16 janeiro 2011

Stone Ruination IPA


Mais uma cerveja da Stone no blog. Esta cervejaria californiana ficou famosa pelas suas cervejas extremas e pela irreverência. A Stone Ruination IPA é uma American Double IPA produzida o ano inteiro pela cervejaria. No rótulo podemos ler que esta cerveja é um poema líquido em homenagem à glória do lúpulo.

India Pale Ale (IPA) é um estilo de cerveja típico da Inglaterra surgido durante o século XVIII, época que a Índia era uma colônia inglesa. Segundo relatos, existia a necessidade de fabricar uma cerveja que pudesse ser transportada nas longas viagens de 4 meses entre a Inglaterra e a Índia sem que chegasse estragada. Cervejas com maior teor alcoólico e maior presença de lúpulo conseguiam se manter mais estáveis durante as viagens, já que tanto o álcool como o lúpulo possuem propriedades conservantes. A India Pale Ale foi portanto uma adaptação das tradicionais English Pale Ales (ales pálidas) que, devido ao maior teor alcoólico e à maior proporção de lúpulo, adquiriram mais corpo e amargor.

Voltando à Stone Ruination IPA, ela possui mais de 100 IBU. O IBU (International Bitterness Unit) é a unidade de medida de amargor. Ele é medido de acordo com o tipo de lúpulo usado na cerveja, a quantidade de alfa ácidos (a substância que tem propriedades amargas) desses lúpulos, o tempo de fervura pelo qual passou cada lúpulo e a quantidade utilizada. Apesar de ser uma medida objetiva, a percepção do amargor é algo bem subjetivo, pois depende de outros fatotes, como a quantidade de açúcar residual na cerveja. Quanto mais doce a cerveja, menor será a percepção do amargor. Para se ter uma idéia da magnitude de amargor da Ruination IPA, as cervejas cormerciais comuns brasileiras têm em torno de 10 a 12 IBU. As IPA inglesas clássicas têm em torno de 40 a 60 IBU e as IPA americanas têm de 40 a 70 IBU. A IPA mais básica da Stone tem 77 IBU e já é bem amarga. A corrida pela fabricação da ceveja mais amarga e com maior IBU é algo pelo qual os americanos passam há alguns anos e é bem fácil perceber isso nas prateleiras dos mercados americanos.

Stone Ruination IPA - American Double IPA, Ale, 7.7% ABV, garrafa 355ml.

Cor: Âmbar, levíssima turbidez.
Espuma: Boa formação, média duração, cor marfim, bem consistente, deixa marcas no copo.
Aroma: Lúpulo (cítrico, floral, herbáceo, pinheiro), frutado, laranja, limão, leve malte, caramelo, mel, leve álcool.
Paladar: Malte, caramelo, doce, lúpulo dominante (cítrico, herbáceo), frutado, limão, laranja, leve álcool, amargor final de lata intensidade e duração, bom corpo.

Cerveja extrema. As notas adocicadas de malte e o álcool ajudam a equilibrar as notas amargas, e geralmente são utilizadas para equilibrar cervejas mais amargas como as IPA e ainda mais nas American Double IPA. Na Ruination fica bem fácil perceber a existência de malte, com notas de caramelo e algo de mel, e o álcool também. Apesar disso não existe muito equilíbrio nesta cerveja. O que domina mesmo é o lúpulo, com notas bem complexas herbáceas, de pinheiros, florais, mas principalmente cítricas. O aroma é delicioso. Eles deixam bem claro o que você vai encontrar na cerveja antes mesmo de abrí-la. Até no Pint da Ruination há a inscrição: "I`m very bitter... and I like this", ou seja, sou bem amarga... e adoro isso!

5 comentários:

Lúpuloadicto disse...

Hola compañero. Buscando por internet he descubierto tu blog y me ha gustado mucho. Desde este momento ya te he agregado a los blogs que sigo.


Yo también tengo uno que no se si conoces (lupuloadicto.blogspot.com). Está escrito en español. Si quieres pásate por él y me dices que te parece.

De ahora en adelante te leeré. Un abrazo.

Lúpuloadicto disse...

Por cierto, te he escrito en español porque he pensado que igual lo entendías. Si no es así te escribo en inglés.

Un saludo!!

Rodrigo Campos disse...

Olá Lúpuloadicto,

Pode escrever em espanhol mesmo que eu entendo bem. Obrigado por seguir meu blog. Você deve saber como dá trabalho manter nossos blogs atualizados.

Gostei das receitas em seu blog. Ficaram muito bonitos os pratos.

Um abraço.

Flavio Roese disse...

Olá Rodrigo,
Não sabia do detalhe dos 100 IBU,mas olhando a garrafa que tenho e degustei faz
algum tempo pude confirmar.
Porém dizem que acima de 90 IBU já não é
mais perceptível ao olfato.

Abraço.

Flavio.
http://cervejaparadois.blogspot.com/

Rodrigo Campos disse...

Oi Flavio,

É por aí mesmo! Em torno de 100 IBU o paladar humano não consegue mais distinguir a diferença. Este é o nosso limite de percepção, mas não é do aroma e sim do amargor. Mas outros fatores influenciam muito também na nossa percepção do amargor, como a densidade (quantidade de açúcar) da cerveja. Uma cerveja com 50 IBU pode parecer bem menos amarga que uma de 30 por exemplo, se a primeira tiver muito mais doçura para balacear o amargor. Outras sensações possíveis também podem ajudar a dar este equilíbrio como torrefação, frutado, acidez, carbonatação.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails