08 junho 2011

Antares




Antares é a estrela mais brilhante da constelação de escorpião e durante séculos guiou o destino dos marinheiros. Os amigos Marina, Leo e Pablo escolheram este nome para a que é hoje a maior cervejaria artesanal da Argentina. A história da Antares começa no início da década de 90, quando Marina e Leo foram morar nos Estados Unidos e lá aprenderam a arte de fazer cerveja em casa com o californiano Tim Patterson. Pablo, que era colega de graduação dos outros dois, sem saber o que estava acontecendo, aprendia com livros sobre formas de construir equipamentos para fazer cerveja.

Os três se reencontraram em Mar del Plata e no final da década de 90 resolveram abrir o primeiro Antares Brewpub. Hoje existem mais de 10 Brewpubs da Antares por toda a Argentina. Eles produzem variados estilos de cervejas. Além de serví-las "tiradas" (o mesmo que nosso chope ou o "on tap" dos americanos), eles também vendem suas cervejas engarrafadas.

Eu já devia este post desde o início de 2010, quando voltei de uma visita à Buenos Aires trazendo algumas cervejas artesanais argentinas na mala comigo. 


Antares Scotch Ale - Scotch Ale, 6% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cobre, límpida.
Espuma: Boa formação e duração, cor bege clara, boa consistência, deixa marcas no copo.
Aroma: Malte, leve lúpulo (cítrico), frutado, caramelo, leve amadeirado, leve torrefação.
Paladar: Malte, adocicado, caramelo, frutado, leve toffee, leve lúpulo, leve amadeirado, amargor médio, final adocicado predominante, bom corpo.

Boa cerveja. As Scotch Ales têm como característica principal a predominância dos maltes. Isso ocorre porque os escoceses sempre sofreram com escassez de lúpulo, fazendo com que esse ingrediente sempre ficasse em segundo plano nas cervejas tradicionais desse país. Na Scotch Ale da Antares eles usam uma variedade de lúpulo que cresce na Argentina, um cascade que se adaptou bem na região sul do país. Aliás quase toda microcervejaria argentina utiliza este cascade, que apesar de não ter a intensidade do cascade americano, apresenta as mesmas características cítricas. Esta característica cítrica aparece no aroma dessa cerveja, o que não seria o correto para o estilo, mas também não compromete a qualidade da cerveja. Ela é predominantemente doce mas tem sempre o lúpulo com um amargor médio/baixo que equilibra o conjunto.


Antares Porter - Porter, Ale, 5.5% ABV, garrafa 660ml.

Cor: Marrom bem escura, reflexos vermelho rubi, límpida.
Espuma: Média formação e duração, cor bege, boa consistência, deixa muitas marcas no copo.
Aroma: Malte, torrefação, leve café, leve chocolate, leve lúpulo.
Paladar: Malte, torrefação, café, chocolate, lúpulo, leve acidez, bom amargor final de média intensidade e boa duração, corpo médio.

Boa cerveja. Bons toques de torrefação, café e chocolate vindos dos maltes e um bom amargor do lúpulo. O sabor é mais intenso que o aroma.


Antares Barley Wine - Barley Wine, Ale, 10% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cobre, límpida.
Espuma: Média formação e duração, cor marfim.
Aroma: Malte, caramelo, doce, frutado (frutas cristalizadas), lúpulo (cítrico), leve álcool, picante.
Paladar: Malte, caramelo. doce, frutado (frutas cristalizadas), lúpulo (cítrico), leve álcool, picante, amargor final de boa intensidade e duração, bom corpo.

Boa cerveja. Claramente uma American Barley Wine devido ao aroma de lúpulo cítrico, nesse caso o cascade argentino, mas também pelo amargor mais intenso do que encontramos nas versões inglesas. Já provei a Antares Barley Wine outras vezes e sempre gostei dela. Esta aqui estava em guarda, com mais de 6 meses passados do prazo de validade. Fiquei surpreso como o aroma de lúpulo e o amargor ainda estavam bem preservados.


Antares Imperial Stout - Imperial Stout, Ale, 8.5% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Preta, opaca.
Espuma: Boa formação e duração, cor bege escura, deixa muitas marcas no copo.
Aroma: Malte, torrefação, café, chocolate, leve defumado, leve lúpulo.
Paladar: Malte, torrefação, café, chocolate, leve defumado, acidez, amargor final bem presente, de boa duração e acompanhado de torrefação, corpo médio, seca.

Ótima cerveja. Muito bem feita com um alto padrão de qualidade. O álcool é totalmente imperceptível, muito bem inserido. Podemos sentir intensas notas de torrefação, chocolate, café e até algo defumado. O lúpulo se faz notar levemente no aroma, mas traz um bom amargor ao final de cada gole.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails