28 janeiro 2012

Turismo Cervejeiro em Londres - The Kernel Brewery


A cervejaria The Kernel até bem pouco tempo era completamente desconhecida por mim. Fiquei sabendo dela ao pesquisar sobre locais com cervejas interessantes em Londres. Essa é uma cervejaria nova e bem pequena, completamente artesanal. Até as tampas e os rótulos das garrafas são colocados a mão.

A cervejaria foi instalada dentro de uma área de depósitos que ficam abaixo da linha de trem urbano. Todos os sábados a The Kernel abre para o público das 9 da manhã até 3 da tarde. Acho que não existe um esquema de visitação. Pelo que vi nem precisa porque o local é bem pequeno. Não existe uma boa estrutura para receber visitantes mas mesmo assim o local fica cheio. As cervejas é que são o real atrativo. Os visitantes ficam na área externa em uma grande mesa coletiva ou mesmo em velhos bancos de madeira em meio a muito material de demolição. Parece que o vizinho da cervejaria vende material de construção retirado de demolições. Existem alguns vendedores de pães e embutidos artesanais no local mas você também pode aproveitar a proximidade com o Borough Market e comprar algo por lá também para comer junto com as cervejas e passar um bom tempo por lá.

As cervejas valem muito a pena. Eles não fazem Real Ales tradicionais britânicas. As cervejas deles lembram muito as as produções americanas, bem lupuladas, com muitas single hop (cervejas que usam somente uma variedade de lúpulo) Pale Ales e IPAs e algumas Porters e Stouts bem intensas. Não indico necessariamente prová-las na cervejaria, a não ser que não as encontre em nenhum outro local em Londres. Quando estive lé eu encontrei no Euston Tap e no Sourced Market (estação St Pancras) mas segundo o site da cervejaria não é difícil encontrá-las. Em todos os locais o preço era o mesmo, em torno de 3 libras cada garrafa long neck. Você não vai pagar mais barato por comprar direto na cervejaria, talvez só consiga encontrar uma maior variedade.

Provei quatro cervejas do portfólio da The Kernel e divido com vocês a minha experiência. Não deixe de ver o vídeo abaixo que mostra um pouco da produção das cervejas.


The Kernel Pale Ale Stella - American Pale Ale, 5.5% ABV.

Cor âmbar, turva.
Aroma de lúpulo cítrico, maracujá, grapefruit, limão.
Sabor de lúpulo cítrico, frutas tropicais (maracujá, abacaxi, grapefruit), limão, herbáceo, leve malte, caramelo, bom amargor.

Muito boa, refrescante, com bom amargor. Essa é uma American Pale Ale feita exclusivamente com o lúpulo Stella, o qual eu não conhecia. Tem notas de frutas cítricas e tropicais bem interessantes.




The Kernel India Pale Ale Citra - American India Pale Ale, 7.3% ABV.

Cor âmbar escura, turva.
Aroma de lúpulo, cítrico, limão, frutas tropicais (manga), leve adocicado, malte.
Sabor de lúpulo cítrico, frutas tropicais (manga), adocicado, malte, caramelo, bom amargor final, carbonatação média, bom corpo.

Ótima cerveja. Essa é uma India Pale Ale feita somente com o lúpulo Citra, conhecido por ter notas de frutas tropicais que lembram muito manga. Realmente o aroma e sabor da cerveja lembram muito o de uma manga bem madura. Ela é tem bom corpo e teor alcoólico um pouco mais alto mas mesmo assim as notas de frutas cítricas e tropicais contribuem para um conjunto bem refrescante e agradável.



The Kernel India Pale Ale Nelson Sauvin - American India Pale Ale, 8.8% ABV.

Cor âmbar escura, levemente turva.
Aroma de  lúpulo herbáceo, citrico, frutado, uva, leve malte, caramelo
Sabor de lúpulo herbáceo, cítrico, frutado, uva, malte, leve doce, caramelo, amargor final.

Boa cerveja. Essa é uma American IPA feita somente com o lúpulo Nelson Sauvin, o qual dizem lembrar vinho branco ou uvas. As notas de uva não são tão claras assim até porque o herbáceo e cítrico aparecem mais. Talvez pela sugestão você consiga encontrar algo de vinho ou de uva nela.



The Kernel Export India Porter - Porter, 5.9% ABV.

Cor preta quase opaca.
Aroma de torrefação, café, chocolate e lúpulo.
Sabor de torrefação, café expresso, chocolate, final com bom amargor e torrefação, bom corpo.

Boa Porter com notas intensas de torrefação e lúpulo perceptível. Foi consumida com um brownie e a combinação ficou maravilhosa.


4 comentários:

talespf disse...

Parece interessante ! Ótima dica !
:-)

Anônimo disse...

Hola Rodrigo, siguiendo tu relato de locales y cervezas en Londres se puede hacer un curso didáctico de la real ale en su lugar de producción.Excelente selección de pubs - supongo que a mano la guide de CAMRA para hacer la criba ante cientos de pubs disponibles-.
Maravilloso complemento fotográfico. En mi opinión esas cervezas compartidas en el pub - lo que en Irlanda llaman craic- harían la experiencia todavia mas sobresaliente.
De las nuevas micro, supongo que no tuviste tiempo de visitar Meantime.
Gracias por el reportaje de Fullers,y algunos de los pubs reseñados que visitaré seguro en 2012. Una pregunta : ¿ Probaste alguna Vintage en la fabrica o Reserve 2 o 3 ?
Y de wells Youngs - su antiguo rival londinense- que opinas de Bombardier o de Young´s Bitter?
Nuevamente enhorabuena por los posts. Y con agrado sigo leyendo desde España a uno de los mejores bloggers de cerveza del mundo.
Un abrazo
Emilio Beer

Rodrigo Campos disse...

Di Tales,

Interesante é pouco! As cervejas são deliciosas.

Abraço.

Rodrigo Campos disse...

Emilio,

Minha intenção é dividir a experiência no blog para que outras pessoas possam conhecer esses locais também.

Recomendo o guia do CAMRA mas minha pesquisa foi realizada somente na internet mesmo. Alguns Pubs eu nem pesquisei. Há tantos na região mais turística, como o Covent Garden, que basta escolher e entrar.

Não fui na Meantime mas porque não tinha tempo. Foram somente 3 dias em Londres e a cervejaria fica um pouco mais afastada do centro. Fora isso também temos Meantime aqui no Brasil. Preferi escolher uma que não conhecia ainda as cervejas.

Trouxe comigo as Brewers Reserve 2 e 3 mas ainda não bebi. Trouxe também Vintage Ale 2002 e 1999.

Aqui no Brasil temos a Wells Bombardier em garrafa, que eu adoro, mas não bebi ela por lá, até porque não fui em nenhum pub da Wells e Youngs. Ótima cervejaria. Youngs só provei a Chocolate Stouy que também tem aqui no Brasil. Também gosto muito dela.

Agradeço o elogio ao meu trabalho no blog. Fico feliz.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails