30 junho 2011

Liefmans Goudenband



A cervejaria Liefmans é a mais famosa na fabricação de Flanders Brown Ales (oud bruin), um estilo belga clássico típico da região do Flandres Oriental, no norte da Bélgica. O nome do estilo significa marrom velho em referência à cor da cerveja e ao longo processo de fabricação. As cervejas do estilo passam por um longo processo de fermentação e maturação em tanques abertos que pode durar até dois anos. Nesse momento elas desenvolvem um caráter levemente ácido devido a bactérias que contaminam a cerveja, como lactobacilos. Este caráter ácido não chega a ser forte e avinagrado como encontrado nas lambics mais tradicionais, como as Cantillon. Cervejas com diferentes tempos de envelhecimento são misturadas e passam por uma refermentação na garrafa e nova maturação por mais alguns meses.

As Flanders Brown Ales fermentam e maturam em tanques de aço inoxidável, diferentemente das Fladers Red Ales (Rodenbach) que maturam em barris de madeira. O fermento utilizado nas Liefmans veio originalmente da Rodenbach.

Cerveja rolhada e embalada com papel.

A história da cervejaria começou em 1679 na cidade de Oudenaarde. Nas décadas de 70 e 80 ocorreu uma maior popularização da Liefmans, mas em 1991 ela foi adquirida pela cervejaria Riva, de Detergem. Nessa época, o mosto lupulado era fabricado em Detergem e transportado de caminhão para Oudenaarde. Em 2007, a cervejaria Riva entrou em falência. Em 2008, o grupo Duvel Moortgat adquiriu os direitos de fabricação. Hoje a mosto lupulado é feito pela Duvel e da mesma forma transportado até Oudenaarde para o restante do processo de fabricação.

As mais conhecidas cervejas da Liefmans são a Oud Bruin, a Goudenband (que passa pelo maior período de maturação, 2 anos) e a Cuvée-Brut (antigamente chamada somente de Kriekbier - cerveja com adição de cerejas maceradas, maturada por um ano e depois misturada com Oud Bruin e Goudenband). Hoje foi adicionado ao portifólio a Fruitesse (cerveja maturada com cerejas por 18 meses e misturada com suco natural de frutas vermelhas. Antes também existiam outras cervejas, entre elas as mais interessantes eram a Frambozenbier (semelhante à Cuvée-Brut/ Kriekbier só que com adição de framboesas) e a Glühkriek. Inspirada nas receitas de glühwein, um vinho temperado com cravo e canela, esta cerveja tem como base uma Kriekbier e recebe os mesmos temperos, além de anis. A cervejaria recomendava que fosse servida aquecida por banho-maria. Aparentemente não está mais sendo fabricada mas já a vi sendo vendida aqui no Brasil em 2009. Hoje podemos encontrar no Brasil as versões Goudenband, Cuvée-Brut e Fruitesse.


Liefmans Goudenband - Fladers Brown Ale, 8% ABV, garrafa 375ml.

Cor: Marrom, leve turbidez.
Espuma: Média formação e baixa duração, cor bege, bolhas bem pequenas, se desfaz totalmente depois de alguns minutos.
Aroma: Avinagrado, malte, caramelo, adocicado, frutado (frutas vermelhas), madeira bem presente.
Paladar: Avinagrado, acidez, caramelo, frutado (frutas vermelhas, cerejas), madeira, leve álcool, final moderadamente azedo, baixa carbonatação, corpo médio, seca.

Ótima cerveja. Se pensarmos em uma Lambic pela presença de acidez, a Goudenband pode até mesmo ter alguma semelhança mas a diferença está na intensidade da acidez. Talvez possa ser comparada às Lambics menos tradicionais e adocicadas. Ela apresenta notas adocicadas tanto no aroma quanto no sabor mas a acidez que lembra vinagre é mais presente no conjunto que consegue ser bem equilibrado, sem incomodar. Notas de madeira são bem presentes e ajudam a dar maior complexidade ainda à cerveja. No final ela é seca.


Imagem da garrafa sem a embalagem de papel.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails