26 março 2009

Delirium Tremens e Delirium Nocturnum


A Brasserie Huyghe nasceu no ano de 1906 quando Léon Huyghe chegou na cidade de Melle, na província de Flandres Oriental na Bélgica, e comprou uma antiga cervejaria. No início, Huyghe deu o nome de Mouterij den Appel à sua cervejaria. Durante a I Guerra Mundial, os tanques de brassagem e fervura foram todos confiscados pelos invasores alemães pois eram de cobre. Estes tanques tiveram que ser repostos depois. Somente em 1938 a cervejaria recebeu o nome de Brasserie Léon Huyghe.

Até 1985, o foco da cervejaria era a produção de cerveja pilsen. Depois de grandes investimentos em uma reforma radical na empresa é que a produção de cervejas Ales foi iniciada. A mais conhecida delas é a Delirium Tremens, uma Belgian Strong Ale que foi produzida pela primeira vez no dia 26 de dezembro de 1989. Esta cerveja é o resultado do uso de três diferentes tipos de fermento. Sua embalagem é bem diferente, sendo a garrafa branca, lembrando o aspecto de cerâmica, e no rótulo um elefante cor-de-rosa é o principal elemento. Provavelmente a garrafa da Bohemia Confraria foi inspirada nesta aqui. A Delirium Tremens ficou famosa no mundo cervejeiro e já foi considerada a melhor cerveja do mundo quando recebeu a medalha de ouro no World Beer Champioship em Chicago no ano de 1998.



O nome Delirium Tremens, em latin, é utilizado para descrever a reação de psicose causada pela abstinência em alcoólatras. Deve ser por isso que o símbolo da cerveja é um elefante cor-de-rosa. Quando esta cerveja chegou pela primeira vez ao mercado americano tiveram que recolher todas as garrafas pois existe uma lei por lá que proíbe o incentivo ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Acreditava-se que seu nome provocava as pessoas a beber como loucos além de ser ofensivo àqueles que possuíam a reação (delirium tremens) verdadeiramente. Ela foi durante esta época comercializada com o nome de Mateen Tripel nos EUA.

Hoje a cervejaria produz também na linha da Delirium Tremens, a Delirium Nocturnum e a Delirium Noel, sazonal de Natal. Outras cervejas como as famosas fruit beers Floris também fazem parte do portifólio da empresa.


Delirium Tremens - Belgian Golden Strong Ale, Ale, 8.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada, levemente turva.
Espuma: Boa formação e média duração, de cor branca, boa consistência.
Aroma: Malte, doce, frutado (abacaxi), fermento, fenólico, picante, condimentado,leve álcool.
Paladar: Malte, doce, frutado (abacaxi), fenólico, picante, condimentado, álcool, bom amargor final, bom corpo.

Ótima cerveja. Uma clássica belga que deve ser degustada por todos que se interessam por boas cervejas. Esta belezinha é encontrada com muita facilidade por toda a Europa, até mesmo em supermercados. Esta garrafinha aí foi comprada pelo meu irmão no El Corte Inglês de Lisboa por 2 Euros. Pena que não seja tão fácil de comprá-la aqui no Brasil, considerando tanto o preço quanto a disponibilidade.



Delirium Nocturnum - Belgian Dark Strong Ale, Ale, 8.%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom, turva, presença de muitos sedimentos de fermento.
Espuma: Alta formação e média duração, cor bege escura, boa consistência.
Aroma: Malte, doce, frutado (ameixas, passas), caramelo, toffee, torrado, fermento, fenólico, picante, condimentado, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, frutado (ameixas, passas), caramelo, toffee, fenólico, picante, condimentado, leve torrado, leve acidez, álcool, amargor final potencializado pela sensação alcoólica e picante, ótimo corpo, licoroso.

Ótima cerveja. Bem complexa e saborosa. Tanto o aroma quanto o sabor são muito bons, com boa presença de maltes, um bom frutado lembrando frutas escuras secas e bastante fenólica. Bom amargor no final. O corpo é maravilhoso, bem denso e licoroso. Uma cerveja muito prazerosa de se beber. Esta felizmente já está bem mais fácil de ser encontrada no Brasil. Uma loja virtual está vendendo ela já desde 2008.



O Delirium Café é um bar que faz parte da empresa sendo localizado em Bruxelas, com filiais nos EUA, Japão e Suécia e que já esteve no livro do recordes com a maior carta de cervejas do mundo. Geralmente estão disponíveis para os clientes do bar cerca de 2.000 cervejas diferentes. Visite o site do bar clicando aqui.

12 comentários:

Unknown disse...

Você sabe quem importa em SP?

Rodrigo Campos disse...

Olá grzeca,

Com certeza o Xavier do Belgiam Beer Paradise importa. Mas sei que a importadora Armazém do Nono também traz ao Brasil a Delirium Nocturnum, vendendo na loja virtual pela net (Nono Bier).

Um abraço.

Rodrigo Campos disse...

Só atualizando, hoje quem traz as cervejas da Delirium por melhor preço é a Buena Beer.

Gustavo disse...

Muito boa. Depois que experimente a Red fiquei viciado, difícil é pagar o preço pois é carinha ela.

Unknown disse...

Ola pessoal, eu moro no Chui, fronteira com o uruguai e nos free dops tem a delirium tremens, a delirium nocturum e a versao natalina ue e tipo bock ( avermelhada) posso conseguir qualquer quantidade.
Em qualuer loja online esta por R$23,90 eu condigo por R$15,00 .
felipeggomez@hotmail.com

Unknown disse...

Eae Felipe! Comprei uma de cada, 750ml.
58,50 com frete.
Mas vou te mandar um email em breve!! VLW, abraço.

Unknown disse...

Muito bom post e melhor ainda essas cervejas!!! Delirium tremens e nocturnum sao uma delicia! aqui no mestre cervejeiro de londrina, nós vendemos essas belezuras... quem tiver afim de provar, venha nos visitar! abracos

Unknown disse...

Aqui em limeira sp tem todas elas no oconnell pub av piracicaba numero 497

Unknown disse...

Venha nos fazer uma visita

Unknown disse...

Aqui em limeira sp tem todas elas no oconnell pub av piracicaba numero 497

Anônimo disse...

Vou acompanhar vocês... bjs

Unknown disse...

Temos aqui na Av. Imperatriz Leopoldina 670 São Paulo.

Related Posts with Thumbnails