30 agosto 2009

Evento de degustação de cervejas Grupo Schincariol e Pão de Açúcar em Fortaleza


Neste último Sábado, dia 29 de agosto, tivemos uma grande surpresa ao ser brindados com um evento de degustação de cervejas aqui em Fortaleza. O evento foi fruto da parceria entre a distribuidora regional do Grupo Schincariol e a loja Pão de Açúcar Náutico. Fui convidado para comparecer ao evento através da Cristina, gerente da loja Pão de Açúcar, que sempre tem que ouvir as minhas sugestões para as gôndolas de cervejas especiais mas sempre me atende muito bem.

O evento foi muito bom. Começou com uma palestra do Júlio César, gerente regional da Schincariol, sobre a linha de cervejas especiais do grupo: Baden Baden, Eisenbahn e Devassa. Pudemos degustar algumas cervejas das marcas e confraternizar com outras pessoas interessadas em conhecer produtos diferenciados. Foi muito bom ver que apesar de ainda pouco difundida por aqui, a cultura de consumo de cervejas especiais tem público e muita capacidade de crescer ainda em nossa cidade. A maioria das pessoas presentes ainda não conhecia as cervejas e ficou surpresa com a qualidade dos produtos. Algumas já levaram garrafas das preferidas do dia para repetir a experiência em casa. Novas pessoas foram iniciadas no mundo da cerveja especial.


Como resultado deste encontro, posso dizer que existe uma possibilidade de formar uma confraria de degustação de cerveja especial em Fortaleza. Esta seria uma bela oportunidade de fortalecer a cultura da boa cerveja por aqui. A promessa do pessoal que organizou o evento é de repetir a dose em outras lojas do Pão de Açúcar na cidade. Vou divulgar aqui no blog quando souber de mais detalhes para prestigiar os amantes da boa bebida.

10 comentários:

Davi Viana disse...

Cara, adorei seu blog, virei leitor. Agora me diz, onde você consegue essas cervejas? Sou de Fortaleza também e adoro degustar!

Rodrigo Campos disse...

Oi Davi,

Fico feliz que você goste tanto do blog. Sou um verdadeiro apaixonado por cervejas especiais e é um prazer ajudar outras pessoas que compartilham da mesma paixão ou querem apreder a gostar tanto quanto eu.

Minhas duas principais fontes de cervejas diferentes são as viagens que faço (dentro do Brasil mesmo, onde trago a mala cheia de cervejas) e as compras em lojas que vendem pela internet (nono bier). Também tenho a ajuda de alguns parentes e amigos que trazem algo de suas viagens, mas numa escala bem menor.

Se precisar de alguma dica pode me contactar.

Danniel Lopes disse...

Rodrigo ja te mandei um e-mail uma vez, já estou morando em Mossoró, e pretendo ir a Fortaleza pelo menos uma vez por mes.

Assim que for irei na loja do del passeo que voce indicou para dar uma olhada, enquanto isso continuo gastando meu rico dinheirinho em fretes e fretes do nonobier

Se a ideia da confraria for em frente, apesar de morar em Mossoró, tenho interesse em participar, se os encontros forem no fim de semana

[]s

Rodrigo Campos disse...

Oi Danniel,

Lembro de você.

Infelizmente a loja do shopping que recomendei está ficando cada vez menos interessante, mas ainda tem algo por lá.

A confraria é algo que realmente tenho vontatde de criar, mas a dificuldade é grande: reunir pessoas interessadas, conseguir parceiros, encontrar variedade de cervejas,... Espero que não demore!

Pianista de Boteco disse...

Parabéns pelo blog! Já li vários artigos nos arquivos e alguns foram esclarecedores. Sou aqui de Florianópolis, SC, e também sou um apreciador de cervejas especiais. Que pena que aí em Fortaleza não é tão comum cervejas como Eisenbahn e Devassa, por aqui são encontradas facilmente. Agora, cervejas importadas top de linha como Chimay, Duvel, Licher, etc, só encontramos mesmo em dois lugares aqui: Academia da Cerveja e Supermercado Angeloni.

Abraço
Diego Stecanela
tecladista, administrador e apreciador da boa cerveja.

Rodrigo Campos disse...

Olá Diego,

Algumas dessas que você citou até que podem ser encontradas aqui. Eisenbahn tem, mas geralmente só encontramos a Weizenbier, a Natural, a Dunkel e a Pale Ale. Weizenbock e Strong Golden Ale às vezes e as outras nunca! Importadas tem algumas mas não tem continuidade de estoque e também não são as minhas preferidas belgas. Um dia melhora!

Quando estive em Floripa ano passado eu conheci um restaurante que tinha boa variedade de cervejas especiais na lagoa da Conceição: o Cantina da Freguesia. Você conhece? O done é gente boa e estava sempre por lá!

Obrigado pelo elogio ao blog.

Jorge Fulerage disse...

Rodrigo, fiz um curso de cerveja caseira neste fim de semana no Rio de Janeiro com o pessoal da Confraria do Marques e eles me falaram de você. Tenho interesse na confraria em Fortaleza. Sabes quando será o próximo evento de degustação aqui em Fortaleza ?

Jorge
jorge@fulerage.com

Rodrigo Campos disse...

Jorge,

O pessoal da Confraria do Marquês é muito bom e sabe bem o que faz. Ainda nao fiz um corso com eles mas tenho muita vontade.

Mandei um e-mail para você. Que tal começarmos a produzir algo por aqui?

Ricardo Martins disse...

Mas como é que eu vou te encontrar exatamente aqui Rodrigo!!!! Cara, sou um super apreciador de Cervejas mas pouco conhecedor. Acabei de chagar de Belo Horizonte e achei o máximo a Backer Medieval. Você sabe como comprar esta cerveja? Já entrei no site da Backer mas não vendem. Prazer em vê-lo por aqui. Grande abraço. Ricardo Martins.
Fortaleza-CE.
Periodontista e Cervejologista.

Rodrigo Campos disse...

Olá Dr Ricardo,

Que bom encontrar você aqui no blog. Sinal de que a cultura cervejeira está se espalhando e o meu trabalho com o blog está dando certo.

Encontrar a Backer Medieval aqui é bem difícil. Acho que nunca teve (pelo que eu saiba). Já encontrei Backer à venda no restaurante Vila Mosquito, mas não tinha Medieval.

O telefone deles é o 32267422. Caso não encontre com eles você pode pedir em quantidade de algumas lojas de outros estados. Só terá que pagar o frete a mais. Sei de um local em BH que vende bem barato e mesmo com o frete vale a pena.

Se quiser alguma dica pode me contactar por e-mail. Será um prazer.

Um abraço.

Related Posts with Thumbnails