bom corpo, textura densa, levemente seca.

Ótima cerveja. Predomínio das sensações proporcionadas pela torrefação, lembrando muito chocolate amargo e café. A torrefação também contribui para a sensação de amargor e uma leve acidez no sabor que não chega a incomodar. A textura é bem densa e preenche a boca. Conjunto muito harmonioso, complexo e delicioso. Esta é até agora a melhor Imperial Stout que já provei. As outras não eram das mais conhecidas e por isso fico muito curioso com outras do estilo produzidas por cervejarias consagradas e que reconhecidamente fabriquem grandes cervejas. Deve combinar muito com sobremesas à base de chocolate, mas sozinha ela também é espetacular. Esta é uma daquelas cervejas para beber com muita calma, saboreando. Agradeço ao colega Eduardo Deleuze por me proporcionar a oportunidade de prová-la.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails