09 agosto 2009

Backer Medieval

A Backer é uma cervejaria mineira da cidade de Belo Horizonte. A cervejaria surgiu no ano de 1998 através da fabricação de chopes, mas as primeiras cervejas engarrafadas surgiram somente em 2005. A Backer produz as cervejas Pilsen, Pale Ale, Trigo e Brown, esta última com aroma artificial de chocolate. São cervejas relativamente fáceis de encontrar, pricipalmente nos estados das regiões Sul e Sudeste.

Neste ano de 2009 a cervejaria lançou um produto cheio de sofisticação, a Backer Medieval. O visual da cerveja Medieval ficou bem interessante. A garrafa âmbar é baixinha e gordinha, lembrando as garrafas típicas belgas, e o vidro ainda é jateado, o que deixa a apresentação ainda mais bonita. O rótulo parece papel antigo, tem vários símbolos planetários utilizados na astrologia e as letras remetem a algo realmente medieval. O maior destaque na apresentação talvez seja o lacre de cera vermelha na tampa. O objetivo deste lacre é criar um ritual para a abertura de uma garrafa da Backer Medieval derretendo o lacre com a chama de uma vela.

Lacre de cera vermelha na tampa.

Ritual de abertura da Medieval com a chama de uma vela.

Símbolo revelado na tampa depois do derretimento da cera.
São cinco tampas diferentes para colecionar.

Consulte o quadro acima para saber o que o símbolo da sua tampinha significa.

Fiz questão de seguir o ritual proposto pela cervejaria e o conteúdo da garrafa não decepcionou. Esta aqui é sem dúvida alguma a minha Backer preferida. O líquido é digno da garrafa que tem e a receita é de autoria do mestre cervejeiro Paulo Schiaveto, responsável por outras boas cervejas feitas no Brasil.


Backer Medieval - Belgian Blond Ale, Ale, 6.7%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar escura, límpida.
Espuma: Boa formação e média/baixa duração, de cor amarela clara, com boa consistência.
Aroma: Malte, adocicado, frutado (banana), fenólico, picante, condimentado, leve álcool, lúpulo.
Paladar: Malte, adocicado, leve frutado (banana), fenólico, picante, leve álcool, leve amargor final com alguma duração, corpo médio, carbonatação média, sensação final picante e amarga.

Boa cerveja. A começar pelo conjunto garrafa, rótulo e ritual de serviço ela já se destaca. Felizmente não decepciona pelo líquido. Uma boa Belgian Blond Ale digna das melhores que temos disponíveis no Brasil. Cerveja leve e com um ótimo drinkability mas com um toque de qualidade em todos os detalhes.


2 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, os símbolos das cerveja Bakcer Medieval são símbolos planetários medievais.

http://www.fazfacil.com.br/astrologia/images_astrologia/simbolos.gif

Abraços de Belo Horizonte, Luiz Gustavo

Rodrigo Campos disse...

Luís Gustavo,

Nestes últimos dias eu consegui esta informação em um papelzinho que vinha junto de algumas garrafas da Medieval que vi em São Paulo, mas não tinha ainda visto um quadro destes explicando exatamente o que significa cada símbolo. Gostei tanto da sua ajuda que vou incluir no post um quadro com os símbolos.

Obrigado pela ajuda e pela visita!
Abraço.

Related Posts with Thumbnails