04 março 2010

Turismo cervejeiro em Buenos Aires I - The Kilkenny Irish Pub.

  
 Entrada do The Kilkenny.

Viajar é uma das minhas atividades prediletas. Outra delas é conhecer sempre cervejas novas. Sempre que viajo, tento aproveitar para conhecer as cervejas locais e até mesmo visitar alguma cervejaria. Estive em Buenos Aires nos útimos dias de 2009 e pude conhecer melhor o movimento cervejeiro artesanal dos hermanos. Assim como no Brasil, hoje a Argentina tem um movimento microcervejeiro que, apesar de recente, está crescendo e se fortalecendo. Na capital, podemos encontrar alguns bons bares cervejeiros com inúmeras cervejas artesanais locais e algumas importadas, principalmente da Alemanha e da Bélgica.

Meu vôo chegou quase de madrugada. Mesmo assim eu não quis perder tempo, pois ficaria somente por 2 dias úteis e mais um dia que seria um feriado e provavelmente não teria muitos locais abertos com cerveja disponível. Passei no hotel para deixar as malas e já fui conhecer um dos locais que estavam programados em minha agenda, o belíssimo Irish Pub The Kilkenny.


Em sentido horário: placa na entrada do The Kilhenny anunciando as cervejas Gambrinus, placa da Gambrinus na Parede do Pub e imagens da chopeira com saída para as três versões da Gambrinus no andar superior do Pub.

Na porta do Pub já podia ler que eles serviam uma cerveja artesanal: a Gambrinus. Tinha lido sobre ela antes da viagem e, pelo que consta, só pode ser encontrada mesmo no The Kilkenny como chope, ou como os argentinos dizem, "tirada". A Gambrinus pode ser encontrada em três versões: Premium Pilsner, Gaelic Pale Ale e Celtic Sout.

Imagem do balcão no andar infeiror, onde tomei minhas cervejas. Veja or preços cobrados pelas cervejas nos quadros negros.

Os preços das Gambrinus eram de 13 Pesos argentinos (em torno de 6 Reais) pelo Pint da Pilsner e 21 Pesos (em torno de 10 Reais) pelo Pint da Stout e da Pale Ale. Alem delas tinha disponível também Heineken, Grolsh, Paulaner, Warsteiner, Corona, Leffe Blond, Leffe Brune, Staropramen, Stella Artois, Iguana, além de chopes Guinness e Kilkenny (veja os preços de cada uma em Pesos clicando na foto acima).

Comecei pedindo a Celtic Stout pois não sabia se permaneceria por muito tempo devido ao cansaço da viagem e da hora já adiantada. Ele é uma Dry Stout muito boa, fidelíssima com seus sabores de torrefação e café, o amargor bem presente e a sensação final seca. Tentei pedir alguma informação para o barman, mas infelizmente ela não tinha nem idéia do que estava servindo. Se for por lá não perca seu tempo perguntando! Como já tinha pesquisado antes de ir eu já sabia que a cerveja era servida nitrogenada. Logo depois eu pedi a Gaelic Pale Ale, que parece ser uma English Pale Ale ou talvez até mesmo uma Extra Special Bitter pela sua lupulagem intensa. Uma cerveja muito bem feita com sabor de caramelo e lúpulo e um amargor intenso e duradouro. Deliciosa! Ela também é servida nitrogenada e foi uma das melhores cervejas que provei em toda a viagem. Depois da Pale Ale decidi não provar a Pilsner pois já era muito tarde e o dia seguinte prometia.

 
Gambrinus Celtic Sout já depois de um pequeno gole e Gambrinus Gaelic Pale Ale com um resquício do efeito cascata provocado pelo nitrogênio. Recomendadas!

Para quem quiser visitar o The Kilkenny, ele fica muito próximo da maioria dos hotéis no centro da cidade, na Rua Marcelo T. de Alvear, 399. Eu mesmo fui andando do meu hotel, bem perto da conhecida rua Florida. O Pub é belíssimo, principalmente no pavimento superior onde tem um grande salão com vitrais muito bonitos. Além disso, as cervejas são muito boas e têm preços bem melhores do que encontramos aqui no Brasil.

Aguardem por mais lugares e cervejas nos próximos posts.

9 comentários:

Tatiana disse...

Estive lá há pouco tempo e não fui nesse. Não deu tempo.

Da próxima vez...

beijos

Rodrigo Campos disse...

Oi Tatiana,

Também não consegui visitar todos os lugares que eu queria, mas gostei desse aqui. As cervejas estavam muito boas mesmo.


Abraço.

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Viagem ruim, hein?
Viajar já é muito bom e viajar conhecendo cervejas e lugares cervejeiros é melhor ainda.
Abraço,
Jean Claudi.

Manzapivo disse...

Ola Rodrigo.

Vou para Rio de Janeiro em abril, e gostaria uns conselhos sobre as cervejarias, lojas de cerveja e pubs cariocas.

Agradeço muito sua atençao.

Un abraço.

Rodrigo Campos disse...

Oi Jean,

O espírito é exatamente este. Sempre tento conhecer lugares que têm também algum programna cervejeiro para fazer.

Abraço.

Rodrigo Campos disse...

Olá Jorge Mario (Manzapivo),

Na cidade do Rio mesmo não tem nenhuma cervejaria (até onde eu saiba). Cervejaria somente em cidades próximas.

Lugares para beber cerveja eu indico:

Beertaste: localizado na Barra da Tijuca. O dono, Leo Oliveira, é apaixonadíssimo por cerveja. O link
do blog do Beertaste está na barra lateral aqui do meu blog.

Belgian Beer Paradise: loja do maior importador de cerveja belga do Brasil. Fica dentro de um shopping no Bairo de Ipanema. Rua Visconde de Piraja 580 LJ 213.

Lapa Café: tem uma variedade muito grande. Fica na rua Gomes Freire, 457, na Lapa.

Outro lugar que recomendo para comprar cerveja e talvez levar com você para a Colômbia é a rede de supermercados Zona Sul. Procura os endereços na internet pois são vários. No website deles você já pode ver também as cervejas disponíveis e os preços.

Por enquanto lembrei desses locais. Se alguém do Rio estiver lendo e quiser colaborar com o nosso amigo colombiano...

Jean disse...

Prezado Jorge e Rodrigo,

Há o restaurante Vice-Rey (http://www.vice-rey.com.br/abertura_portugues.html) na Barra da Tijuca, que elabora cerveja artesanal, conforme a dica do blog Almoçário ("http://almocario.blogspot.com/2009/12/excelente-chope-artesanal-fabricado.html".
O blog Almoçario é de autoria do Padilha, um carioca, cervejeiro artesanal, colega da Acerva Catarinense, que morava em Florianópolis, e que agora está novamente no Rio. Espero ter ajudado. Abraço,

Jean Claudi.

Manzapivo disse...

Rodrigo, muito obrigado pela colaboraçao, eu tenherei em conta.

Unknown disse...

Estou pensando em ir a Buenos Aires, mas como fazer para trazer cerveja no avião? quantidade e embalagem? se possivel mande-me uma mensagem em alissoncapistrano@gmail.com

Related Posts with Thumbnails