11 julho 2009

Um gostinho americano na Brasil Brau


Estive na Brasil Brau entre os dias 23 e 25 do último mês de junho e as experiências que tive por lá me deixaram muito feliz pela evolução que está ocorrendo no mundo da cerveja artesanal no Brasil. Muitas cervejas de qualidade já estão sendo feitas e muitas outras estão prestes a serem lançadas no mercado nacional. Existem grandes escolas cervejeiras no mundo, entre elas a belga, a inglesa e a alemã. Espero que a escola brasileira seja uma das próximas a conseguir criar uma identidade própria.

Uma das mais novas escolas cervejeiras é a americana, que vem se desenvolvendo fortemente desde a década de 80 e já consegue apresentar cervejas ímpares, curiosíssimas e por que não dizer deliciosas. Minha curiosidade sobre as cervejas americanas já durava um bom tempo e prejudicado pela total impossibilidade de encontrar cervejas "made in USA" aqui no Brasil, a curiosidade só aumentava cada vez mais. Uma das características das cervejas americanas é a ousadia. Eles não têm medo de arriscar em suas produções e os extremos são sempre explorados. Os lúpulos americanos são sempre utilizados em suas produções e com uma intensidade com a qual não estamos acostumados a ver (ou sentir) por aqui.

Para minha total surpresa, durante a Brasil Brau pude ver que existia um stand da USA Hops. Não sabia ainda o que era a USA Hops mas fiquei curioso e me aproximei. Quase perdi o fôlego quando vi que no stand deles tinha uma geladeira cheia de cervejas americanas. Conversei com eles e pude saber que a USA Hops é um tipo de cooperativa de produtores de lúpulo que se uniram para vender seus produtos para as cervejarias. Eles levaram também várias amostras de lúpulos em flores e em pellets. Era possível sentir o aroma e manipular as flores de lúpulo que são raríssimas de serem vistas no Brasil pois não existe cultivo de lúpulo por aqui e para facilitar o transporte geralmente as flores são processadas e compactadas em pellets.

Stand da USA Hops com amostras de lúpulo em potes verdes no primeiro plano e a geladeira à esquerda no último plano.

A geladeira com as novidades.
A foto é do segundo dia do evento e as cervejas mais interessantes já estavam acabando.
Note que além das americanas também tinha as brasileiras Colorado Índica e Demoiselle que também utilizam os lúpulos americanos.


Vamos concordar que ter a oportunidade de pegar nas flores de lúpulo, esfregar nas mãos, sentir os aromas e perceber a diferença entre as diversas variedades são experiências maravilhosas mas nada se compara a fazer a degustação das cervejas. Aquelas que estavam na geladeira do stand foram levadas justamente para degustação e eram cervejas que usavam os lúpulos fornecidos pela USA Hops. Lá podíamos encontrar as seguintes cervejas:

Quadro com informações sobre as cervejas disponíveis no stand.
Clique na imagem para ler.

Colorado Kölsch (Steam Works Brewing Co.) - Não é a Colorado brasileira esta é americana mesmo e não é o nome da cervejaria, somente desta cerveja do estilo alemão típico de Colônia. Ela se apresenta como uma típica Kölsch de cor amarela pálida e sabores e aromas remetendo ao malte com leve frutado (limão). A grande diferença desta para outras do estilo que já tinha provado era a maior presença de lúpulo que podia ser notada com um cítrico bem presente no aroma e um leve amargor final.

Infelizmente esqueci de fotografar esta no evento.
Coloquei aqui uma fotografia de divulgação da cervejaria.
Também é possível ver as garrafas na foto da geladeira.


Widmer Hefeweizen (Widmer Brothers Brewing Company) - Ao ler hefeweizen no rótulo esperava uma típica cerveja de trigo alemã, mas o que encontrei foi uma American Wheat Ale, uma versão americana das cervejas de trigo. Nestas não encontramos as características típicas das alemãs como banana e cravo. São menos complexas e mais leves. Mais uma vez pude sentir uma maior presença de lúpulo, lembrando limão e cítrico com um leve amargor final.

