07 novembro 2009

Visita à Cervejaria Baden Baden

Imagem em frente à cervejaria Baden Baden.

No final do mês de setembro tive a oportunidade de tirar merecidas férias. Já tinha ido à São Paulo diversas vezes mas nunca conhecera a cidade de Campos do Jordão, a 167 quilômetros da capital. A cidade é turística e atrai muita gente, principalmente casais, pelo seu clima frio e de romantismo. Outra grande atração para quem visita Campos do Jordão, principalmente para os apaixonados por boas cervejas, é a Baden Baden.

A cervejaria Baden Baden nasceu do sonho de quatro amigos que tinham uma paixão em comum, a cerveja, e queriam produzir cervejas especiais no Brasil. Aldo Bergamasco, Alberto Ferreira, Marcelo Moss e José Vasconcelos colocaram em prática este sonho e fundaram a cervejaria no ano de 1999. O nome da cervejaria foi inspirado no bar e restaurante de mesmo nome que fica no bairro mais famoso de Campos do Jordão, Capivari, e já faz sucesso desde 1985. Aliás Baden Baden também é o nome de uma estação de águas termais, que fica na cidade de Baden na Alemanha, e significa "banhos banhos". Um dos motivos para escolher a cidade de Campos do Jordão foi a fonte de água natural que existe nas montanhas do local. Até hoje esta água é utilizada para a fabricação das cervejas Baden Baden.

O primeiro chope lançado pela Baden Baden foi o Red Ale em abril do ano 2000. Em 2001 foi desenvolvida a cerveja Red Ale. Aliás considero esta uma grande ousadia dos sócios da Baden Baden, pois a cerveja Red Ale tem muita personalidade e um teor alcoólico mais alto, o que poderia assustar o consumidor brasileiro ainda pouco acostumado com cervejas diferentes. A aposta foi alta e deu certo. Até hoje a Red Ale é considerada por conhecedores uma das melhores cervejas da Baden Baden e durante um tempo já foi considerada a melhor cerveja feita no Brasil. Depois da Red Ale, ainda no ano de 2001 surgiram as cervejas Pilsen Cristal, Bock e Stout.

Quadro com histórico da Baden Baden.
Clique na imagem para visualizar.


Quadro com histórico da Baden Baden.
Clique na imagem para visualizar.


Em 2004 foram lançadas as cervejas Golden e as edições limitadas Celebration Verão, Celebration Inverno e Christmas Beer. Em 2005, em comemoração aos 5 anos da cervejaria, foi lançada a cervaja 1999. Em janeiro de 2007 a Baden Baden foi adquirida pelo Grupo Schincariol. Em julho de 2008 foi lançada a Baden Baden Weiss, uma autêntica cerveja de trigo alemã. No final do mesmo mês foi lançada a Baden Baden Tripel, uma cerveja com edição limitada, envasada em garrafas de cerâmica e que passou por três etapas de fermentação. Em outubro de 2008 aconteceu um dos momentos mais marcantes para a Baden Baden, quando sua Stout ganhou a medalha de ouro no European Beer Star na Alemhanha, sendo escolhida como a melhor Dry Stout do concurso.

Quadro com histórico da Baden Baden.
Clique na imagem para visualizar.


Quadro com prêmios conquistados pelas cervejas da Baden Baden.
Clique na imagem para visualizar.


Visitar a cervejaria Baden Baden já é um dos principais programas turísticos para quem vai a Campos do Jordão. O programa é obrigatório mesmo para aqueles que não são conhecedores de cervejas especiais. Por este motivo eles montaram uma boa estrutura para receber os turistas. A visitação é guiada e durante ela é possível conhecer a história da cervejaria, os ingredientes utilizados para a fabricação da cerveja, as instalações da cervejaria e ainda degustar dois chopes, o Pilsen Cristal e o Bock, dentro de uma sala preparada para receber os visitantes. A visita custam 10 Reais por pessoa e com certeza é um ótimo programa. Depois de tudo, antes de sair da cervejaria, você pode comprar diversos artigos e souvenirs da Baden Baden na lojinha da fábrica. Lá você encontra desde camisetas, copos e até mesmo as cervejas do portifólio da Baden Baden.

Antes de ir à cervejaria tenha o cuidado de marcar a sua visita através do site www.badenbaden.com.br.

A guia fala sobre o processo de fabricação das cervejas em frente à sala de cozimento da Baden Baden.

Tanques de fermentação e maturação.

Sala de degustação.

Mais uma imagem da sala de degustação que passou por uma reforma este ano.

A cervejaria Baden Baden já foi tema de outro post por aqui. Você pode ler o post e ver fotos de todas as cervejas da Baden Baden clicando aqui.

11 comentários:

Anônimo disse...

Como vai?
Meu nome e Elvis Percio.
Gostaria de compartilhar uma historinha curta da Baden Baden.
Trabalhei nos anos de 99/2000 e no inicio nos tinhamos seis panelas de 50 litros e fermentadores de 500litros abertos e uma sala climatizada a 18°C mais uma camara fria aonde maturavamos, filtravamos e por fim gaseificavamos a Red Ale,Stout e a Golden em barris de 50 litros. Parecia uma forma primitiva de se fabricar mas funcionava. Fica ai um exemplo de acreditar em si mesmo de que e possivel realizar um sonho.
Desculpe ter me alongado de mais e parabens pelo otimo blog.

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Que felicidade, hein, Rodrigo? Como eu sempre digo, parece criança no Beto Carrro World ou na Disneylândia...
A Red Ale assusta. Quando tomei a primeira, disse a mim mesmo que nunca mais a compraria... muito amarga... Mas o tempo passa e o gosto também... que bom, né?
Parabéns pela postagem.

Um abraço,

Jean Claudi.

Rodrigo Campos disse...

Olá Elvis,

Na maioria das vezes temos poucas informações sobre o histórico das microcervejarias. Para saber histórias interessantíssimas como esta que você relatou é preciso ter contato direto com pessoas que estavam presentes.

Adorei seu relato e não se preocupe com o tamanho do texto. Muito pelo contrário. Fique à vontade de contar mais histórias daquele tempo. Tenho certeza de que todos os leitores do blog gostarão.

Pelo que vi no histórico fornecido pela fábrica tem uma informação conflitante: a fabricação da Golden começou somente em 2004 segundo eles! Você contesta esta informação?

Obrigado pelo elogio ao blog.

Abraço.

Rodrigo Campos disse...

Oi Jean,

Realmente eu me divirto muito nestas visitas que faço à microcervejarias. Nesta da Baden Baden teve uma hora em que praticamente liberaram a choperia lá para mim. Aproveitei!

Tenho que deixar registrado que fui muito bem recebido pelos funcionários da fábrica. Todos são muito cordiais por lá!

Obrigado por mais uma visita e mais um comentário.

Abraço.

Anônimo disse...

Ola Rodrigo.
Se possivel entre em contato no meu e-mail:
elviscervejeiro@hotmail.com
A historia e muito grande e muito boa. Nao tinhamos condiçoes naquela epoca de produzir uma pilsen e a Golden era um cerveja que parecia com as comercias. Somente na aquisiçao dos novos equipamentos que produzimos a pilsen Cristal e deixou se de lado a Golden. E ela ficou engavetada.

Espero ter lhe ajudado se tiver mais curiosidades entre em contato.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá Rodrigo,

Estive ano passado em Campos do Jordão e além da visita a fabrica conheci um bar muito interessante na cidade (perto do restaurante da Baden Baden). O bar se chamava Hops (ótimo nome) e tinha uma boa carta de cervejas e chopp. Fiquei bastante surpreso quando conheci o dono do bar. Ele era um dos 4 sócios da Baden Baden que resolveu continuar trabalhando no ramo das cervejas. Não preciso nem falar que continuamos conversando com ele no bar por bastante tempo...

Não deixe de visitar esse bar quando for a Campos de Jordão da próxima vez...

José Alfred

Rodrigo Campos disse...

Oi José Alfred,

Na realidade o bar Hops era um dos locais que eu queria visitar em Campos do Jordão. Quando cheguei lá o Hops não existia mais. Tinha outro bar já funcionando no local com outra proposta.

No Concurso Nacional de Cerveja Artesanal que teve agora no Rio de Janeiro eu conheci o antigo dono do Bar Hops e sócio da Baden Baden: é o Marcelo Moss.

Anônimo disse...

Olá Rodrigo,

Poxa, que pena que o Hops fechou! Era um Bar bem legal e com uma proposta interessante. Bom, espero que o Marcelo Moss abra outra negocio então... Quem sabe mais uma cervejaria, hehe...

Um abraço,

José Alfred

Adriana Borghi Marques disse...

Parabéns pela postagem. De todas que são colocadas na internet esta foi a mais clara, além de muito bem escrita!!!Parabéns + uma vez.

Adriana Borghi Marques disse...

Olá Rodrigo e José. Atualmente o Marcelo Moss ministra aulas de beer sommelier no Senac de Campos do Jordão...E eu sou uma das alunas e estou gostando muitissimo., tbém trabalhei com ele na época em que ele era um dos sócios da Cervejaria Baden Baden.

luciano198541 disse...

Esta e a cerveja mais gostosa do planeta.

Related Posts with Thumbnails