13 junho 2011

Revelada a nova cerveja Trapista Mont des Cats


Foto: Danny Tricht, trappistbier.wordpress.com.

Na semana passada, dia 9 de junho, os monges da Abadia de Ste Marie Mont des Cates convocaram a imprensa especializada para uma entrevista coletiva. O objetivo era apresentar a nova cerveja que, apesar de ter o nome da Abadia Trapista localizada na França, ainda não tem o selo de produto Trapista autêntico. A cerveja apresentada é de cor âmbar, tem 7.6% ABV e teve a primeira leva produzida na Abadia de Scourmont, a mesma responsável pelas cervejas Chimay. Para ter o selo de produto Trapista autêntico, a cerveja deve ser produzida dentro do próprio mosteiro. Ao que parece ainda não existem planos de instalar uma cervejaria em Mont des Cates mas a cerveja é descrita no rótulo como sendo trapista.

Mais detalhes, incluindo uma entrevista com os monges e mais fotos da cerveja, no ótimo blog trappistbier.wordpress.com.

3 comentários:

Mariana disse...

Oi Rodrigo!

Bem, é a primeira vez que visito seu blog e quero te parabenizar. Linguagem clara e cheio de informações. Venho conhecendo o prazer de beber cervejas boas de verdade (porque as "comerciais" chegam a ser uma falta de respeito com o consumidor, produtos de baixa qualidade)! Então, eu moro em Salvador e, pelo que percebo, aqui no nordeste é ainda mais complicado encontrar cervejas variadas, os supermercados que vem começando a vender. Gostaria de umas dicas de como "afinar" o paladar, diferenciar os variados tipos de cerveja. Como começou com você? Me indica algo para ler ou é bebendo que se aprende? rs
Agradeço desde já!

Mariana.

Rodrigo Campos disse...

Olá Mariana,

Realmente temos uma maior dificuldade de acesso a boas cervejas no nordeste mas devagarinho isso tem mudado.

Para desenvolver o paladar, como você mesma disse, a melhor forma é treinar mesmo. Mas se puder fazer o treinamento com uma boa base teória você tem mais chaces de aprender. Uma leitura que recomendo é o guia do BJCP. Existem também muitos livros e revistas. Vai lendo tudo que encontrar.

Você deveria também procurar o pessoal da Acerva Bahiana e assim conhecer pessoas já engajadas no processo.

Boa sorte e boas cervejas.

Alberto disse...

dicas legais e inspiradoras
Um Post que complementa Cerveja Trapista http://www.viagembem.net.br/cerveja-trapista/

Related Posts with Thumbnails