20 janeiro 2010

Sabtiem




Quem acha que cerveja é "coisa" de homem? Com certeza muitos acham, mas eu não penso assim! Muito pelo contrário. Ter uma companhia para poder compartilhar de boas cervejas é maravilhoso, se a companhia puder ser feminina fica melhor ainda.

No Rio de Janeiro, um grupo de mulheres que aprendeu a gostar de cervejas especiais decidiu se reunir com frequência para apreciá-las em grupo e aprender mais sobre elas. Este grupo recebeu o nome de FemAle Carioca. As FemAle Tatiana, Luciane, Eduarda, Talita, Regina e Flávia são verdadeiras apaixonadas por cerveja e tiveram apoio muito forte de seus maridos e familiares, afinal a Tatiana é esposa do Leonardo Botto, um dos homebrewers mais conhecidos do país, A Luciane é esposa do Mauro Nogueira, que ensinou o Botto a fazer cerveja, a Eduarda é irmã do Tiago Dardeau, que fundou a Confraria do Marquês junto com o Mauro Nogueira, e a Regina é mãe da Eduarda e do Tiago Dardeau. Ao se conhecerem nos encontros da ACervA Carioca, elas decidiram criar um grupo de mulheres apreciadoras de cervejas. Hoje, além de aproveitar as cervejas disponíveis no mercado, elas já estão produzindo suas cervejas em casa com algumas receitas bem criativas e outras mais tradicionais.

Já tive a oportunidade de conhecê-las pessoalmente durante a Brasil Brau, principalmente a Tatiana e a Luciane, e pude reencontrá-las durante o Concurso Nacional de Cervejas Artesanais que ocorreu no Rio de Janeiro. Lá eu pude provar algumas cervejas produzidas por elas. Neste post vou mostrar a Sabtiem, uma Red Ale fabricada por todas as FemAles durante uma leva coletiva. Veja como foi a fabricação da cerveja clicando aqui.



O nome da cerveja foi tirado da Larousse da Cerveja. Segundo o livro, Sabtiem era o nome dado às mulheres que fabricavam cerveja na Babilônia e na Suméria, em torno de 4000 a.C. Elas tinham muito prestígio e eram consideradas pessoas especiais com poderes quase divinos (muito provavelmente por conseguirem fazer uma mágica na transformação daquele líquido que inebriava). Para quem não sabe, o trabalho de fabricar cerveja nos povos antigos era uma função das mulheres e esse trabalho somente se tornou masculino depois que a fabricação da cerveja saiu de casa e virou uma atividade comercial.


Fui presenteado com uma Sabtiem e pude trazê-la comigo para Fortaleza. Vou dividir minhas impressões aqui com vocês: 




Sabtiem - Red Ale, 7%ABV, garrafa 350ml.

Cor: Marrom, reflexos vermelho rubi, límpida.
Espuma: Boa formação e duração, cor bege, bolhas bem pequenas, boa consistência.
Aroma: Malte, adocicado, caramelo, lúpulo.
Paladar: Malte, adocicado, leve torrado, caramelo, lúpulo, amargor final, leve álcool, levemente seca, bom corpo.

Boa cerveja. Bom equilíbrio entre malte e lúpulo com um aroma bem gostoso inicial, lembrando caramelo e lúpulo, e um sabor adocicado, torrado e seco.

Um comentário:

Bruno Apocalypse disse...

Olá! Acabo de conhecer o blog! Bacana d+! Abraços.

Bruno Apocalypse
Coleção de Long Neck: (http://www.apocalypse.com.br/)

Related Posts with Thumbnails