24 janeiro 2009

Eisenbahn 5


Neste post vou descrever uma das minhas cervejas prediletas e com certeza uma das melhores cervejas feitas no Brasil.

A cervejaria Eisenbahn, que hoje é propriedade do grupo Schincariol, surgiu como uma empresa familiar no ano de 2002. Cansados da pouca variedade de cervejas produzidas no Brasil, a Família Mendes decidiu abrir a cervejaria Sudbrack com a marca Eisenbahn, que em alemão significa trilho de trem.

No início eram apenas três chopes, o Pilsen, o Dunkel e o Pale Ale. Depois foram surgindo outros produtos até chegar à marca de 14 cervejas diferentes nos dias atuais. Fora as três já citadas temos Kölsch, Pilsen Natural (Orgânica), Weihnachts Ale, Weizenbier, Weizenbock, Rauchbier, Strong Golden Ale, Oktoberfest, Eisenbahn 5, Lust e Lust Prestige, fora duas outras que são edições especiais, a Reserva do Mestre Cervejeiro (que não é mais encontrada) e A Dama do Lago (ganhadora do I concurso Mestre-Cervejeiro, cria do Homebrewer Leonardo Botto).

A Eisenbahn 5 é uma Vienna Lager e foi lançada no mês de julho de 2007 em comemoração aos 5 anos da cervejaria. Esta é a cerveja mais lupulada do Brasil. Durante a fase de maturação ela recebe uma carga extra de lúpulo, processo este conhecido como Dry-Hopping. No ano de 2008 esta cerveja foi certificada no concurso da revista inglesa Beers of the World, o World Beer Awards, vencendo na categoria de melhor Vienna Red.


Eisenbahn 5 - Vienna, Lager, 5.4% ABV, garrafa 355ml.

Cor: Cobre/ alaranjada, límpida.
Espuma: Média formação e média/baixa duração, cor bege clara e boa consistência, deixa muitas marcas no copo.
Aroma: Lúpulo, malte, caramelo, leve doce.
Paladar: Lúpulo, caramelo, malte, leve doce, amargor final longo e delicioso, seca, alta carbonatação, corpo médio/ baixo.

Ótima cerveja. Umas das melhores nacionais. Adoro cervejas lupuladas e por isso sou suspeito ao falar. Impressiona por mostrar como uma Lager pode ser tão rica em aroma e sabor. Viva o lúpulo!

Veja mais sobre a Eisenbahn Lust aqui.

Veja mais sobre a Eisenbahn Oktoberfest aqui.

6 comentários:

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

A 5 realmente é excelente. Ela é "muito bem acabada", super equilibrada... a combinação malte e lúpulo é excelente...

Só degustando pra entender...

Um abraço e parabéns pela postagem,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Olá Jean,

A Eisebahn 5 é uma das melhores nacionais com toda certeza. Incrível amargor, aroma e sabor. Parece até mesmo uma Bitter inglesa, apesar de ser lager e a Bitter uma ale.

Pena que não é fácil encontrar ela aqui em Fortaleza. Tenho que pedir pelo site. Ainda tenho uma garrafinha guardada.

Obrigado pela visita.
Um abraço.

Marco Zimmermann disse...

Olá Rodrigo!
Realmente a 5 tem muitos méritos, e um deles é ser uma das poucas cervejas nacionais onde o lúpulo se destaca.
Parabéns pelo blog!
Marco Zimmermann

Rodrigo Campos disse...

Olá Marco,

É exatamente por isso que gosto tanto da Eisenbah 5. Apesar do amargor pronunciado ser estranho para quem não está acostumado, as cervejas extremamente lupuladas me agradam muito. Com a 5 foi paixão à primeira vista, digo, ao primeiro gole.

Já tinha visto o seu blog em outras oportunidades. Infelizmente não o conhecia ainda quando fui duas vezes ano passado para Floripa. Na segunda vez, antes da abertura da Oktober de Blumenau, fiquei no Campeche! Puxa vida. Poderia ter conhecido vocês e a Opus. São muitos os estilos pelos quais vocês já se aventuraram. Quem dera provar alguns.

Grande abraço.

The Trooper disse...

Ola Rodrigo, obrigado pelos teus comentarios no meu blog, e sem duvida, os produtos Eisenbahn sao muito boms, agora eu gostaria de probar a Lust.

Saudacoes desde Assuncao.

Rodrigo Campos disse...

Olá The Trooper,

Não perca tempo e trate logo de provar a Lust então. Para estar melhor preparado você pode ter um aidéia do irá sentir ao degustá-la lendo o post que fiz sobre ela. Apesar de ser uma cerveja mais cara, é uma experiência bem diferente e prazerosa. Mas não deixe de provar outras como a Weizenbock e a 5, que está neste post. São ótimas.

Agradeço sua visita. Será sempre bem vindo por aqui.

Grande abraço.

Related Posts with Thumbnails