10 janeiro 2011

Unibroue Terrible


A Unibroue é uma cevejaria canadense que fabrica cervejas de estilo belga. A história desta cervejaria começou em 1991, quando André Dion e Serge Racine compraram uma cervejaria com problemas financeiros. No início de 1992 eles abriram a Unibroue e lançaram a primeira cerveja, a Blanche de Chambly. Chambly é a cidade da província do Quebec onde fica localizada a cervejaria. Muitas cervejas foram lançadas pela Unibrou, sempre com alma belga. Em 2006 a Unibroue foi adquirida pela gigante Japonesa Sapporo.

Chambly Noire, Raftman, Maudite, Don di Dieu, Trois Pistoles e La Fin du Monde são apenas algumas das cervejas produzidas pela Unibroue. Todas estas citadas estiveram disponíveis no Brasil por alguns anos, mas no final de 2009 recebemos a notícia de que a cervejaria não exportaria mais suas cervejas para fora da América do Norte. Uma pena já que algumas destas cervejas eram realmente muito boas. Em 2010 ainda era possível encontar aqui no Brasil algumas garrafas remanescentes das últimas importações.

Uma das cervejas que não chegou comercialmente ao Brasil foi a Terrible, uma versão especial feita no estilo Belgian Dark Strong Ale. Esta garrafa foi comprada no final de 2009 em Buenos Aires. Fui presenteado pelo amigo Eduardo Deleuze, morador da cidade que compartilha da mesma paixão pela cerveja. Mais uma vez agradeço pelo presente e por me dar a oportunidade de provar esta cerveja.


Unibroue Terrible - Belgian Dark Strong Ale, 10.5% ABV, garrafa 750ml.

Cor: Preta, leves reflexos de cor marrom.
Espuma: Boa formação e duração, cor bege, boa consistência.
Aroma: Malte, doce, fermento, frutado (ameixa, passas), fenólica, leve picante.
Paladar: Malte, doce destacado, frutado (ameixa, passas), leve torrefação, fenólico, picante, leve álcool, leve amargor, final doce, picante e alcoólico, bom corpo, textura licorosa, baixa carbonatação.

Boa cerveja. Assim como as outras Ales de inspiração belga da Unibroue, a presença do fermento determina as características mais marcantes. Além da perceptível presença da levedura em si, principalmente no aroma, podemos sentir o fenólico picante bem presente e um bom frutado que lembra frutas escuras. A cerveja apresenta um corpo respeitável com uma textura licorosa. A doçura e o álcool estão bem presentes mas não incomodam. Na verdade estes elementos se equilibram e fazem desta a segunda melhor cerveja da Unbroue na minha opinião, somente atrás da Tripel La Fin du Monde.


4 comentários:

Flavio Roese disse...

Olá Rodrigo,
Essa cerveja guarda semelhança com alguma das escuras da Unibroue?

Abraço.

Flavio.

http://cervejaparadois.blogspot.com

Rodrigo Campos disse...

Olá Flavio,

Quando bebi a Terrible já estava há algum tempo sem beber as outras Unibroue. A memória exata pode falhar, mas não sei se você já notou que todas as Unibroue têm alguma semelhança. O motivo disso é o fermento que deve ser o mesmo para muitas das receitas deles. Outra Unibroue que é também uma Belgian Dark Strong Ale, assim como a Terrible, é a Trois Pistoles. Deve ser a mais parecida entre todas as outras.

Abraço.

Eduardo Deleuze disse...

Rodrigo, muy buena nota, me alegro que te haya gustado al cerveza.
Muchos saludos desde Argentina.

Rodrigo Campos disse...

Olá Eduardo,

Agradeço novamente teu presente. Realmente a cerveja é muito boa mesmo.

Um abraço.

Related Posts with Thumbnails