26 agosto 2009

Waterloo

As cervejas Waterloo apesar de serem propriedade da Belgian Beer Tradition, são fabricadas na Brasserie Du Bocq. O nome da cerveja é uma homenagem à Batalha de Waterloo, que fica na Bélgica, ocorrida em 1815. Durante 100 dias as tropas de Napoleão Bonaparte enfrentaram tropas aliadas de vários países europeus que queriam reinstaurar as monarquias e os territórios que existiam antes do surto de grandeza do famoso baixinho francês. Com a derrota das tropas francesas Napoleão foi preso e enviado para o exílio na ilha de Santa Helena, onde faleceu em 1821.

Segundo o web site da Belgian Beer Tradition, as origens da cerveja remetem ao ano de 1815, o início da batalha, mas não descreve de que forma isso ocorreu. Nos rótulos é possível ver uma ilustração da batalha com soldados erguendo suas espadas.


Waterloo Tripel Blond - Belgian Tripel, Ale, 7.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar, turva, presença de muitos sedimentos.
Espuma: Alta formação, média duração, cor branca, bem consistente, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, rapadura, cítrico.
Paladar: Malte, doce, frutado, fermento, leve cítrico, fenólico, picante, álcool, amargor final, bom corpo.

Boa cerveja. Muito peculiar. No aroma não é tão complexa mas muito interessante. O que predomina é a sensação doce que lembra até mesmo rapadura e um leve cítrico. Já no paladar aparecem fermento, picante e o álcool para se somar a um ótimo corpo com um leve amargor final. A espuma é belíssima, de alta formação, bem consistente e deixa muitas marcas pelo copo.


Waterloo Double Dark - Belgian Strong Darke Ale, Ale, 8.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cobre escura/marrom, reflexos vermelho rubi.
Espuma: Alta formação, média duração, cor bege escura, cosistência média, deixa muitas marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, fermento, torrado, frutado (ameixa), caramelo, toffee, chocolate, picante.
Paladar: Mlate, doce, fermento, torrado, frutado (ameixa), caramelo, toffee, chocolate, picante, álcool, amargor, final picante e amargo, bom corpo.

Boa cerveja. O conjunto é bem agradável e possui uma boa complexidade. Bem frutada com boa presença de aspectos ligados aos maltes escuros que lembram caramelo, toffee e a torrefação. O corpo possui uma boa densidade e o álcool contribui para tornar o conjunto mais interessante.

Um comentário:

Anônimo disse...

DEGUSTEI A WATERLOO TRIPEL, BELA CERVEJA !!!


WAGNER

Related Posts with Thumbnails