14 março 2010

Turismo cervejeiro em Buenos Aires IV - Buller Brewpub


 Fachada do Buller Brewpub na Recoleta.

Minha última parada no tour cervejeiro em Buenos Aires foi o bar Buller Brewpub. Eles fabricam a cerveja servida no local. A única maneira de provar as cervejas feitas por eles é indo a um dos dois endereços que eles têm em Buenos Aires, um no calçadão em frente ao famoso cemitério da Recoleta onde eles realmente elaboram as cervejas, e a filial no centro, o Buller Downtown (rua Paraguay, 428) bem perto da rua Florida e do The Kilkenny Irish Pub, já citado no outro post. Para quem vai visitar a cidade pode programar uma visita aos dois locais no mesmo dia.

 Buller Downtown no centro.

O endereço no centro era bem perto do meu hotel. Passei em frente somente para conhecer. Preferi ir à Recoleta para conhecer o local onde eles fazem a cerveja. O local é bem movimentado e descontraído. Como não tinha muito tempo naquele dia preferi pedir somente o Sampler que é uma amostra de degustação com todas as cervejas fabricadas na casa servidas como chope.



Todas as cervejas são servidas em mini Pints de 100ml . Com essa quantidade tão pequena de cada, eles não serviam muita espuma e por isso não fiz avaliação desse quesito. As cervejas disponíveis são a Light Lager, Hefeweissen, Honey Beer, Oktoberfest, India Pale Ale e Dry Stout. Leia minhas impressões sobre cada uma abaixo:

 Sampler com amostras das seis cervejas da casa. 
Infelizmente a luz no local não era das melhores para uma boa fotografia.
Na ordem: Light Lager, Hefeweissen, Honey Beer, Oktoberfest, India Pale Ale e Dry Stout.

Buller Light Lager - 4.5%ABV.

Cor: Dourada, leve turbidez.
Aroma: Malte, lúpulo.
Paladar: Malte, lúpulo, leve amargor.

Uma Lager com bom toque de lúpulo de amargor. Esta é a menos interesante de todas.

Buller Hefeweissen - 5%ABV.

Cor: Amarela, bem turva.
Aroma: Malte, cravo destacado, tutti-frutti, leve banana.
Paladar: Malte, cravo destacado, tutti-frutti, leve banana, amargor final, acidez, cítrico, alta carbonatação.

Weiss com maior toque de lúpulo do que encontramos nas tradicionais German Weissbiers, gerando sabores cítricos e um amargor mais presente.

Buller Honey Beer - 8.5%ABV.

Cor: Âmbar, límpida.
Aroma: Malte, doce, álcool.
Paladar: Malte, doce, álcool, lúpulo, leve cítrico, bom amargor final, de média intensidade e boa duração, levemente seca, corpo médio.

Boa cerveja. Bom balanço de lúpulo com a doçura do mel.

Buller Oktoberfest - 5.5%ABV.

Cor: Âmbar escura, límpida.
Aroma: Malte, cereais(?), lúpulo.
Paladar: Malte, lúpulo, bom amargor final.

Boa cerveja. Leve e de alto drinkability. O amargor parece ser tímido de início, mas depois aparece bem e surpreende.

Buller India Pale Ale - 6%ABV.

Cor: Cobre, límpida.
Aroma: Malte, caramelo, lúpulo.
Paladar: Malte, caramelo, lúpulo, bom amargor final, de boa intensidade e duração, seca, corpo médio. 

Boa cerveja. Na minha opinião é uma das duas melhores.

Buller Dry Stout - 5.8%ABV.

Cor: Preta opaca.
Aroma: Malte, torrefação, café, leve chocolate(?).
Paladar: Malte, torrefação, café, leve chocolate(?), bom amargor, com boa intensidade e duração, corpo médio/baixo.

Boa cerveja. Esta também está entre as duas melhores em minha opinião. Ela é servida com gás nitrogênio para dar o efeito cascata.

Estes foram os locais que visitei em Buenos Aires. Existe um outro Brewpub em Buenos Aires que eu gostaria muito de ter conhecido, o da cervejaria Antares. Hoje o único endereço fica no bairro de Palermo e lá existem as cervejas feitas em Mar del Plata, local da cervejaria. Infelizmente não tive oportunidade de passar por lá. A Antares talvez seja a micro cervejaria mais consolidada entre as artesanais argentinas. As cervejas da Antares podem ser encontradas em vários locais, desde bares e pubs especializados, lojas de cervejas artesanais e também em supermercados. Provei algumas por lá e também trouxe outras comigo, incluindo duas versões especiais que lançadas uma vez ao ano. Depois elas aparecerão aqui no blog.

