09 fevereiro 2010

Stone IPA


A Stone Brewing Co. surgiu de uma parceiria entre dois entusiastas da cerveja. O cervejeiro Steve Wagner e o empresário Greg Kock se conheceram em Los Angeles no ano de 1989. Na oportunidade Steve tocava em uma banda e foi um dos primeiros clientes do estúdio que Greg alugava para ensaios. Anos depois eles se reencontraram durante uma aula de avaliação de cervejas. Durante a aula eles descobriram que não somente compartilhavam da mesma paixão pela cerveja, mas que também tinham gostos parecidos. Durante três anos eles mantiveram contato. Foi inevitável chegar à conclusão de que deveriam abrir a própira cervejaria. Aproveitando os conhecimentos e a experiência de Steve na produção de cerveja e o histórico de sucesso de Greg como empresário eles conseguiram convecer alguns investidores a apostar na dupla. Dessa forma eles compraram os equipamentos necessários para começar os negócios. A cervejaria foi fundada no dia 1º de fevereiro de 2006 na cidade de San Marcos, Califórnia. No dia 26 de julho do mesmo ano eles serviram a primeira cerveja direto do barril na sala de degustação da cervejaria: a Stone Pale Ale.

Em 2006, a cervejaria Stone saiu de San Marcos e instalou-se em uma fábrica com melhor estrutura e maior capacidade de produção na cidade de Escondido, também no estado da Califórnia.

O logotipo da Stone é uma gárgula. No contra-rótulo da cerveja podemos ler em inglês o motivo do uso desta figura gótica: afastar os maus espíritos do mundo moderno como preservativos químicos, aditivos e adjuntos em nossas cervejas. Eles ainda te desafiam: prove uma vez e veja se o trabalho da gárgula não é bem feito!

Contra-rótulo da Stone IPA: muitas informações interessantes como o motivo da gárgula, o perfil da cerveja e a filosofia da cervejaria. 

A Stone sempre se destacou pela excelente qualidade das cervejas que produz. Entre elas posso citar a Stone Arrogant Bastard Ale, a Oaked Arrogant Bastard Ale e a Stone Levitation Ale. Tive a oportunidade de provar as duas últimas em um evento no bar Frangó no ano passado (veja aqui mais detalhes). 

Também  existe uma série de cervejas especiais lançadas por eles e sempre chamada de Stone Vertical Epic. A maior curiosidade dessa séria é que a cervejaé lançada uma vez por ano. A primeira foi em 02/02/02, em seguida em 03/03/03. A última será lançada em 12/12/12. No site deles você poderá ler mais sobre as produções da Stone.

A Stone IPA é uma India Pale Ale, um estilo tradicional britânico onde uma Pale Ale era produzida com maior teor alcoólico e maiores quantidades de lúpulo. Ambos, álcool e lúpulo, têm propriedades conservantes desejáveis às cervejas transportadas nas longas viagens da Inglaterra até a sua colônia, a Índia. A grande diferença da Stone IPA para as tradicionais IPA britânicas está nas variedades de lúpulos utilizadas. Os americanos usam lúpulos locais, típicos da terra do tio Sam, os quais dão um toque diferenciado, geralmente mais cítricos. Além dos tipos de lúpulo, os americanos, que costumam ser superlativos e exagerados em tudo o que fazem, também começaram a colocar quantidades cada vez maiores de lúpulo em suas cervejas. Muitos até discutem se essa adição de tipos de lúpulos diferentes e a busca por cervejas extremas seriam motivo para considerar a existência de uma escola cervejeira americana. O certo é que muito do que eles produzem é realmente intrigante, diferente e gostoso.


Stone IPA - American IPA, Ale, 6.9%ABV, garrafa 355ml.

Cor: Âmbar clara, levemente turva.
Espuma: Boa formação, média duração, cor branca amarelada, média consistência, deixa muitas marcas pelo copo.
Aroma: Lúpulo, floral, pinheiro, cítrico, leve frutado (limão, laranja, grapefruit), malte, caramelo.
Paladar: Leve adocicado, caramelo, lúpulo, pinheiro, cítrico, frutado ( limão, laranja, grapefruit), leve picante, amargor final de grande intensidade e duração, corpo médio.

Ótima cerveja. O aroma é incrível e delicioso. A sensação é quase a mesma de sentir o aroma de um punhado de flores de lúpulo na palma da mão (provavelmente devido ao dry-hopping). É possivel sentir quase todos os elementos que podem vir do lúpulo: floral, pinheiro e cítrico. O malte também aparece com sugestões de caramelo e leve adocicado, dando maior equilíbrio ao conjunto. O sabor segue como o aroma e apresenta notas intensas de lúpulo e pode lembrar um doce de frutas cítricas. Delicioso. O amargor é intenso e duradouro (dura quase 2 minutos na boca depois de um gole). Para quem ainda não está acostumado é uma porrada. Eu adorei!

3 comentários:

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Parabéns pela postagem. Gostei do propósito da gárgula!!

Um abraço,

Jean Claudi.

  disse...

Grande Rodrigo!
 
Mais uma bela e exclusiva degustação. Contei 14 tipos diferentes de cervejas no site da cervejaria. Se você achou os 77 IBU dessa cerveja uma "porrada" (e eu acredito que seja mesmo), imagine os mais de 100 de outra IPA deles, chamada "Ruination"!
 
Pelo seu depoimento e pelo que vejo no site, é uma bela micro, com produtos realmente diferenciados e que despertam a nossa "cobiça".
 
Um abraço!

Rodrigo Campos disse...

Oi Jean,

Obrigado por mais um elogio! Também gostei muito da criatividade do pessoal da Stone. Bem que essa gárgula poderia fazer pelo menos um estágio em determinadas cervejarias brasileiras!

Olá Claudinei,

Eu também notei esta evolução de IBU com a Ruination. Fiquei imaginando como seria a sensação! Estava programando escrever no post os tipos de lúpulo utilizados e o IBU dela, mas esqueci! Valeu pela lembrança.

Realmente seria muito bom poder tomar uma Stone por aqui sempre que desse vontade, principalmente se fosse por um preço justo!

Abraço.

Related Posts with Thumbnails