19 dezembro 2011

De Dolle Oerbier




A De Dolle Brouwers com certeza é uma das menores e mais respeitadas cervejarias da Bélgica. De Dolle Brouwers significa cervejeiros malucos. Este espírito pode ser percebido pela identidade visual da cervejaria, com cores berrantes, e seu cervejeiro, Kris Herteller, que sempre comparece a eventos com um blazer bem colorido. A história da cervejaria começa em 1980, quando os irmãos Kris e Jo Herteleer começaram a fazer cerveja a partir de kits de homebrewing vendidos em supermercado. Eles estavam na escola naquele tempo e começaram a fazer diversas cervejas experimentais. Ao entrarem em um concurso em Bruxelas com uma de suas cervejas, a Oerbier, eles ganharam um prêmio. A partir daí decidiram abrir a cervejaria em um prédio de uma antiga cervejaria localizada em Essen, no Flandres Ocidental belga. 

Até hoje a Oerbier é a principal cerveja da De Dolle. Em seu rótulo ela tem um personagem que representa uma célula de levedura com uma pá cervejeira em uma mão e uma taça da Oerbier em outra. A palavra Oerbier significa original, da fonte original. 

Tive a oportunidade de provar essa deliciosa cerveja e divido minha experiência com vocês:


De Dolle Oerbier - Belgian Dark Strong Ale, 9% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom, levísima trubidez.
Espuma: Altíssima formação, média duração, cor bege escura, bem consistente, deixa marcas no copo.
Aroma: Malte, caramelo, adocicado, toffee, frutado (passas), fenólico, condimentado, picante, álcool.
Paladar: Malte, doce, caramelo, toffee, fenólico, leve chocolate, condimentado, picante, frutado (passas), álcool, amargor de média intensidade, final picante e alcoólico, residual doce bem presente, bom corpo, alta carbonatação, seca.

Boa cerveja. Muito intensa, alcoólica e principalmente fenólica, com intensas notas picantes  condimentadas que se prologam ao final de cada gole. Essa é uma das Belgian Dark Strong Ale mais intensas e fenólicas que já provei. Possui também notas de álcool intensas que acabam ficando equilibradas pelo conjunto superlativo. Para completar ela tem um frutado muito bom que lembra passas e notas de malte puxando para caramelo e toffee.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails