19 dezembro 2011

Anchor Our Special Ale (Christmas Ale) 2008



Em países com tradição cervejeira, principalmente a Bélgica, é bem comum o lançamento de receitas para as festividades de fim de ano. Todo final de ano eu gosto de falar sobre algumas cervejas de Natal. Para não perder a tradição hoje eu vou falar sobre a Anchor Our Special Ale, também conhecida como Christmas Ale.

A Anchor é uma cervejaria de São Francisco, na Califórnia, e foi uma das pioneiras no movimento de renascimento da cerveja artesanal nos Estados Unidos durante a década de 70 do século passado. A Anchor e sua cerveja símbolo, a Steam Beer, foram assunto em um outro post no blog. Desde 1975 a Anchor faz sua cerveja de Natal. A receita é sempre de uma Ale com temperos mas muda ligeiramente todos os anos, assim como o rótulo, que sempre traz uma árvore. Segundo o site da cervejaria, as árvores simbolizam o solstício de inverno desde a antiguidade, onde a terra parece nascer novamente junto da nova estação.

Eu tive a oportunidade de provar a Anchor Our Special Ale 2008, que trazia um Jeffrey Pine, uma espécie de pinheiro da América do Norte. Divido com vocês a minha experiência.


Anchor Our Special (Christmas) Ale 2008 - Winter Warmer, Ale, 5.5 ABV, garrafa 330ml.

Espuma: Boa formação, média duração, cor bege escura, boa consistência, deixa muitas marcas no copo.
Cor: Marrom bem escura, leves reflexos vermelho rubi.
Aroma: Malte, torrefação, leve café, caramelo, leve chocolate, frutado (ameixa, passas, banana passa).
Paladar: Malte, torrefação, café, leve caramelo, chocolate amargo, frutado (ameixa, passas), acidez presente (torrefação), amargor final de média intensidade, corpo médio, seca.

Boa cerveja. Ela possui a intensidade de torrefação, café e chocolate de uma Porter com o frutado de uma Dubbel. Bem diferente e gostosa. Ea tem uma acidez um pouco maior do que seria desejável e um amargor bom para o equilíbrio do conjunto, finalizando bem seca.


Veja abaixo um vídeo produzido pela cervejaria este ano sobre a Our Special Ale:

2 comentários:

Claudinei disse...

Bela cerveja, Rodrigo. Seria legal se você provasse e postasse para nós a barley wine deles, a Old Foghorn. Aliás, nem sei ao certo qual o abv dessa cerveja, no site da cervejaria fala 8-10% (?????)

Claudinei

Rodrigo Campos disse...

Oi Claudinei,

Já provei a Old Foghorn. Belíssima English Barley Wine. Farei um post depois.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails