22 fevereiro 2010

La Trappe Isid'or



As cervejas La Trappe são fabricadas dentro do monastério de Koningshoeven, na Holanda. Este é o único mosteiro trapista que fabrica cerveja neste país. Todos os outros seis estão na Bélgica. As cervejas trapistas mais conhecidas deste monastério são as La Trappe Blond, Dubbel, Tripel e Quadrupel, além de uma Witbier e uma Bock feita com fermento ale. O objetivo deste post não é apresentar a cervejaria e sua história, mas somente a nova cerveja que foi lançada em 2009 como edição especial. Fico devendo um post com a história completa do mosteiro e das cervejas fabricadas por lá.

A La Trappe Isid'or foi criada para as comemorações dos 125 anos de fabricação de cerveja dentro de Koningshoeven. O primeiro cervjeiro foi o frade Isidorus Laaber e a nova cerveja recebeu seu nome como homenagem. Como regra da Ordem Trapista, parte dos lucros das atividades desenvolvidas pelos mosteiros é utilizada para obras de caridade. No caso da Isid'or, o objetivo era de arrecadar fundos para a construção de um novo mosteiro em Unganda para abrigar os frades que fugiram da guerra civil no Quênia ainda em 2008.

 Rótulo da La Trappe Isid'or que retrata seu 
primeiro mestre-cervejeiro, o frade Isidorus Laaber

Apesar de ter sido lançada como edição especial e limitada, os frades de Koningshoeven tiveram a idéia de perguntar aos amantes das cervejas La Trappe se deveriam continuar a fabricação da Isid'or e definitivamente integrá-la ao portfólio de produtos da cervejaria. A convocação foi realizada através do blog da cervejaria, o Weblog van de abt (ou Blog do Abade, em português). Durante os últimos dia de 2009 e os primeiros dias de 2010 esteve aberta uma votação por e-mail. No final foram recebidos 125 e-mails, dos quais 114 eram positivos à continuidade da fabricação. Uma ótima notícia, pois a cerveja realmente é muito boa. Quem importa as La Trappe no Brasil hoje é a BUW. Será que agora a Isid'or continuará a ser trazida?


La Trappe Isid'or - Belgian Pale Ale, 7.5%ABV, garrafa 750ml.

Cor: Âmbar escura, leve turbidez.
Espuma: Boa formação e média duração, cor bege clara, bolhas bem pequenas, consistente, deixa algumas marcas pelo copo.
Aroma: Malte, adocicado, lúpulo, mel, frutado (laranja, maçã, banana), fenólico, picante.
Paladar: Malte, doce, leve caramelo, mel, lúpulo (cítrico, condimentado), frutado (laranja, maçã, banana), fenólico, picante, leve álcool, amargor final de média intensidade e boa duração, bom corpo, textura aveludada.

Ótima cerveja. Que fermento maravilhoso! A cerveja tem um aroma esterificado maravilhoso, lembrando muitas frutas (laranja, banana, maçã). Ela tem uma boa complexidade, mas mesmo assim um ótimo drinkability. Seria capaz de ficar tomando uma garrafa atrás da outra. Também é possível notar uma bela lupulagem nela. Como curiosidade uma das variedades de lúpulo utilizada é o Perle, mas cultivado dentro do próprio mosteiro. Fiquei  positivamente surpreendido por esta La Trappe.


7 comentários:

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Fiquei lendo o seu comentário sobre a Isid'or e gostei da frase "Seria capaz de ficar tomando uma garrafa atrás da outra",pois acabei de degustar uma cerveja fantástica e tive a mesma sensação.
O espécime em questão foi uma inesquecível Americam IPA elaborada pelo nosso amigo Tonera, com traços de maracujá, balanceados pelo malte e pelo amargor fenomenal...
Desculpe-me, mais ainda estou em êxtase...
Um abraço,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Oi Jean,

Você está em êxtase e eu aqui chupando o dedo! Assim é covardia! Morar tão perto assim do Tonera que sempre faz uma cerveja diferente atrás da outra...

Diz para ele que estou aceitando remessas aqui para Fortaleza.

Abraço.

Eduardo Deleuze disse...

Hola Rodrigo!
Muy buena nota, es una cerveza dificil de conseguir, pero por lo que leo en su blog vale la pena el esfuerzo!
Muchos saludos!

PD: ya degustó la Terrible?
Abrazo!

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Vou dar o recado quanto à remessa para Fortaleza. Sugestão: o negócio é mudar mais pro sul...

Um abraço,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Olá Eduardo,

Hoje no Brasil temos um grande importador que traz as cervejas La Trappe ao país. Felizmente a Isid'or chegou por aqui também.

Ainda não degustei a Terrible. Ainda está guardada aqui, mas será devidamente aberta assim que tiver uma boa ocasião.

Um abraço.

Manzapivo disse...

Las cervezas Trappe son fenomenales, todas, absolutamente todas.
Muy buena nota Rodrigo.

Rodrigo Campos disse...

OLá Jorge Mario (Manzapivo),

Concordo com você! Também gosto muito das La Trappe. Aqui no Brasil felizmente temos todas elas disponíveis, "pero" por preços não tão convidativos quanto os que você tem aí na Colômbia. No bar Frangó em São Paulo tem até La Trappe Blond e Dubbel "tirada", ou chope como falamos aqui.

Um abraço.

Related Posts with Thumbnails