04 março 2009

Baden Baden Tripel


A micro cervejaria Baden Baden é uma das pioneiras no Brasil no ramo de cerveja artesanal e uma das mais conhecidas também. Ela foi fundada na cidade de Campos do Jordão no interior de São Paulo e já possui uma linha de 11 cervejas diferentes, todas disponibilizadas em garrafas exclusivas de 600ml.

-Red Ale: A primeira e mais conhecida de todas. É do estilo Barley Wine e outrora já foi considerada como a melhor cerveja feita no Brasil. Pode ser guardada por alguns anos e é a minha preferida desta cervejaria.
-Stout: Ganhadora da medalha de ouro no European Beer Star em 2008 com ótima presença de maltes torrados, lembrando café, e um bom amargor.
-Bock: Uma bock bem maltada e levemente amarga.
-Golden: Uma Golden Ale de perfil bem refrescante e levemente doce.


-Cristal: Uma american lager leve e de pouco amargor no perfil das industriais nacionais.
-1999: Uma Bitter Ale com bom perfil de maltes caramelados e um bom amargor final.
-Celebration Verão: Uma cerveja de trigo sazonal que não lembra muito as cervejas de trigo alemãs.
-Celebration Inverno: Uma doppelbock também sazonal.
-Christmas Beer: Uma ale bem leve e doce também sazonal.
-Weiss: Uma cerveja de trigo tradicional alemã, com um bom perfil frutado (banana) e fenólico (cravo).
-Tripel: Segundo o fabricante, uma cerveja Tripel com uma grande quantidade de maltes em sua receita e com impressionantes 14% de álcool em volume, a cerveja mais alcoólica fabricada no Brasil.


Em outros tempos também era possível encontrar a Baden Baden 20 anos, uma Porter muito gostosa.

Mais recetentemente a cervejaria foi adquirida pelo grupo Schincariol e também iniciou a vender algumas das suas variedades em garrafas de 310ml. Essas são cervejas relativamente fáceis de serem encontradas em todo o Brasil pois são comercializadas por uma grande cadeia de supermercados. Agora com o grupo Schincariol, acredito que a distribuição ficará melhor ainda.

A Baden Baden Tripel foi uma cerveja feita em quantidade limitada, somente 5 mil garrafas, todas numeradas. A apresentação da cerveja é muito bonita. As garrafas são acondicionadas em uma caixa luxuosa e são todas feitas em cerâmica com fechamento do tipo "swing-top" pela Ceramart, uma empresa de Santa Catarina que fabrica canecas em cerâmica para cerveja em estilo alemão e também foi responsavel por fabricar a exclusiva garrafa da cerveja Samuel Adams Utopias, uma raridade dificílima de comprar tanto pela exclusividade como pelo preço.



Tive a oportunidade de degustar e Tripel com o amigo Rodrigo Lemos do BeerArchitecture e as impressões estão abaixo.


Baden Baden Tripel - Tripel , Ale, 14% ABV, garrafa 600ml.

Cor: Cobre escura, límpida.
Espuma: Média formação e baixa duração, cor bege bem clara.
Aroma: Malte, doce, caramelo, álcool.
Paladar: Malte, doce, caramelo, álcool, picante, amargor.

Boa cerveja. Bem maltada e alcoólica. Quanto ao estilo, lembrou muito mais uma Malt Liquor, que é Lager, do que uma Belgiam Tripel. Parecida mesmo com a Samichlaus do rótulo escuro. Esse não é meu estilo favorito pois acho extremamente doce e alcoólico. Na comparação entre estas duas cervejas ainda achei a Baden Baden Tripel mais equilibrada e com o álcool inserido de maneira mais agradável. Esta garrafa era do lote 2 e tinha a numeração 4969, uma das últimas a serem engarrafadas.

2 comentários:

talespf disse...

fala rodrigão!

rapaz, como ia curtir esse fim de semana em casa mesmo, resolvi adicionar um pouco mais de sabor a ele,rsrsrs... fui no PA em adquiri umas garrafinhas: uma Hoegaarden Witbier, uma Eisenbahn Dunkel, uma Stella Artois e uma Bohemia (só pra comparar, hehehe)... antes de degustá-las, tive o cuidado de ler seu blog antes. li o post sobre a Hoegaarden, mas infelizmente não vi nada sobre a Eisenbahn Dunkel :( ... espero ler algo sobre ela no futuro. resumindo, adorei a witbier e a dunkel (que aroma, cor e sabor maravilhosos!!!)... uma pena q deixei a stella artois pro final, pq a decepção foi grande, ahahaha...

abração meu velho!!!

Rodrigo Campos disse...

Olá grande Tales,

Gostei da iniciativa. Acho que estou conseguindo trazer algumas pessoas para o clube.

Realmente a Stella depois de algumas cervejas com mais sabor, deve ter ficado sem graça.

Quanto à Eisenbahn Dunkel, dá uma olhada no novo post! A pedido.

Um abraço.

Related Posts with Thumbnails