As outras artesanais somente podem ser encontradas em locais especializados mesmo. Os dois principais supermercados para comprar uma cerveja são o Carrefour (com 2 endereços perto do centro e de pontos turísticos mais famosos como o Obelisco e a av. 9 de julio) e o Jumbo, que fica mais afastado no bairro de Palermo. É possível encontrar várias cervejas importadas como Samuel Smith (Imperial Stout,  Taddy Porter, Nut Brown Ale, Puro Brewed Lager, India Ale, Old Brewery Pale Ale),  Pilsner Urquell, Unibroue (incluindo a Terrible, não encontrada no Brasil), Staropramen,  Hofmark (Weisse e Pils), Leffe (incluindo a Radieuse, tão difícil de encontrar no Brasil), Maredsuous, Chimay, entre outras. Destaque para os preços que são bem melhores do que encontramos aqui no Brasil, principalmente quando encontramos algumas promoções.

Aproveito o post para agradecer uma pessoa que me deu boas dicas de locais para visitar e de cervejas para provar na cidade e também me ajudou a colocar as mão em duas grandes cervejas que estavam em falta nos mercados, o Eduardo Delleuze, autor do blog el baron de las cervezas.

6 comentários:

Eduardo Deleuze disse...

Hola Rodrigo,
que bueno que tu breve visita por Buenos Aires haya sido productiva.
No faltará oportunidad para tomar unas cervezas con un poco mas de tiempo.
Un abrazo de un amigo desde Argentina.
saludos!!

Rodrigo Campos disse...

Eduardo,

Agradeço mais uma vez pela ajuda e pelos presentes.

Um grande abraço.

FiL Crux disse...

Olá Rodrigo, tudo bem?

Pretendo ir a Buenos Aires logo logo e quero trazer algumas cervejas. Como você trouxe as suas? Na bagagem de mão ou despachou na mala mesmo? Teve algum "segredo"?

Agradeço se puder me dar algumas dicas para o transporte seguro das nossas preciosas bebidas.

Abraço!

FiL

Rodrigo Campos disse...

Olá Fil Crux,

Em viagens internacionais não é permitido transportar líquidos acima de 100ml na bagagem de mão. Você somente poderá despachar as cervejas, junto com sua mala.

Eu sempre faço isso em minhas viagens (umas 3 vezes todo os anos)e nunca tive problemas. O segredo é embalar bem as cervejas dentro da mala. Use suas roupas, plástico bolha (já costumo levar comigo para todo local que vou), jornal, papel, papelão, enfim tudo que tiver para proteger as garrafas. Tenha muito cuidado com a região das tampas e deixe a mala bem cheia de preferência para evitar que as garrafas se desloquem e se choquem durante a viagem.

Outra opção é organizar as cervejas em uma caixa de papelão e também despachar, mas as garrafas devem sem bem protegidas e a caixa deve ser bem resistente. Use muita fita adesiva para reforçar a caixa. Até a companhia aérea pode fazer isso.

Na hora de despachar no balcão da cia. aéra avise que tem produto frágil. Peça para colar adesivos de frágil na mala. Eles vão pedir que você assine um termo de compromisso, pois eles não querem se responsabilizaar se algo acontecer com sua mercadoria.

Não fique muito nervoso com a quantidade. Eu já transportei até 35 garrafas dentro de uma mala e ninguém me impediu. Lembre de não extrapolar sua franquia de bagagem.

Em Buenos Aires, não deixe de procurar cerveja nos Supermercados Carrefour (tem 2 na 9 de julio) e Jumbo (em Palermo). Você encontrará ótimas cervejas argentinas e importadas por bons preços.

Boa viagem.

Anônimo disse...

Ola Rodrigo,
seu blog é muito bem feito e vinha acompanhando ele a um bom tempo e gostaria de saber porque voce parou de postar.
Parabens pelo blog e fica o pedido para os posts voltarem.
Um abraço!!!

Anderson

Rodrigo Campos disse...

Oi Anderson,

Realmente tem um certo tempo que não posto nada novo. O trabalho (minha real fonte de renda) está tomando mais o meu tempo nesses últimos meses, mas espero voltar a escrever logo.

Obrigado por acompanhar o blog.

Um abraço.

Related Posts with Thumbnails