Steam Engine Lager (Steam Works Brewing Co.) - Minha primeira Steam Beer que tem como referência a conhecida Anchor Steam Beer da cervejaria Anchor de São Francisco. Este é um estilo típico americano que surgiu por volta dos anos de 1800 na Califórnia onde era utilizado um fermento lager para fermentar a temperaturas mais altas, pois a refrigeração ainda era um luxo. Uma boa cerveja com presença de aspectos ligados ao malte, como caramelo e mel. Mais uma vez vemos um bom destaque também do lúpulo que aparece com toques cítricos e um final seco com leve amargor.

5 Barrel Pale Ale (Odell Brewing Company) - Uma típica English Pale Ale de cor âmbar com boa presença de malte e caramelo. Mais uma vez o destaque estava no lúpulo com boa presença tanto no aroma quanto no sabor com toques cítricos e um amargor final de boa intensidade e duração.


Firestone Pale 31 (Firestone Walker Brewing Co.)
- Uma American Pale Ale deliciosa. Com apenas 38 IBU esta cervejinha, que tem a presença de maltes no sabor e no aroma, tem seu destaque exatamente no lúpulo. Incrível como ficou extremamente floral e cítrica, lembrando limão puro (assim como escrevi em minhas anotações na oportunidade) e com um ótimo amargor final de longa duração.


Stone IPA (Stone Brewing Company) - Deixei para falar da melhor de todas por último. Apesar de aparecer aqui somente agora, esta foi a que mais provei durante o evento. A cervejaria Stone já é bem famosa nos EUA e no mundo entre os amantes de boas cervejas e esta era uma das que mais tinha curiosidade em degustar. Ela é uma American India Pale Ale. O estilo tem inspiração nas tradicionais IPA's inglesas com o toque dos lúpulos americanos que trazem um diferencial especial nas cervejas. Esta é uma cerveja espetacular e o padrão de amargor era diferente de tudo que já tinha provado. Com 77 IBU ela é muito mais amarga que qualquer outra IPA que já tinha provado. Uma delícia com aroma incrívelmente intenso de lúpulos florais e cítricos, lembrando laranja e grapefruit. No sabor tudo isso se repete, mas aparece um amargor incrível, intenso, longo e seco que pede o tempo todo por um novo gole. Adorei. Esta é uma porrada de lúpulo e agrada aos verdadeiros lupulomaníacos. Pude confirmar que realmente faço parte deste grupo.

Um pouco da curiosidade que tinha sobre as produções americanas pôde ser eliminada. Com estas cervejas eu já estava bem satisfeito mas eu não esperava pelo que ainda ocorreria. No dia 24 os americanos da USA Hops promoveram um evento no bar Frangó onde outras cervejas puderam ser degustadas. Simplesmente fiquei sem palavras. Vou deixar aqui algumas fotos do que tinha por lá. Vou tentar comentar mais sobre cada uma delas depois. Vocês não perdem por esperar. A conclusão que tenho depois de tudo isso é que não consigo entender porque não existem cervejas americanas aqui no Brasil. Por que os importadores ainda não demonstraram interesse nelas?

Lagers e Stouts.

Variadas Ales.

India Pale Ales.

4 comentários:

HellBeer disse...

Ninguém no Brasil Brau falou sobre a possibilidade de trazer algumas delas para o Brasil?

Rodrigo Campos disse...

Olá HellBeer,

Apareceu um comentário de que o Marcelo Carneiro da cervejaria Colorado de Ribeirão Preto poderá representar estas cervejas por aqui. Ele já utiliza os lúpulos americanos e conhece os caras. Mas ainda não existe nada definido (não que eu saiba).

Abraço.

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Que assunto chato esse de cerveja, lúpulo, cervejeiros... você deve ter odiado a Brasil Brau, né?

Eu lendo a tua postagem e de outros blogs amigos sobre a feira, dá uma sensação de que perdi a oportunidade. Inveja, boa, viu?

Como comentei no blog do Feijão, que quando falamos do assunto cerveja paracemos crianças, falo por mim certamente, quando vamos ao parque de diversões.

Um abraço e parabéns pela postagem,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Jean,

Realmente você perdeu um evento maravilhoso. Não deu para conhecer você por lá, mas conheci o co-autor do Pão e Cerveja o Raphael Tonera. O cara é gente finíssima e estava muito bem no stand da Schornstein com a sua Imperial Stout. Manda um abraço para ele.

Obrigado pelo elogio e grande abraço.

Related Posts with Thumbnails