12 setembro 2012

Hopus



A Hopus é uma cerveja belga relativamente nova da Brasserie Lefèbvre. Ela é do estilo Belgian IPA, que em geral segue a receita de uma Belgian Ale com maior presença de amargor e aroma de lúpulo. Essa é uma tendência recente na Bélgica e teve como umas das principais razões o interesse do mercado americano por cervejas com maior protagonismo no lúpulo. A maior parte da produção das cervejarias belgas menores é voltada para exportação.

As cervejas belgas geralmente são refermentadas na garrafa. Diferentemente do que ocorre com cervejas de trigo alemãs, onde o fermento decantado na garrafa é servido junto da cerveja no copo, nas belgas a tradição é de não servir o fermento para preservar uma aparência mais cristalina da cerveja. Deixa-se um pouco da cerveja dentro da garrafa com o fermento (cerca de um dedo), que é servido no copo somente quando este já foi esvaziado. A questão é de tradição mas aparentemente a cerveja fica um pouco mais amarga com a dose de fermento.

Hopus em garrafa swing top e as duas taças separadas.
A taça menor é para servir o fermento separadamente.

Não sei de nenhum outro país que tenha mais cuidado no serviço das cervejas que a Bélgica O cuidado é tanto que até dentro da mesma cervejaria, cada cerveja tem seu copo. Um dos diferenciais da Hopus é  o serviço em 2 taças separadas, sendo uma delas bem pequena para conter a dose de fermento ou "yeast shot". O nome shot descreve ainda melhor a dose de fermento quando vemos que a maioria dos copos de cervejas belgas voltados para este fim tem o mesmo formato dos copos para doses de destilados, os famosos shots. Hoje é possível encontrar outras cervejas belgas com essa mesma forma de serviço mas a Hopus é a que mais tem difundido essa moda nos bares pela Europa.

Já exitem alguns rótulos da Lefèbvre no Brasil. São as Floreffe Blonde, Brune e Tripel. A importadora oficial da marca no Brasil anunciou ontem a chegada de mais uma Floreffe, a Prima Melior, além da Hopus e da Witbier da cervejaria, a Blanche de Bruxelles.  


Hopus - Belgian IPA, 8.3% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada intensa, límpida.
Espuma: Boa formação e duração, cor branca, forma picos, deixa muitas marcas.
Aroma: Lúpulo (herbáceo, picante, condimentado, leve cítrico), leve malte, leve adocicado, leve frutado.
Paladar: Leve malte, leve adocicado, mel, baunilha, leve frutado, lúpulo (herbáceo, picante, condimentado, cítrico), bom amargor, bem seco e cortante, corpo médio.
Yeast Shot: Aparência mais turva e escura, baixa formação e baixíssima duração de espuma, sabor levemente mais amargo.

Boa cerveja. Essa veio comigo na mala direto da Bélgica e devia estar em boas condições. Poderia ter maior complexidade, um frutado mais intenso e definido como na maioria das Belgian Ales. A lupulagem dela é bem interessante. Segundo a cervejaria são cinco tipo diferentes de lúpulo. Arrisco dizer que usam lúpulos nobres da Alemanha e/ou República Tcheca com predominante sensação de herbáceo, condimentado e levemente cítrico. A separação da cerveja em duas taças serve somente para valorizar a estética do serviço mas atire a primeira pedra quem não acha esse um dos maiores charmes das cervejas belgas.

Até o descanso de copo da Hopus tem espaço para as duas taças.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já tem disponível na Taberna Bier.

Related Posts with Thumbnails