06 setembro 2012

Delirium Red



A Delirum Tremens é uma cerveja já bem conhecida no Brasil pelo publico que consome cervejas especiais. Ela com certeza é o produto de maior sucesso da cervejaria belga Huyghe. A garrafa pintada imitando cerâmica e o charmoso elefante cor de rosa com certeza são um tiro certeiro do marketing da cervejaria. 

Um dos últimos rótulos lançados pela cervejaria foi a Delirum Red, uma cerveja frutada da linha Delirium que usa cerejas, suco de cerejas e suco do fruto do sabugueiro, mas também é adoçada e flavorizada artificialmente. A cerveja foi lançada ainda no início de 2011 mas somente agora está chegando no Brasil. Essa aqui foi comprada em Bruxelas mesmo e provada alguns meses antes de chegar no Brasil.


Delirium Red - Fruit Beer, 8.5% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Vermelha escura, refllexos rosados, límpida.
Espuma: Boa formação, média duração, cor rosa clara.
Aroma: Frutas vermelhas, cerejas, adocicado, leve caramelo, levíssimo fenólico, leve álcool.
Paladar: Frutas vermelhas, cerejas, doce intenso, leve caramelo, levíssimo fenólico, condimentado, leve álcool, levíssimo amargor, final adocicado, leve acidez, levemente seca, corpo médio.


Cerveja frutada que leva na realidade suco de frutas. A adição de suco de frutas é comum entre as cervejas de frutas mais comerciais na Bélgica. A Deliruim Red tem características muito próximas de outras fruit beer belgas, como um sabor intenso de frutas vermelhas/cerejas e um adocicado bem presente. Ela fica mais próxima das Fruit Lambics comerciais belgas do que das outras cervejas frutadas produzidas pela Huyghe, as Floris. Ela apresenta um pouco de fenólico condimentado devido provavelmente ao uso da mesma levedura usada nas versões mais conhecidas da cervejaria, Tremens e Nocturnum, e pouco comum em cervejas desse estilo. Outro aspecto diferente é o teor alcoólico relativamente alto para uma fruit beer na Bélgica. Curiosamente é o mesmo teor alcoólico das outras Delirium. Fica a dúvida se a Red teve como receita base alguma das Delirium mais tradicionais. 

4 comentários:

Nicholas Bittencourt disse...

Uma coisa que sempre me confunde são os critérios para liberação de cerveja. Aromatizantes artificiais são proibidos nas cervejas comercializadas em território nacional, mas a Delirium Red consegue permissão para venda. 2 pesos, 2 medidas...

Gustavo disse...

Sou fã dessa cerveja, haja dinheiro para matar minha vontade de bebe-la

Gustavo disse...

Sou fã dessa cerveja, haja dinheiro para matar minha vontade de bebe-la

Anônimo disse...

Ela é ótima, perfeita!!!!

Related Posts with Thumbnails